Como transformar uma calça jeans em saia longa ou midi

Quem tá vivo, sempre aparece né?! Acharam que eu não ia voltar mais aqui? Pois cá estou, após dois meses sumida.

Estive muito ocupada sim, às voltas com trabalho, faculdade, loja virtual, namoro... Mas eu também andei sem inspiração para escrever, sem saber sobre o quê escrever, e porquê.

Mas eis que, o que me faz retornar para este cantinho é o mesmo motivo que me fez iniciá-lo lá em 2016: compartilhar com o mundo minhas costurices, manualidades e criações.

Tinha bastante tempo que eu não transformava uma roupa minha. Mas, nas férias do ano passado, eu coloquei em prática um projetinho de costura que estava na minha cabeça há muito tempo.

Está super em alta saia jeans longa ou midi com cara de feita a partir de uma calça. Mas, no caso de peças compradas em lojas convencionais, elas apenas tem essa estética, porém, já foram confeccionadas inicialmente como saias.

como transformar uma calça jeans em saia
Lookinho que adorei com minha saia longa.

No meu caso, eu peguei uma peça que realmente era uma calça e a transformei nesta saia. O motivo? Como calça, eu já não estava usando há muito tempo porque ela tinha o gancho muito raso, a cintura muito baixa. Veja só nas fotos abaixo:

como transformar uma calça jeans em saia
Como a calça era. Beem rasa, com a cintura bem baixa.

Eu não me sentia mais confortável usando uma calça com a cintura tão baixa, com o gancho raso. Minha bunda nem tava cabendo mais nela. Péssimo e deselegante.

Então, hoje eu vou compartilhar com vocês como foi o passo a passo para transformar esta calça na saia da primeira foto. 

Como vocês podem ver, ela na verdade não é jeans, mas sim de sarja preta listrada. Mas o processo a ser feito é o mesmo, independente do tecido, ok?! Vamos lá?


1° passo: descosturar o meio das pernas

O primeiro passo para se transformar uma calça em saia é descosturar o meio das pernas, deixando-as unidas somente nas laterais. Solte também um pouco dos ganchos da frente e de trás, mas não até em cima.

como transformar uma calça jeans em saia


2º passo: transpassar o gancho

Após descosturar as pernas e os ganchos, você irá transpassar um lado do gancho da frente por cima do outro e assim também com o gancho das costas.

Transpasse o máximo que der, fazendo com que as laterais da calça fiquem o mais retas possível.

como transformar uma calça jeans em saia

Um detalhe muito importante! Se você, assim como eu, tem a bunda grande, a parte de trás não pode ficar retinha e lisa no meio. É preciso usar boa parte da curvatura do gancho original da calça para acomodar o bumbum. 

Veja na foto abaixo que a parte de trás da saia está com uma sobra de tecido no meio do quadril, formando um "saco". É para ficar assim mesmo, se não a bunda não vai caber.

como transformar uma calça jeans em saia


3° passo: Ajustar a cintura

Como no meu caso, um dos principais motivos para transformar esta calça em saia foi a insatisfação com a cintura muito baixa, neste processo de redesign, eu a transformei numa saia de cintura alta.

Com isso, eu precisei diminuir o cós, removendo uma parte dele, e também ajustar um pouco as laterais.

como transformar uma calça jeans em saia


4° passo: acrescentar mais tecido na parte de baixo

Após ajustar a região do quadril do jeito que você quer, é preciso definir como ficará a parte de baixo da saia. Isso porque, como o único tecido embaixo é o que formava as pernas da calça, ele pode não ser suficiente para ser usado como saia. Principalmente quando se trata de calças skinny, como era o caso desta.

Veja nas imagens abaixo que, apenas com o tecido original das pernas da calça, a saia fica com fendas muito largas na frente e nas costas. Não fica bonito. Neste caso, é preciso complementar com algum outro tecido que combine.

como transformar uma calça jeans em saia
Parte de cima ajustada, faltando definir a parte de baixo e acrescentar tecido.

Aqui na foto abaixo, dá para ver bem o espaço enorme que fica no meio das pernas, na frente e atrás, apenas com o tecido original das permas da calça.

como transformar uma calça jeans em saia

Como a gente tem visto nos modelos em alta por aí, existe a opção de manter uma fenda grande só na frente, fechando a parte de trás. 

Ou fechar tanto a frente quanto as costas e abrir duas fendas nas laterais para garantir a mobilidade para andar e subir degraus usando uma saia longa e reta. Para esta peça, eu optei pela segunda opção. Segue o resultado.


Resultado final:

Eu fechei o vão entre as pernas com um tecido preto com barrado em laise, tanto na frente quanto atrás, dando um charme a mais à saia. E só descosturei as laterais até um pouco acima do joelho e fiz o acabamento em volta, formando as duas fendas.

como transformar uma calça jeans em saia
Registro de outro lookinho com minha saia longa, mostrando a frente e as fendas laterais.
O cropped já apareceu por aqui num post só para ele. Lembra?

Eu amei esta saia! Preciso registrar também que esta é a minha primeira saia longa. Nunca tinha usado saia neste comprimento antes, mas estou adorando, acho ela linda e prática. E me sinto chique e arrumada usando ela.

Agora, um ano depois, estou no processo de transformar uma outra calça em saia. Dessa vez, jeans mesmo. Quando eu terminar, posto lá no instagram. :)

Postar um comentário

0 Comentários