Figurino de teatro: xale de crochê feito com caminhos de mesa

Eu tinha programado um outro post para esta semana, mas esses dias me peguei pensando: "Tem muito tempo que eu não posto nenhum trabalho meu das antigas..." (aliás, só postei este aqui, rs) Somado a isso, o comercial que tá rolando na TV me relembrou que hoje, dia 27 de março, é o Dia Mundial do Teatro!!😃

Isso tudo me deu uma vontade enorme de relembrar um trabalho muito querido que eu fiz para a peça de teatro Linha Reta e Linha Curva, de 2009 (nossa, lá se vão 8 anos, meu Deus...), a convite da minha amiga e figurinista da peça, Patricia Muniz.

Peça teatro Linha reta e Linha curva Gisela de Castro
A atriz Gisela de Castro em cena da peça Linha Reta e Linha Curva junto
com o ator Otto Jr. 

A Pat havia idealizado um xale "diferente" para compor o figurino da personagem Adelaide, interpretada pela excelente atriz Gisela de Castro (na foto) e me convidou para contribuir na confecção da peça.

Eu disse um xale diferente porque a Pat teve a ideia de criá-lo a partir de uma coleção de vários centros e caminhos de mesa antigos que ela foi reunindo através de visitas a brechós e também a partir de seu acervo pessoal. E me chamou para que eu unisse estas diferentes peças e desse ao xale uma unidade visual através do crochê.

Ela disse "pira aí, não faz nada muito certinho, não". Aí eu fui fazendo estes pontos loucos, totalmente livres e aleatórios, para unir e preencher os espaços entre as diferentes partes do xale.


Xale de crochê para a peça teatro Linha reta e Linha curva
Detalhe do xale.

A ideia inicial era tingir o xale depois de pronto, mas a Pat gostou tanto do resultado que optou por deixá-lo da forma original. Na foto abaixo, é possível ver, agora de frente, como ficou a peça com a Gisela vestindo-a nos bastidores.

Peça teatro Linha reta e Linha curva Gisela de Castro


Este foi um trabalho que gostei muito de fazer pela oportunidade de poder trabalhar com o crochê, esta técnica que eu tanto gosto, de uma forma livre e totalmente diferente de tudo o que eu havia feito antes.

Aliás, na minha opinião, a melhor parte de trabalhar com figurino é esta liberdade na hora de criar. Esta "permissão" de não se prender ao normal, ao real.


Sobre a peça

Linha Reta & Linha Curva, que estreou em 10 de outubro de 2009, no Casarão Austregésilo de Athayde, no Cosme Velho, zona sul do Rio, é baseada no conto homônimo de Machado de Assis, que morou por muitos anos neste mesmo bairro.

A montagem da comédia de costumes buscou aproximar o escritor do público através de uma abordagem contemporânea do universo de Machado, convidando a platéia a passear pelo jardim e conhecer os salões do Casarão enquanto acompanhava o espetáculo, além de desfrutar da trilha sonora que trazia músicas de Roberto Carlos, cujos versos também eram declamados pelos personagens em cena.

Programa da peça de teatro Linha reta e Linha curva
Guardo até hoje o programa da peça e também o convite ❤.

Foi muito bom ajudar a fazer este espetáculo lindo acontecer.

Programa da Peça de Teatro Linha reta e Linha curva
Meu nome, entre muitos outros, na página
de agradecimento do programa. ❤

Esta é a lembrança que eu escolhi para mostrar para vocês hoje, neste Dia Mundial do Teatro! Espero que tenham gostado.

E que tal comemorar a data indo ao teatro prestigiar os artistas brasileiros?? Aqui vão minhas indicações de peças para vocês verem (das amigas, claro!) 😄:

Atualmente, Patricia Muniz assina o figurino da peça Ela é meu marido, que acabou de reestrear agora no Teatro dos Grandes Atores, na Barra. Mais detalhes na fanpage do espetáculo no Facebook.

E a atriz Gisela de Castro estava em cartaz até ontem no Centro Cultural Furnas com o monólogo Eugênia que, em abril, reestreará no Teatro Municipal Serrador, na Cinelândia. Mais detalhes no Facebook da peça.

Não deixem de conferir! 😉

Peça teatro Linha reta e Linha curva Gisela de Castro
Longa vida à Arte! Longa vida ao Teatro!

Postar um comentário

0 Comentários