Sereismo: entenda o que é o estilo de vida por trás da tendência

Sereismo estilo de vida
Imagem: fonte desconhecida.

Já não é de hoje que as sereias vêm exercendo um verdadeiro fascínio sobre o imaginário coletivo. O mundo real está sendo completamente invadido por seres e elementos mágicos vindos direto do fundo do mar. Nos últimos anos, a tendência do sereismo vem conquistando cada vez mais adeptxs mundo afora. 

Eu não sou uma delas e, na verdade, não costumo seguir modismos. Mas confesso que, como esta "onda sereística" vem se mostrando bastante duradoura, me bateu a curiosidade de saber mais a fundo do que ela se trata realmente e porquê tanta gente se apaixonou por ela. Por isso, decidi pesquisar o assunto e trazê-lo aqui pro blog.


Estilo de vida

Nas minhas pesquisas, o que mais me chamou atenção é que o sereismo tem o seu lado ideológico. Não basta apenas pintar o cabelo em tons de azul e usar acessórios de concha para ser uma sereia "de verdade". Eu pensava que toda esta fascinação pela lenda das sereias tinha uma motivação meramente estética. Mas não, há um grupo de pessoas que adota o sereismo como um estilo de vida mesmo, cujos preceitos incluem amar o mar e a natureza, defender os animais e levar uma vida sustentável.

Tem ainda as meninas que levam o lifestyle tão a sério que, além de comprarem ou fazerem sua própria cauda de sereia, também praticam a técnica da apneia, que consiste em passar longos períodos embaixo d'água sem respirar.

Sereismo estilo de vida
Imagem: fonte desconhecida.

Mas, como sempre, existe também a galera que só embarcou nessa onda porque encara o sereismo como uma tendência bonita e exótica. De olho nestas pessoas, as empresas do varejo de moda e decoração têm lançado cada vez mais produtos relacionados ao universo dos lendários seres aquáticos. É possível encontrar desde cobertores no formato de caudas a poltronas que lembram conchas.

Não tenho nada contra quem consome itens relacionados a determinado movimento só porque acha bonito. Todo mundo faz isso em algum momento da vida, eu inclusive. O fato de você não adotar toda a ideologia existente por trás daquilo (se existir) não quer dizer que você não possa gostar de algum modelo de roupa ou acessório inspirado no tema. A Moda é um campo livre.

Porém, gostei muito de saber que existe uma filosofia de vida por trás da tendência. Querer se conectar com o mar, com a natureza é algo muito benéfico e que traz uma energia boa de comunhão com o planeta. Fora que a atmosfera de mistério, feminilidade e delicadeza que envolve o universo das sereias ajuda a nós mulheres a nos conectarmos com nosso lado mais místico e intuitivo. O que, a meu ver, é um movimento bastante necessário para quebrar a aspereza que impera nos dias atuais. Isso, claro, para quem mergulhar além do raso no lifestyle.

Sereismo estilo de vida
Imagem: bestofweb.com.br

Mesmo compreendendo melhor o assunto agora, me intriga bastante o fato de uma tendência baseada em seres mitológicos cuja existência nunca foi comprovada conquistar tantos adeptos no mundo atual, tão tecnológico e pragmático. Ou talvez seja exatamente por conta disso. Com uma realidade tão cética e dura, as pessoas têm sentido a necessidade de suavizar seu cotidiano se inspirando em elementos mágicos e de sonho.

Bom, essa é minha teoria. E acho que não estou tão errada. Segundo especialistas em tendências, como o professor Bruno Pompeu, do Instituto Europeo di Design, sempre que a humanidade passa por contextos críticos, como a atual crise econômica, as pessoas sentem a necessidade de fugir para um mundo de fantasia como forma de aliviar o peso da realidade. Isso explica o fato de termos tantas sereias, e também unicórnios, transitando ao mesmo tempo pelo mundo real.

Modismo já "antigo", o sereísmo está longe de acabar. A tendência surgiu ainda mais forte este ano, mesclando novos elementos e materiais ao seu universo fashion. E a próxima novela das 9, A força do querer, promete deixar o sereismo em evidência por mais uns bons meses.

O folhetim traz Ísis Valverde como protagonista na pele de uma jovem paraense que ganha a vida como sereia num aquário. E é claro que, em breve, teremos post sobre o figurino da personagem aqui😉. Por enquanto, ficamos com uma foto da atriz nos bastidores das gravações.

Sereismo Novela A força do querer Ísis Valverde
Isis Valverde caracterizada como a sereia Ritinha
Nos bastidores da novela A força do querer.

Fonte: purepeople.com.br


Veja também:



Principais elementos do estilo sereia

Já que a tendência promete continuar ainda muito tempo em evidência, vamos então conhecer as principais características do visual da sereia moderna?

Cauda de sereia (claro!)

Cauda de sereia Onde comprar
Fonte: eugosto.de
Seja uma cauda feita para nadar ou apenas para tirar uma onda, fato é que este é um item essencial no guarda-roupa de uma sereia. A imensa maioria dos sites que vendem caudas são gringos. Aqui no Brasil, só a conhecida sereia Mirella Ferraz é quem fabrica. Neste post do blog Sereismo é possível encontrar uma extensa lista de opções de lojas para adquirir a sua. 


Cabelo colorido

Sereismo Cabelo colorido
Cabelos coloridos conquistaram famosas como Demi Lovato e Katy Perry.
Imagem: estilosgirls.blogspot.com.br

Sendo habitantes do mundo da fantasia, as sereias deixam isso bem claro na hora de escolher a cor de suas madeixas. Tons de azul turquesa e roxo costumam ser os preferidos.

Sereismo Cabelo colorido tranças
Tranças estilo espinha de peixe.
Imagens: br.pinterest.com

Além de ousar nas cores, as sereias modernas costumam aderir a penteados elaborados, como as tranças embutidas no estilo espinha de peixe, que são lindaaas!!


Maquiagem

Sereismo maquiagem colorida
Imagens: pausaparafeminices.com

A tendência também invadiu o universo das maquiagens. Gigantes da indústria cosmética, como Sephora e O Boticário, se renderam ao sereismo e lançaram coleções específicas sobre o tema.

Sereismo unhas
Arrematando o visual, as unhas também entraram na onda.
Imagens: vestiremaquiar.com.br / vogue.globo.com / eucapricho.com



Roupas com brilho, efeito furta-cor ou que remetam a escamas 

Sereismo roupas brilho furta-cor escamas
Imagens: br.pinterest.com
Nesta temporada, o guarda-roupa das sereias ganhou o reforço de peças em tecidos cheios de brilho, como os paetizados e os com efeito furta-cor, usados até em modelos mais invernais. Além da estampa de escama, que aparece em biquinis, saias longas e também leggings. Um luxo!


Acessórios com conchas de verdade ou inspirados nelas

Sereismo acessórios conchas
Imagens: br.pinterest.com

Com a tendência a todo vapor, as conchas saíram do mar para enfeitar roupas e acessórios. Seja em sua versão natural, como nas lindas tiaras de conchas, que conferem à dona o status de Rainha do Mar ou como inspiração, no caso das desejadas bolsas em formato de conchas. Além de aparecerem representadas em semi-jóias e bijuterias.


Achadinhos

Produtos inspirados no Sereismo e selecionados pelo blog para você se jogar neste universo! Peças totalmente artesanais com design exclusivo. Acesse:



Fontes pesquisadas para a produção do texto: g1.globo.com / sereismo.com

Postar um comentário

0 Comentários