Artesanato com saco de laranja: Dica fácil de como reaproveitar

Como reaproveitar saco de laranja
Salve no Pinterest para ler depois!


Oi, gente! Tudo bem? Hoje eu trago uma dica bem legal de reaproveitamento. Sabe aqueles sacos de laranja amarelinhos e vazados que a gente sempre joga fora assim que chega em casa? Pois então, hoje eu vou mostrar para vocês como eu transformei um desses saquinhos num super prático porta meias. Vamos lá?!

Como reaproveitar saco de laranja


Mas, antes de tudo, é bom frisar: infelizmente, não é todo tipo de saquinho que vai servir para fazer este porta meia. Os que forem de plástico eu não aconselho a usar, pois a trama não é muito resistente e tende a se partir mesmo com pouco tempo e uso.

O saco de laranja que eu usei é feito de uma espécie de linha bem fina, que forma uma malha de tricô bastante flexível. Este material, além de mais resistente, se adapta melhor ao volume de coisas que a gente coloca dentro do saquinho. O que, para um porta meia é excelente.

Vamos então aos materiais necessários. Além do saco de laranja, é claro, a gente vai precisar de:

  • tesoura;
  • elástico do tipo roliço;
  • linha para crochê ou lã ou barbante, o que você preferir;
  • agulha para crochê de acordo com a espessura da linha, lã ou barbante escolhido; ( Eu fiz com lã e usei a agulha n° 5/0).

Como reaproveitar saco de laranja

E por que linha e agulha para crochê
Porque é com esta técnica que a gente vai fazer o acabamento de abertura e a alça do porta meia. O elástico vai entrar tanto numa parte quanto na outra, garantindo uma abertura e alça reguláveis. Escolhi o tipo roliço por que seu formato dá um acabamento melhor para este tipo de trabalho. 

Estão estranhando a escolha da lã roxa? rs 
Bom, eu não comprei nenhum material especificamente para este trabalho. Todos eu já tinha aqui em casa. E, dentre todas as linhas, a que combinou melhor foi esta. Eu adoro a junção destas duas cores complementares: amarelo e roxo.


Mãos à obra, então?!


Após isso, para começar, o próprio buraco feita ao retirar as laranjas de dentro do saco para consumi-las vai ser a abertura do porta meias. Então, cuidado para não rasgá-lo de um lado a outro. rsrs

Como reaproveitar saco de laranja para fazer porta meias

Aqui em casa, eu só tive a ideia de fazer esse reaproveitamento depois que minha mãe já tinha aberto o saco. Ainda bem que ela fez uma abertura amigável de tamanho médio, como se pode ver na foto acima.

Primeiro, eu fiz uma carreira de ponto baixo ao redor dessa abertura onde está a minha mão. Esse é o início do acabamento. Depois, eu fiz uma segunda carreira de ponto baixo, desta vez, envolvendo o elástico roliço dentro do ponto. Veja abaixo:

Como reaproveitar saco de laranja para fazer porta meias

É só fazer o ponto baixo normalmente, mantendo o elástico ali no meio e buscando a linha sempre por trás dele. Não corte o elástico no tamanho da circunferência da abertura, deixe uma sobra mais ou menos de mesmo tamanho para fazer a alça.

Após arrematar a segunda carreira de ponto baixo da abertura, faça um círculo de ponto baixíssimo ao redor da ponta superior do saquinho e siga fazendo essa espécie de cilindro de ponto alto. Veja abaixo:

Como reaproveitar saco de laranja para fazer porta meias
Repare que o elástico precisa ficar no meio do cilindro de ponto alto.
Vá afinando o cilindro até a sua largura corresponder apenas à espessura dos dois fios de elástico dentro dele. Quando chegar neste ponto, pare o trabalho (sem arrematar ainda) e una as duas pontas do elástico envolvendo-as com algumas voltas de linha. Se precisar, use uma agulha de costura para auxiliar.
Veja abaixo:

Como reaproveitar saco de laranja para fazer porta meias

Corte as pontas que sobrarem e, a partir do cilindro de ponto alto, suba fazendo uma carreira de ponto baixo ao redor do elástico, completando a volta. Arremate e está pronto o porta meias!

Porta meias feito com saco de laranjas

Este é o porta meias pronto! Bem rápido e fácil de fazer, não é?! Agora é só pendurar onde você desejar! E aqui vai uma dica extra: para pendurar o meu, eu usei um destes pequenos parafusos com gancho fechado que eu já tinha por aqui.

Parafuso gancho fechado para pendurar o porta meias


E, finalmente, o porta meias já cheinho e cumprindo sua função. rs

Porta meias feito com saco de laranjas

Eu pendurei na porta do guarda-roupa para maximizar a utilização do espaço, pois não tem mais nenhum outro lugarzinho sobrando dentro dele. rs

A ideia deste porta meias me resolveu um problemão, pois com ele pude dar uma esvaziada nas gavetas e, de quebra, reutilizar um material que iria direto pro lixo, tornando-se mais um resíduo industrial na natureza.

Eu gostei muito de fazê-lo. Adoro crochê e adoro fazer coisas úteis e sustentáveis!

Espero que a ideia seja útil para vocês também! 
E aí, o que acharam?

Postar um comentário

0 Comentários