O friozinho do outono chegou forte na semana passada e fez todo mundo tirar os casacos do armário, né?! Eu também. E esse resgate me fez lembrar de um consertinho que fiz num dos meus casacos preferidos no final do ano passado.
Eu amo tanto a cor vinho que tenho dois casacos de tricô do mesmo modelo nesta cor, sendo que um longo e o outro curto. Os dois já são antiguinhos e estavam precisando de uma "recauchutada", porém, o curto precisava mais.
A gola rolê alta cresceu muito, perdendo a forma e indo parar quase na altura do busto. Assim como as mangas, que cresceram tanto no comprimento, que estavam cobrindo totalmente as minhas mãos. Inviável usá-lo desse jeito.
Durante um bom tempo, eu o guardei sem saber se conseguiria mesmo consertá-lo. Afinal, não é tão simples assim ajustar peças de tricô. Fiquei matutando o que eu iria fazer para consertar o casaco sem estragá-lo.
Até que me veio a ideia de franzir a gola. Isso mesmo! Eu decidi usar o ponto alinhavo para franzir a gola e assim colocá-la de volta no lugar. Já as mangas eu iria diminuir de outro jeito, mas também sem cortar ou costurar. Recorri ao ponto casinha de abelha, que aprendi numa das matérias da faculdade de Indumentária.
Decididos os métodos, coloquei a mão na massa. Peguei um novelo de linha para crochê Cléa, aquela que é mais fina, na cor vinho, e comecei a fazer várias e várias fileiras de ponto alinhavo em toda a largura da gola.
A linha não era exatamente da mesma cor do casaco, mas eu gostei da combinação. Conforme eu ia alinhavando e chegando mais próximo da outra extremidade da gola, eu ia puxando um pouco a linha e franzindo a gola, trazendo-a de volta ao seu tamanho original.
A diferença de cor de uma foto pra outra é por causa das fontes de luz. Lâmpada dentro do quarto / Sol ao ar livre. |
Gola do casaco após o ajuste. |
Marcação do ponto casinha de abelha na manga. |
Para quem não conhece este ponto, segue abaixo uma imagem ilustrativa de como fazê-lo. Ele pode parecer um pouco diferente na manga do casaco, mas é por causa do comportamento da trama de tricô. Eu fiz exatamente como aparece no diagrama abaixo.
Como fazer o ponto casinha de abelha, ou ponto smock. Foto: tempodeviverbem.blogspot.com |
E aqui é o antes e depois. Veja a diferença no comprimento da manga e no formato e altura da gola.
Eu gostei muito do resultado. É tão boa a sensação de salvar uma peça que a gente gosta e poder voltar a usá-la... Por mais simples e baratinha que ela seja.
E vocês, o que acharam? Querem que eu compartilhe aqui o diagrama do ponto casinha de abelha? Conta para mim nos comentários.
0 Comentários
Olá! Obrigada pela visita. Deixe seu comentário, que eu responderei o mais breve possível. Selecione a opção NOTIFIQUE-ME para ser avisado assim que for respondido.