Filme Colcha de Retalhos na Netflix

filme colcha de retalhos

Na semana passada, eu falei sobre cama, e hoje eu venho escrever sobre colcha. Colcha de retalhos, filme dos anos 90 que entrou pra grade da Netflix. Cama e colcha, tudo a ver com esse tempinho frio que vem fazendo, né...

Obviamente, eu adoro filmes e series com a temática de moda, costura, artesanato... Por isso, quando rolava o feed da Netflix e me deparei com o nome Colcha de Retalhos, isso me chamou a atenção logo de cara. E, quando assisti a prévia, gostei muito da atmosfera do filme. 

A história gira em torno da jovem Finnvivida por Winona Ryder, atriz ícone dos anos 90. Finn está na sua terceira tentativa de tese de mestrado e acaba de ficar noiva de Sam. Porém, ela se sente insegura quanto à decisão de se casar e resolve passar uma temporada na casa de sua avó para tentar colocar as ideias no lugar e terminar a sua tese.

Aliás, o tema escolhido por Finn para a sua tese é lindo. No início do filme, ela explica pra sua avó e suas amigas sobre o que está escrevendo:

"Estou investigando trabalhos femininos em várias culturas para provar que fazer uma cesta, uma manta, ou o que seja, é como um ritual."

Não por acaso, ela resolveu passar o verão com sua avó. Desde que Finn era criança, a avó e suas amigas se reúnem para costurar e bordar. Desta vez, ao saberem do noivado da jovem, decidem fazer uma colcha com o tema "Onde vive o amor?". Lindo, né?!

filme colcha de retalhos

E este é o pretexto para cada uma delas ir refletindo sobre suas histórias de amor, seus encontros e desencontros ao longo da vida. Enquanto costuram e bordam, as mulheres vão relembrando e ressignificando suas alegrias e arrependimentos, o vazio e o aconchego que encontram em seus corações.

Tudo isso mostra que o filme é interessante não somente para quem gosta de costura. O enredo trata de questões humanas universais e atemporais, mostrando as imperfeitas histórias de amor de cada uma das personagens. E não só amor de amantes, mas de filha, de irmãs, de amiga...

"Jovens amantes buscam a perfeição. Antigos amantes aprendem juntos a arte de costurar pedaços e de ver a beleza em uma multiplicidade de retalhos." 
(Finn lendo um poema que a alma gêmea de Marianna deu para ela na única vez em que se viram)

Agora, uma coisa que me chamou a atenção é que a colcha não é exatamente de retalhos. Pelo menos não do jeito que a gente está acostumada aqui no Brasil, uma colcha feita de vários quadrados de tecidos diferentes unidos. 

Na verdade, o que elas fazem é bordado com aplicações sobre um tecido inteiro costurado sobre um forro, formando uma espécie de matelassê, o que eu descobri ser a técnica do quilting. Não conhecia por este nome.

how to make an american quilt

Eu fiquei surpresa por não ser uma colcha realmente de retalhos, mas faz todo o sentido, afinal, o nome do filme em inglês é How to make an american quilt, algo como "Como fazer um quilt americano". Quilt é o produto final da técnica do quiltingIndependente disso, o resultado do trabalho das mulheres no filme é lindo.

how to make an american quilt

A protagonista em si é um tanto sem sal. Pelo menos eu não consegui me sensibilizar com suas questões. Achei seus conflitos um tanto bobos e superficiais. Mas a personagem faz muito bem o papel de fazer com que sua avó e amigas se abram a respeito de seu passado e reflitam sobre suas histórias de vida. Além de, com sua juventude, simbolizar a possibilidade de mudança e de escrever uma história diferente para si mesma ao aprender com as experiências das demais e fazer escolhas mais maduras.

[Spoiler] No final, a protagonista acorda surpresa ao se vir envolta com a colcha já pronta e, ao avistar um corvo no quintal, sai enrolada nela de manhã seguindo o pássaro, que a guia até o amor de sua vida.

filme colcha de retalhos

Após assistir ao filme, fiquei com vontade de costurar, bordar ou crochetar algo com algum significado ou um propósito específico também. E, olha a sinergia, a atriz Leandra Leal postou sobre isso no seu Instagram esta semana, quando mostrou a manta que tricotou durante o período em que durou as filmagens da série Aruanas, em que ela é uma das protagonistas.

Assistir a esse filme também me lembrou os tempos em que eu bordava figurinos, e nos reuníamos, eu e as outras meninas da equipe, em volta da mesa cheia de paetês e vidrilhos, contando causos e criando formas com as mãos, enquanto ouvíamos músicas da Marisa Monte (dona dos figurinos).

"Para fazer uma colcha, você deve escolher os retalhos com cuidado. Se escolher bem, dará destaque à obra. Se escolher mal, as cores ficam sem vida e tiram sua beleza. Não há regras a serem seguidas. Deve-se seguir o instinto e ser corajosa."

Vale a pena assistir Colcha de Retalhos. Recomendo.
Você já assistiu? O que achou?

Postar um comentário

0 Comentários