Retrô: revistas antigas mostram roupas da moda dos anos 80

Uma das lembranças mais vivas da minha infância é ver minha mãe folheando revistas de moda antes de modelar e costurar, seja para ela mesma ou para algum cliente. Isso era ali pelo início dos anos 90, mas as revistas que ela usava eram mais antigas, tipo metade e final dos anos 80.

Eu costumava ficar horas folheando as revistas também e, como toda criança, adorava riscar todos os rostos que apareciam nas páginas (prazer estranho e universal esse, né?!). Mais tarde, parei de tentar destruí-las e passei a aprender com elas, tirando dali os meus primeiros faça você mesmo e também receitas de bordados.

Apesar da minha mãe ter o costume de guardar coisas por muito tempo, boa parte das revistas se perdeu em algumas das nossas mudanças. E eu confesso que não dava a elas o devido valor. Mas, há alguns anos atrás, quando ela quis jogar fora as que sobraram, eu disse: "Nãaao! Elas são relíquias! Deixa comigo, então."

E cá estão elas guardadinhas, verdade que já bem destruídas pela ação do uso e do tempo. Mas ainda dá para ver o que era moda antigamente e o que mudou dos anos 80 para cá. Vamos embarcar na viagem?!

Tendências dos anos 80
Ombros marcados com as famosas ombreiras, combinação
de cores contrastante, formas largas... Bem anos 80!


Tendências

A gente já tá cansado de saber que a moda é cíclica e que as tendências vão e voltam. Mas, quando olhamos revistas de outras décadas, fica claro que, por mais que a moda se inspire no que já passou, o resultado é sempre algo novo. Nunca é uma simples reprodução. Ainda bem! Vejam só este exemplo:

Pantalona curta ou Pantacourt
Fonte da imagem à direita: revistadonna.clicrbs.com.br

A primeira imagem é de uma das minhas revistas antigas e a segunda é uma foto atual. Ambas mostram a controversa pantalona curta ou pantacourt, que voltou a ser tendência no ano passado. E veja como tanto as calças isoladas quanto os looks completos, ambos um tanto sérios (apesar do vermelhão do look antigo), são completamente diferentes. Eu acho pantacourt uó não importa a década, a cor ou o shape, mas este é um bom exemplo de como o retorno de uma tendência nunca é igual à sua primeira aparição. A moda é reflexo de seu tempo e sempre carrega o espírito do que lhe é contemporâneo. Não tem jeito. E essa é a graça...

Jeans

Falando em contemporâneo, olha ele aí! Queridinho de todas as épocas, o jeans é tendência desde a criação do mundo e será até o final dos tempos.

O jeans nos anos 80
Aqui ele aparece sem lavagens e num estilo comportado.


Looks extravagantes / bizarros 

Agora, a gente sabe que a moda dos anos 80 tinha umas coisas bem estranhas, né?! A galera dava umas derrapadas na composição dos looks. Tipo esse abaixo: 

Looks bizarros
Professora, que roupa é essa?!

Looks bizarros
Olha só issooo!!

Looks bizarros
Sem palavras...
E pensar que, na época, essas roupas eram a última moda, a tendência do momento. É muito interessante folhear estas revistas agora, 30 anos depois, e ver o quanto a moda mudou. Daqui a um tempo, olharemos com o mesmo espanto pras revistas atuais... E eu já estou guardando algumas, claro! rs

Croquis

Uma característica marcante das revistas da famosa década eram os croquis que ilustravam as receitas de moldes. Nos dias de hoje, com tantas outras opções tecnológicas disponíveis, isso quase não é mais utilizado.

Croquis dos anos 80
Eu adoro esses croquis! A propaganda da última página da imagem dá uma ideia da época
da publicação ao desejar um bom ano de 87 aos clientes.

Veja também:


Famosas

É interessante também ver como os famosos eram nos anos 80. Reconhece quem é esta aqui apresentando uma campanha de relógios?

Suzy Rêgo nos anos 80
É a atriz Suzy Rêgo.
Alexia Dechamps nos anos 80
E esta aqui é a atriz Alexia Dechamps que,
por sinal, andava bem sumida da TV até
ressurgir em Verdades Secretas no ano passado.


Já esta,mesmo que o nome não estivesse escrito,todo mundo reconheceria, né?!

Angélica nos anos 80
Angélica aos 15 aninhos.


Propagandas

Outra coisa legal de se reparar em revistas antigas são as propagandas, que também permitem captar muito do espírito da época.

Propaganda dos anos 80
Monark! Quem nunca?

Propaganda dos anos 80
L'Oréal já sendo L'Oréal.
Só acho que o slogan ainda não era o que a gente conhece...

Propaganda dos anos 80
Benetton sendo Benetton.

Propaganda dos anos 80
E esta aqui eu sempre achei uma propaganda bonita, apesar
de não ser tão conhecida quanto as outras.
É das lãs Pierre Cardin

TV Manchete
Encerrando as propagandas, olha só quem ainda
era presença firme e forte na TV do brasileiro.
Esta imagem abaixo não é uma propaganda, mas uma matéria de uma das revistas. Achei interessante por chamar de crespos cabelos que, na verdade, são apenas ondulados. Aliás, essa confusão só está começando a acabar agora, com a popularização daquela escala de classificação dos tipos de cabelos, a libertação dos crespos de verdade, o maior acesso à informação, etc..
Revistas de moda dos anos 80


Para encerrar, a prova do crime: meus rabiscos eternizados nas páginas...rs. Desde cedo, uma relação de amor e ódio com a moda...hahahaha.

Revistas de moda dos anos 80


E estas são as duas únicas capas que sobraram, as demais se perderam. Estão bem destruidinhas, né?! Não sei quem são as modelos. Diferente de hoje em dia, antigamente não era obrigatório ser famosa para ser capa de revista. 

Revistas de moda dos anos 80

Se o post não fosse ficar quilométrico e mega pesado, eu publicaria muito mais fotos, mas tive que escolher só algumas imagens para dividir com vocês.

E aí, gostaram? Também têm revistas antigas?
O que acham da moda dos anos 80?


*Com este texto, o Vestimentarte foi selecionado como um dos blogs da semana (12 a 18/10) pelo CBBlogers. Confira a indicação.

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Oi, Tamara!

    Muito legal o seu post! Eu me lembro dessas modas doidas dos anos 80. Eu era criança, mas me lembro da minha mãe e das minhas irmãs adolescentes entrando "na moda". Era muita ombreira, cores fortes misturadas, jeans de cintura alta com cinto... kkkk... Como diria a minha mãe: "tudo volta" e é verdade como você mostrou as duas fotos. Parabéns pelo post!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fernanda!
      kkkk, verdade. Foi uma década bem peculiar da moda. E é interessante esse estranhamento que a gente tem quando olha depois de um tempo para aquilo que já foi tendência e todo mundo usava se achando o máximo. rsrs

      Obrigada pelo comentário.
      Bjo

      Excluir
  2. A moça da primeira capa das duas últimas revistas . A de olhos azuis é a Adriana de Oliveira . Fazia enorme sucesso na época mas infelizmente morreu de overdose aos 20 anos. Me lembro de tudo que você apresentou e me lembro de mais ! Eu era adolescente e tenho essa época em minha memória . A outra modelo da capa eu sei quem é mas não lembro o nome agora … memória falhando !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Denise! Nossa, que trágica a história dela, não sabia. Tão bonita...
      Ah, se você era adolescente nessa época, então lembra de tudo mesmo.
      Obrigada pela visita!

      Excluir

Olá! Obrigada pela visita!
Deixe a sua dúvida ou opinião que eu responderei o mais breve possível. Selecione a opção NOTIFIQUE-ME para ser avisado assim que o seu comentário for respondido.