Pintando por aqui mais um post sobre figurino. Eba! 😃
No último dia 24, foram anunciados os filmes indicados ao Oscar 2017. E, enquanto a imensa maioria dos cinéfilos aguarda ansiosamente pela lista dos concorrentes nas categorias ditas principais, como melhor ator e atriz, melhor filme, melhor diretor, etc... Eu fico ansiosa mesmo é para saber quais serão os filmes indicados a melhor figurino.
Há um aspecto curioso na cobertura da mídia sobre essa categoria. Após acompanhar a lista dos indicados a melhor figurino ano após ano durante muito tempo, eu reparei que nenhum dos sites especializados mais acessados coloca a foto das(os) figurinistas dos filmes em questão.
O foco da reportagem costuma ficar apenas nos atores (como sempre) e nas roupas usadas pelos seus respectivos personagens. Parece que é proibido divulgar a imagem do figurinista. Sua identidade se resume a apenas um nome (citado brevemente) e nada mais.
Tendo trabalhado neste ofício durante algum tempo, eu sei o quanto os profissionais da área técnica das produções audiovisuais acabam não recebendo o devido valor e destaque. Por isso, aqui na minha lista dos indicados, faço questão de colocar a foto das profissionais responsáveis pelo figurino de cada produção.
Vamos então à lista dos 5 filmes indicados na categoria melhor figurino este ano:
Jackie (figurino de Madeline Fontaine)
Natalie Portman como Jackie. Imagem: ©CORTESIA DIAMOND FILMS |
Claro que a cinebiografia de Jackeline Kennedy, um dos maiores ícones de estilo do século XX, iria se destacar pelo figurino. O trabalho de Madeline Fontaine reproduz com fidelidade a elegância impecável da primeira-dama mais célebre dos da história dos EUA e, quiçá, do mundo.
O roteirista Darren Aronofsky (o mesmo de Cisne Negro) queria que Rachel Weiz (sua ex-mulher) ficasse com o papel. Porém, o diretor Pablo Larraín fez questão que ele fosse confiado a Natalie Portman.
Rachel Weiz, provavelmente, ficaria fisicamente mais parecida com Jackie do que Natalie Portman, mas a interpretação desta é muito mais profunda e rica. Rachel costuma deixar seus personagens dramáticos muito melancólicos e um tanto insossos. Já Natalie é um furacão silencioso em cena. Sou sua fã incondicional desde Cisne Negro.
Natalie Portman na pele de Jackeline Kennedy. Foto: Divulgação |
O maior destaque do figurino fica por conta da reconstrução do famoso tailler rosa que Jackie usava no dia do assassinato do marido. Ele é também fonte de polêmica e controvérsia. Alguns dizem que a peça era original da maison Chanel, outros dizem que era uma simples cópia e há quem diga que, na verdade, ele pertencia à grife Chez Ninon. A única opinião unânime é de que a reprodução está perfeita.
A figurinista
Madeline Fontaine também assinou os figurinos de O fabuloso destino de Amélie Poulain e da biografia de Yves Saint Laurent lançada em 2014 que, por sinal, eu adorei. Esta é a sua primeira indicação ao Oscar.
Madeline Fontaine Imagem: vimeo.com |
Aliados (figurino de Joanna Johnston)
Brad Pitt e Marion Cottilard em cena de Aliado (Allied). Foto: Divulgação |
O longa estrelado por Brad Pitt e Marion Cottillard (que estão lindos juntos ❤) conta a história de um casal de espiões de guerra que se apaixonam. Ambientado nos anos 40, o filme faz um mergulho no glamour hollywoodiano da época com clima de filme noir.
Marion aparece usando vestidos de shantung e cetim de seda em cenas noturnas e casacos de pele durante o dia, sempre com a cintura marcada. Já Brad Pitt intercala o uso de smokings, ternos de três peças e farda militar.
Croquis da figurinista Joanna Johnston. Imagem: ©REPRODUÇÃO |
Joanna Johnston fez um extenso trabalho de pesquisa, resgatando tecidos e técnicas usados nos anos 40. Tal qual a trapunto, que consiste em desenhar figuras no tecido em folha dupla, fechá-las com pontos à mão ou à máquina e preenchê-las com algum material como plumas para dar volume e produzir um efeito alto relevo.
A figurinista
Joanna Johnston já havia recebido uma indicação ao Oscar antes pelo seu trabalho em Lincoln (2012). Também são dela os figurinos de O Agente da U.N.C.L.E (2015) e De volta para o futuro 2 (1989).
Animais fantásticos e onde habitam (figurino de Colleen Atwood)
Animais fantásticos e onde habitam faz parte da mitologia de Harry Potter, escrita por J.K.Rolling e conta a história do magizoologista Newt Scamander, vivido pelo ótimo Eddie Redmayne, de A garota dinamarquesa, que deixa escapar criaturas fantásticas de sua maleta e precisa capturá-las de volta.
Colleen Atwood se debruçou sobre imagens e relatos encontrados no Museu da Cidade de Nova York para criar um mundo ao mesmo tempo real e mágico para os personagens do longa ambientado na década de 20.
A figurinista
Considerada praticamente figurinista oficial de Tim Burton, Colleen Atwood já recebeu 11 indicações ao Oscar e ganhou 3 estatuetas pelo seu trabalho em Chicago (2002), Memórias de uma gueixa (2005) e Alice no país das maravilhas (2010).
Colleen Atwood Imagem: arrow.wikia.com |
La la land (figurino de Mary Zophres)
Foto: DIvulgação |
La La Land é o único filme indicado que se passa nos dias de hoje, mas, apesar disso, seu figurino tem um visual bem retrô. Mary Zophres buscou referência em diversos filmes clássicos, como A roda da fortuna, Swing time e Os guarda-chuvas do amor, além de fotos da década de 40 para compor o visual de Ryan Gosling e Emma Stone no musical.
Ele, que aparece em looks marcados por silhueta slim e cores básicas como bege, marrom e azul ao longo do filme, disse a respeito do trabalho de Mary: "Os figurinos me ajudaram muito a caminhar entre os anos 40 e uma sensibilidade contemporânea." Os diversos números de dança também exigiram roupas que balançam e rodopiam de maneira atraente em cena.
Eu não curto muito musicais, costumo achar este gênero bem chato. rs Mas La La Land, que recebeu o maior número de indicações ao Oscar e elogios rasgados de boa parte da crítica especializada, parece ser diferente. Além do visual bacana e da qualidade técnica, o filme conta com a presença de John Legend no elenco ❤. O que, para mim, é um forte motivo para ir assistir.
A figurinista
Mary Zophres já havia recebido uma indicação ao Oscar antes pelo seu trabalho em Bravura Indômita (2010).
Mary Zophres Imagem: marvelcinematicuniverse.wikia.com |
Florence:quem é essa mulher? (figurino de Consolata Boyle)
Foto: Divulgação |
O filme é baseado na história real de Florence Foster Jenkins e se passa nos anos 40. Meryl Streep vive uma socialite excêntrica que tem o sonho de se tornar cantora lírica, apesar de cantar muito mal. A caracterização luxuosa é marcada por produções bem-humoradas e mirabolantes, principalmente os figurinos que Florence gostava de usar no palco.
A figurinista
Consolata Boyle assinou os figurinos de Filomena e Dama de ferro, também estrelado por Meryl Streep. E foi indicada ao Oscar por seu trabalho em A Rainha (2006).
Consolata Boyle Imagem: zimbio.com |
Figurinos inspirados na década de 40 predominaram entre os indicados este ano, né?! Quem será considerado o melhor? Só nos resta esperar até o dia 26 de fevereiro, dia da cerimônia de premiação, para saber.
De qual figurino vocês gostaram mais?
Alguns dos filmes já estrearam por aqui, outros ainda não. Eu fiquei com muita vontade de ver Jackie (claro) e Aliados.
E vocês, quais querem ver ou já viram?
Figurinista vencedora:
Atualizado em 28/02/2017Colleen Atwood foi a vencedora desta edição do Oscar e levou a sua 4° estatueta por seu trabalho em Animais fantásticos e onde habitam. Era uma unanimidade entre os especialistas que este não foi o seu melhor trabalho. Mas parece que o currículo pesou e os concorrentes não conseguiram superá-la.
Parabéns à vencedora!!
Fontes:
ffw.uol.com.br / vogue.globo.com / lilianpacce.com.br
4 Comentários
É um figurino mais lindo que o outro, não é?! Mas a minha torcida vai para Animais Fantásticos! <3
ResponderExcluirBeijos
Sim, são todos maravilhosos! Legal, aquele visual mais surreal desse tipo de filme é sempre interessante. Mas eu estou apegada no glamour de Jackie e Aliados... rs
ExcluirBjo
Adore a Colleen (que afinal nao poderia ser diferente né, já que ela cuidou de Animais Fantasticos, Alice, e tudo do Tim). Realmente nunca tinha visto alguém mostrar quem são de fato as figurinistas (ótima iniciativa, a propósito). Gostei dos looks de La La Land também <3
ResponderExcluirdezoitoemponto.com
Só deixo registrado aqui que U.N.C.L.E. tem a perseguição de carro mais estranha que já vi na vida, como se Goddard resolvesse bagunçar toda a disposição espacial e cinematográfica desse tipo de cena. Amei ver a David Beckham no filme como ator, é um homem que as garotas amam por que é lindo, carismático e talentoso. Rei Arthur a Lenda da Espada é um dos seus filmes de açao mais recentes dele e ainda que não seja o melhor roteiro, visualmente nos limpa os olhos. Vi que vão a transmitir e na verdade não a perderei, para uma tarde de lazer é uma boa opção.
ResponderExcluirOlá! Obrigada pela visita. Deixe seu comentário, que eu responderei o mais breve possível. Selecione a opção NOTIFIQUE-ME para ser avisado assim que for respondido.