camisaria

Camisas masculinas-Comfort ou Slim:qual a melhor modelagem para você

10:44:00

Demorou um pouco, eu sei😀, mas eis aqui o segundo post da série sobre Camisaria. No post anterior, eu apresentei os diferentes tipos de colarinhos existentes, mostrando como identificá-los e também como fazer uma escolha apropriada na hora da compra.

Agora, nesta sequência, vamos falar sobre os tipos de modelagens mais usados nas camisas masculinas e como saber qual se adapta melhor ao seu biotipo e estilo.


Modelagem Comfort (ou Regular / Classic)


Camisas masculinas Comfort, Regular, Classic Fit
Camisa Regular Oxford Reserva
Foto: usereserva.com

O shape mais comum em camisaria é o Comfort, que também costuma ser chamado de Regular Fit ou ainda Classic Fit, dependendo da marca. Apesar das variações de nome, a ideia é a mesma.

As camisas nesta modelagem são tão populares por terem o corte reto e ficarem mais soltas do corpo, deixando o homem que a veste bem confortável, sem marcar possíveis imperfeições nem prender movimentos.


Biotipo / Estilo pessoal

Esse tipo de modelagem é bastante usado tanto em camisas mais clássicas, compondo aquele visual escritório, quanto em looks mais despojados, como peças de linho, jeans e estampadas.

É ideal para quem tenha uma barriguinha saliente que precise ser disfarçada. Porém, seu uso não está restrito apenas a quem esteja acima do peso. A camisa comfort também é indicada para homens que prezem pelo conforto na hora de se vestir e ainda para aqueles que tenham um estilo mais despojado e alternativo, preferindo um visual mais oversized.

Camisas masculinas Comfort, Regular, Classic Fit
Camisa Regular Jeans Reserva
Imagens: usereserva.com


Modelagem Slim Fit

Camisas masculinas Slim Fit
Camisa Slim Básica Renner
Imagem: lojasrenner.com.br

Assim como o colarinho estreito, a modelagem Slim Fit, ou apenas Slim, vem dominando a camisaria, sendo a mais adotada para as peças masculinas atualmente. Isso porque esta camisa mais ajustada ao corpo proporciona um visual mais moderno ao homem que a usa.

O caimento anatômico e sem sobras de tecido em volta do corpo dá um ar dinâmico e sexy ao looks masculinos.


Biotipo / Estilo pessoal


Mas é claro que, apesar de ser feita para valorizar o corpo masculino, a modelagem Slim não faz milagres. Quem estiver acima do seu peso ideal, deve tomar cuidado ao adquirir uma camisa slim, pois ela pode se voltar contra a pessoa, destacando ainda mais uma barriga saliente ou pneuzinhos indesejáveis.

Assim como a modelagem comfort, a slim também é utilizada tanto em camisas mais formais, quando normalmente é combinada a ternos e gravatas slim, quanto em peças informais e despojadas, como camisas jeans, estampadas e aquelas em xadrezes western (rapport grande).


Camisas masculinas Slim Fit
À esquerda: Camisa Slim Maquinetada  / À direita: Camisa Slim Jeans c/ bolsos
Imagens: lojasrenner.com.br

Muito importante: ao adquirir uma camisa slim, dê preferência a modelos confeccionados em tecidos com elastano. Como o próprio nome sugere, este é o componente da fibra têxtil que confere elasticidade à peça e proporciona um maior conforto a quem usa camisas ajustadas ao corpo.

É fácil descobrir se uma peça possui elastano em sua composição. Provavelmente, a loja terá colocado um tag na roupa indicando isso como um diferencial a mais. Porém, se não for o caso, é só consultar a etiqueta de composição no interior da peça.



Modelagem Super Slim

Camisas masculinas Super Slim, Fashion Fit
Camisas na modelagem Super Slim ou Fashion Fit
Imagem: aliexpress.com

A modelagem Super Slim, também chamada de Fashion Fit, vem a ser a versão "exagerada" do shape slim e apenas algumas marcas específicas as produzem / vendem. 

Levando ao extremo o conceito de "ajustada ao corpo", as camisas deste tipo costumam ser tão apertadas que marcam até a alma do sujeito que as veste! Tecido esticado ao limite e botões estourando são as principais características das camisas Super Slim. Aqui, as pences nas costas são item obrigatório para deixar a peça totalmente ajustada à cintura do rapaz. Haja elastano!

Camisas masculinas Super Slim Cantores Sertanejos
Esta é a modelagem de camisa preferida dos cantores sertanejos, como Gusttavo Lima e Lucas Lucco.
Imagens: ego.globo.com / sertanejo.ig.com.br

Biotipo / Estilo

Isto posto, não preciso nem dizer que só homens que estejam (muito) em forma devem usar camisas nesta modelagem. Até porque, elas são tão estreitas que só os mais magros conseguem entrar dentro delas. rs

Quanto ao estilo, as camisas super slim costumam agradar aos mais vaidosos e fashionistas, devido ao seu forte apelo sexy. Particularmente, eu não acho esta modelagem bonita nem elegante. Na minha opinião, uma peça apenas slim já cumpre muito bem o papel.



Como identificar cada modelagem 

Bom, agora você deve estar se pensando: "Tá, já entendi quais são as principais modelagens da camisaria masculina e suas características, mas como identificar cada uma na hora de comprar minhas camisas?"

Calma. Exatamente para facilitar a vida dos homens na hora da compra, as marcas costumam identificar a modelagem das camisas através das etiquetas internas das peças, como a gente pode ver na imagem abaixo:

Camisas masculinas Etiquetas de identificação
Etiquetas internas de camisas com identificação de modelagem.
Imagens: dudalina.com.br


Saiba seu tamanho

Agora, tão ou mais importante do que ser capaz de escolher a modelagem da sua camisa é saber exatamente qual o seu tamanho. Como as camisas sociais seguem um padrão diferente de numeração, isso acaba gerando algumas dúvidas na hora da compra. Por isso, segue abaixo uma tabela com a equivalência entre peças casuais e sociais:

Camisas masculinas Equivalência de tamanhos
Imagem: Guia VIP de Estilo

Regrinhas para uma boa escolha 

Para finalizar, seguem algumas dicas básicas para orientar sua compra:

Camisas masculinas Regras para escolher
Imagem: Guia VIP de Estilo
Dica n°1: Entre o colarinho e seu pescoço, deve caber apenas um dedo e nada mais.

Dica n°2: A costura dos ombros deve ficar exatamente alinhada sobre eles. Nem mais para frente, nem mais para trás.

Dica n°3: O punho da camisa deve terminar exatamente na linha de junção do seu antebraço com a sua mão. Nem mais, nem menos.

Dica n° 4: Muita atenção ao comprimento da peça. Ele deve ser o suficiente para que você consiga usar a camisa para dentro da calça sem ficar saindo.

Estas regrinhas podem parecer pura chatice, mas é a atenção a elas que vai garantir que você esteja elegante ao usar sua camisa.


Bom, espero que vocês tenham gostado das dicas e que eu tenha conseguido mostrar com clareza as diferenças entre as modelagens mais usadas na camisaria masculina

Se vocês tiverem alguma dúvida ou sugestão, é só falar comigo nos comentários!

E, em breve, o próximo post desvendando mais algum segredo do universo das camisas. Não percam!


Compartilhe!


Leia também

0 comentários

Comente pelo Facebook

Google +

Blogger