Biografia do estilista Alexander Mcqueen vai virar filme este ano

Estilista Alexander McQueen
O estilista Alexander McQueen.
Fonte desconhecida.

Depois do último post sobre os filmes indicados ao Oscar de Melhor Figurino, a gente volta ao assunto cinema para falar sobre a produção da cinebiografia do aclamado estilista Alexander McQueen. No próximo dia 11 de fevereiro, completamos 7 anos sem ele que, sem dúvida, foi um dos artistas mais revolucionários da era contemporânea.

Lembro do dia de sua partida como se fosse hoje: eu estava trabalhando, era o último dia de atividades da empresa antes do recesso de carnaval. Após percorrer a fábrica resolvendo pendências de tecidos, peças pilotos e fichas técnicas, retornei à sala e meu colega de trabalho na época, também estilista, estava estarrecido em frente ao computador lendo a notícia da morte de McQueen, que acabava de correr a internet.

Este meu amigo, fã incondicional do designer, ficou muito triste, chegando quase a chorar ali na sala mesmo, na frente de todo mundo, apesar de nunca ter estado com McQueen pessoalmente. Eu também fiquei muito chocada, pois era (e sempre serei) admiradora da genialidade única deste que, para mim, foi o maior estilista da era contemporânea.

Além disso, é sempre muito triste quando alguém escolhe tirar a própria vida. A decisão do suicídio é um mistério complexo que, na imensa maioria das vezes, não cabe nem mesmo às pessoas mais próximas conhecer suas razões. Só o próprio indivíduo sabe de suas motivações e seu desespero para chegar a tanto.

E McQueen carregava muitas angústias em seu peito. O estilista tinha um histórico de depressão e ansiedade, e já havia tentado se suicidar outras vezes. Infelizmente, acabou conseguindo. E deixou todos nós órfãos de sua criatividade provocativa e ousada.


O último e histórico desfile Plato's Atlantis

Desfile Plato's Atlantis Alexander McQueen

A imagem acima mostra o desfile Plato's Atlantis, o último desfile realizado pelo estilista em vida e o meu preferido dele. ❤ Seus famosos sapatos Armadillo, de design totalmente inovador e pegada futurista, marcaram para sempre a história da moda. Ninguém tinha visto nada parecido antes. E nem verá novamente, pois McQueen foi único e não pertence mais a este mundo, que era pequeno demais para ele.



Filme

Porém, se não podemos mais nos deslumbrar com suas criações, pelo menos teremos a oportunidade de matar um pouco a saudade vendo uma parte de sua trajetória ser retratada nas telonas.


Um filme, dirigido por Andrew Haigh e com roteiro de Chris Urich, está em fase de produção e vai contar com o ator Jack O'Connell no papel do estilista britânico.

Jack O'Connell viverá Alexander McQueen
Imagem: Pablo Cuadra/Getty Images
O longa será baseado na biografia escrita por Andrew Wilson: Alexander McQueen: blood beneath the skin ("sangue sobre a pele") e também em pesquisas realizadas pelo roteirista Urich.

O enredo se concentrará no processo criativo do designer para o seu último e aclamado desfile, inteiramente dedicado à sua mãe e já citado aqui no texto: Plato's Atlantis.

Enquanto não são divulgados mais detalhes da produção nem a sua data de estréia, homenageio McQueen deixando aqui, na véspera de mais um aniversário de sua partida, o vídeo do icônico desfile que foi a sua despedida das passarelas e que o consagrou para a eternidade. 

Lee Alexander McQueen, você jamais será esquecido.


Fontes:
vogue.globo.com / lilianpacce.com.br / elle.abril.com.br

Postar um comentário

0 Comentários