Caixa de papelão na decoração: aparador baú que fiz pro meu quarto



decoraçao com caixa de papelao

Oi, gente linda! Como vocês estão? Tudo bem? Espero que sim! Bom, eu estava sentindo falta de post de DIY aqui no blog. Por isso, hoje eu trouxe para mostrar para vocês um reaproveitamento que fiz há um tempo atrás, no auge da quarentena pela pandemia.

Tem alguns anos que meu irmão comprou uma cadeira de escritório no Shopping Matriz, e me deu a caixa de papelão da embalagem para eu guardar coisas, já que eu sou aquela acumuladora de tralhas, rs. 

Eu a usei do jeito que veio durante um bom tempo. Mas no início da quarentena, eu estava numa vibe de finalizar projetos inacabados, peguei o embalo e dei uma repaginada nela.

decoraçao com caixa de papelao

Eu uso esta caixa para guardar alguns materiais de artesanato, como tecidos, feltro, bojos, sacolas de papel da minha loja virtual, rolos de barbante, fio de malha, elástico, etc... Mesmo assim, feinha, ela sempre atendeu muito bem a esse objetivo.

Mas, era nítido que ela precisava de um tapa no visú, né?! Porque ninguém merece essa caixa em papelão cru e remendado no meio do quarto. 

De início, eu não sabia bem o que fazer para repaginar a caixa. Pensei em fazer um móvel fake, tipo uma cômoda, com inspiração cartoon e desenhar gavetas falsas. Depois pensei em fazer algo estilo móveis antigos, com cores vivas e desenhos rebuscados de flores. 

Mas, no final, acabei ficando com a praticidade de uma simples pintura em cor lisa. Ando cada vez mais minimalista, tentando diminuir a quantidade de informação ao meu redor.

Definido na mente o que eu iria fazer, iniciei os trabalhos fazendo uma restauração na caixa, já um pouco castigada pelo uso ao longo dos anos. 

Desmanchei o alinhavo que eu tinha feito na parte de cima para prender uma das tampas, que havia soltado. Aí, peguei um pedaço de papelão de outra caixa que eu tinha aqui e fiz uma tampa maior e inteiriça, cobrindo toda a abertura da caixa. Prendi com grampos e cola.

decoraçao com caixa de papelao

Depois disso, eu peguei a tinta PVA branca que sobrou da mesinha de cabeceira e misturei com a tinta vermelha que comprei, para chegar a um tom de rosa.


Após algumas demãos de tinta e sol da tarde para secar, o resultado foi esse abaixo. Eu amei a cor que ficou.

decoraçao com caixa de papelao

Ela estava quaaase pronta... Ainda faltava readaptar o fechamento da frente, que deixa a caixa mais firme e organizada.

Peguei um botão grande, de roupa mesmo, só que o maior que eu tinha aqui, e que eu tinha encapado com jeans para colocar num vestido que fiz há uns anos atrás. Prendi-o no centro da caixa, próximo da borda da aba da tampa.

Depois, cortei uma tira de uma calcinha vermelha antiga que eu nunca usei, fiz dois furos na tampa, a prendi como uma alça e pronto!

decoraçao com caixa de papelao


Eu AMEI o resultado! Este foi um dos reaproveitamentos que eu mais gostei de fazer! E também é um dos mais úteis. 

Depois da transformação, além de guardar dentro tudo o que eu já guardava antes, ganhei de brinde a parte de cima para usar como um aparador. A caixa de papelão virou um móvel híbrido, meio baú, meio aparador.

Para decorar, coloquei em cima a minha mini máquina de costura que minha mãe me deu quando eu era criança e o mini manequim que eu fiz na faculdade. ❤

decoraçao com caixa de papelao

E olha só esse Antes e Depois! Impressionante como um pouco de carinho e atenção com as coisas mudam o ambiente. Sou apaixonada nesse DIY até hoje!

Espero que tenham gostado do post e que seja uma inspiração para vocês aderirem ao papelão na decoração da casa.

Postar um comentário

0 Comentários