Significado dos Símbolos de Instrução de Lavagem de Roupas

Significado Símbolos Instrução Lavagem Roupas

Não sei se você já reparou, mas eu gosto de publicar posts novos aqui no blog sempre no início da semana, de preferência às terças-feiras, tenho tentado estabelecer esta rotina. Mas esta semana foi bem cansativa e eu acabei não conseguindo.

Passei os últimos dias totalmente dedicada a uma nova encomenda de crochê muito especial ❤. Quem acompanha o Facebook e o Instagram do blog já tem pistas do que se trata, rs. Eu já terminei a peça e, em breve, vou contar todos os detalhes aqui!

Mas, apesar de ter estado muito atarefada estes dias, eu não tirei o blog da cabeça e não queria deixar a semana passar em branco. Por isso, hoje, neste finalzinho de feriado de sexta-feira santa 😇, cá estou eu preparando este post, que é bem curtinho, mas traz informações bem úteis para todo mundo que lava as próprias roupas e se preocupa em mantê-las bem conservadas para que durem bastante.

Etiqueta Composição Instrução Lavagem Roupas
Etiqueta de Composição.


Nessa missão de lavar suas roupas do jeito certo, é crucial saber interpretar as instruções de lavagem indicadas pelo fabricante através da etiqueta de composição interna. Porém, aqueles símbolos abstratos não dizem nada para a imensa maioria da população, que acaba ignorando totalmente as instruções e lavando suas roupas na base do achômetro.

Veja também:

Entendendo cada símbolo de instrução de lavagem

Por isso, hoje eu trouxe esta tabelinha bem legal que eu tenho num caderno / agenda que eu ganhei há algum tempo de um representante da Tecelagem Panamericana, uma fabricante de tecidos nacional, e que lista o significado dos símbolos mais usados nas instruções de lavagens das roupas. Espiem só:

Significado símbolos de instruções de lavagem roupas
Significado dos principais símbolos de instruções de lavagem de roupas.


Pouca gente sabe, mas, quando decidi parar de trabalhar com figurino, eu ingressei na área de Moda como Auxiliar de PCP. Fiquei pouco tempo neste cargo, mas uma das minhas principais funções era fazer as etiquetas de composição que seriam colocadas em todas as peças produzidas pela empresa em que eu estava. Foi um período bem curto, mas durante o qual eu aprendi muita coisa.

Vocês sabiam, por exemplo, que um errinho simples como trocar um símbolo por outro parecido na hora de imprimir a etiqueta pode gerar uma multa bem salgada para a empresa se as peças forem comercializadas com tal erro? Há uma fiscalização constante que dá umas incertas pelas lojas e não perdoa quando encontra algum furo como esse.

Pois é, etiqueta de composição, aquela coisinha incômoda que a maioria das pessoas arranca das roupas logo depois que compra (eu nunca fiz isso😶, rs) é coisa séria.

E coisa simples também! Após conhecer o significado de cada desenho tudo fica mais fácil na hora de lavar as roupas. Afinal, ninguém quer estragar aquela pecinha especial e que custou um pouquinho mais só por falta de informação, não é mesmo?!

Eu então, que faço peças artesanais e também adoro usá-las, gosto de cuidar muito bem delas, pois sei bem o trabalho que deu produzi-las. E, em breve, vou fazer um post especialmente com dicas de lavagem e conservação de roupas de crochê. Aguardem.

Por hoje é só, gente. Vou ficando por aqui e espero que esta tabelinha seja bem útil para vocês!

Postar um comentário

4 Comentários

Olá! Obrigada pela visita!
Deixe a sua dúvida ou opinião que eu responderei o mais breve possível. Selecione a opção NOTIFIQUE-ME para ser avisado assim que o seu comentário for respondido.