Como reaproveitar sobras de sabonete para fazer um novo

Como reaproveitar sobras de sabonete


Já tinha um tempinho que eu não fazia um post sobre reaproveitamento aqui no blog, não é mesmo?! Eu já estava sentindo falta. Por isso, hoje eu trouxe uma dica de como reaproveitar sobras de sabonete

Sabe quando o sabonete está quase acabando e fica fininho, difícil de segurar e usar normalmente? A gente acaba abrindo um novo e deixando essa sobra de lado, não é?! Pois hoje eu trago uma dica de como dar para esta sobra uma finalidade melhor do que simplesmente ir se acumulando no fundo da saboneteira ou ser jogada fora. Vem conferir! 

Como reaproveitar sobras de sabonete Passo a passo
Sobras de sabonete que eu fui guardando.

Antes de mais nada, é preciso ir separando e guardando os sabonetes quando eles chegam no tamanho em que fica difícil usá-los normalmente. Durante alguns meses, eu fui juntando todas as sobras de sabonete aqui de casa logo que elas eram "encostadas" na saboneteira e fui colocando neste potinho. Quando cheguei nesta quantidade da imagem acima, decidi que estava na hora de fazer um novo sabonete.

Mas não existe uma quantidade certa, você que decide quando é suficiente. Só acho que não vale muito a pena fazer o reaproveitamento com poucas unidades.

Material

Para fazer esta receita de reaproveitamento de sabonetes, a gente precisa de:
  • 1 recipiente plástico pequeno;
  • 1 faca de cozinha ou 1 tesoura;
  • Um pouquinho de água;
  • 1 recipiente plástico que sirva como forma já no formato que você queira para o novo sabonete;


Passo a passo

Após juntar as sobras de sabonete até chegar a uma certa quantidade, o segundo passo é cortá-las em pequenos pedaços com a ajuda de uma tesoura ou uma faca de cozinha. Tem gente que usa um ralador, mas eu tentei e não deu certo, pois os sabonetes iam simplesmente grudando no ralador.

Eu usei uma faca e fui cortando os sabonetes em pequenos pedaços. É bom destacar que, quanto menores os pedacinhos, mais uniforme será a aparência do novo sabonete depois de pronto.

Como reaproveitar sobras de sabonete Passo a passo
As sobras cortadas em pequenos pedaços.


Depois de cortar, eu acrescentei um pouco de água ao recipiente e deixei os pedacinhos de sabonete de molho por 1 hora. Não usei uma medida certa, mas é bem pouco mesmo, apenas o suficiente para cobrir os pedacinhos

Após algum tempo de molho, os pedacinhos vão inchando e ficando mais molinhos. Se for preciso, acrescente mais um pouco de água. Mas sempre uma quantidade pequena que apenas cubra os sabonetes. E porquê? Porque se você colocar muita água, a mistura vai ficar muito líquida e vai demorar a endurecer e tomar forma. Ou pode ser que nem endureça novamente.

Como reaproveitar sobras de sabonete Passo a passo
Após 1 hora de molho. Cuidado com a quantidade de água!
Não pode ser muita, só o suficiente para cobrir os pedacinhos.

Após serem cortadas e ficarem de molho em água por 1 hora, esta era a aparência das sobras de sabonete. Estavam bem molinhas, começando a "derreter" e formarem uma pasta única.

Após chegar neste estágio, existem 2 opções para finalizar a receita:

1) No microondas

Quando eu fiz este reaproveitamento pela primeira vez, segui uma receita que encontrei na internet e que dizia para levar a mistura ao microondas por 30 segundos logo após cortar os sabonetes, nem dizia para deixar de molho. 

Após testar este método, digo para vocês que não aconselho a usar o microondas! Por que? Porque com muito menos de 30 segundos a mistura reage com o calor e começa a borbulhar e espumar, saltando do recipiente e fazendo a maior lambança.

Não sei se foi a água que causou isso, mas o fato é que, no microondas, os pedaços de sabonete não derreteram direito e tiveram estas reações adversas que, nas minhas pesquisas na internet, ninguém disse que aconteciam.


2) Naturalmente

Após o fracasso com o microondas, para salvar a mistura, rapidamente, eu comecei a mexê-la e amassá-la com uma colher para torná-la homogênea. Quando ela virou uma pasta uniforme, eu a virei no recipiente definitivo, aquele com a forma que eu queria para o novo sabonete.

Como reaproveitar sobras de sabonete Passo a passo
Mistura já homogênea e na forma definitiva.

Usei este potinho redondo que eu já tinha aqui em casa. É um pouco alto demais, uma forma mais baixa seria mais  adequada, mas esta era a melhor opção que eu tinha. Eu deixei a mistura dentro deste recipiente por umas 2 semanas até que ela endurecesse. E o resultado final foi este:

Como reaproveitar sobras de sabonete Passo a passo
Após secar na forma por 2 semanas, está pronto o novo sabonete!

Conclusão

Eu já fiz esta receita mais uma vez sem usar o microondas e deu super certo. É só deixar a mistura de molho em água por mais tempo e ir acrescentando mais conforme necessário. Eu costumo deixar de molho por um dia inteiro.

Quando os pedacinhos de sabonete tiverem derretido, formando uma pasta, mexa com uma colher ou uma espátula até a mistura ficar homogênea. Depois é só virar na forminha e deixar secar como a gente já viu. Sem acidentes e sem transtornos, rs.

Viu, é uma receitinha simples e rápida e que deixa as sobrinhas com cara de sabonete novo. Fica bem mais prático de usar, além de evitar o desperdício.

Gostaram da dica? Ou já testaram esta receita de um jeito diferente? Contem para mim nos comentários.


Postar um comentário

18 Comentários

  1. Oi Tamara,
    O post está muito bom! Vou tentar fazer.
    Aliás, o blog todo está muito bom.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Betty.
      Nossa, obrigada! Este elogio partindo de uma blogueira experiente e reconhecida como você me deixa muito lisonjeada!
      Tenta fazer, sim. É super fácil.
      Bjo

      Excluir
  2. Sempre visito sites de aproveitamento de objetos material de higiene etc.amo admiro pessoas criativas.

    ResponderExcluir
  3. Nossa adorei a idéia vou fazer! beijos e obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luciana! Que bom que gostou do post!
      Faz sim, é super fácil! Obrigada pela visita! Beijos

      Excluir
  4. eu fiz mas levei ao fogo misturando com uma colher quando engrossou retirei e coloquei na forma, agora vou esperar endurecer novamente pra ver como ficou. obrigada pela dica. Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Chrystine! Legal, ainda não fiz assim esquentando no fogão. Mas acredito que o resultado seja o mesmo.
      Por nada. Obrigada pela visita.
      Bjo

      Excluir
  5. Simplesmente amei , sincera na receitas dizendo tudo com o máximo de informações pra gente fazer e dar certo, obrigadaa. Vou fazer agorinha msm.☺️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Taty! Fico feliz que tenha gostado do post. Faz sim, é bem fácil.
      Obrigada pela visita.

      Excluir
  6. Eu fiz, deu mega certo e já estou fazendo novamente, muito obrigado pela dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Ah, que bom que deu certo e que você voltou também para contar! :)

      Excluir
  7. uau! gostei muito da ideia. Vou fazer, e sugira que usem a própria saboneteira como fôrma!

    ResponderExcluir
  8. Vou fazer e acrescentar um pouquinho de essência pra ver como fica e aviso vcs

    ResponderExcluir

Olá! Obrigada pela visita!
Deixe a sua dúvida ou opinião que eu responderei o mais breve possível. Selecione a opção NOTIFIQUE-ME para ser avisado assim que o seu comentário for respondido.