Como organizar bijuterias reaproveitando pedaços de Papelão

Caixa Bijuterias Organização Reaproveitamento

Fim de ano é sempre aquela época em que você corre para tirar as pendências ainda não resolvidas do papel antes que o ano vire, não é?! É também aquele momento em que você para para arrumar a bagunça que reinou o ano inteiro no seu quarto, na sua casa, na sua vida. De quebra, você ainda tenta ficar mais organizado nestes últimos dias como uma forma de se preparar pro ano novo que vai chegar. 

Bom, pelo menos eu sou assim. Paro para refletir, para ver onde eu acertei ou errei. Paro para listar as metas pro próximo ano... E, se tem uma que nunca sai dessa lista é exatamente a promessa de ser mais organizada, rs. No geral, ao longo do ano, eu faço um ou outro avanço pontual. Mas, olhando pelo todo, continuo na bagunça.

Tá, mas o que tudo isso tem a ver com a sua caixinha de bijus? Tem a ver que HÁ ANOS eu digo que vou organizar esta caixa com divisórias e nunca faço! E sempre perco HORAS procurando o brinco que quero usar quando vou sair. Por isso, desta vez, eu decidi que não entro 2019 com essa caixa bagunçada! Questão de honra. rs

Caixa Bijuterias

Esta caixa veio embalando uma blusa que ganhei de presente da loja Extravaganzza há uns anos atrás. A coitada já tá veinha, meio amarelada e precisando de uma nova decoupage na parte externa, na verdade. Mas, por enquanto, eu precisei me ater em resolver meu problema de ordem mais prática que era a sua desorganização interna.

Eu não guardo todas as minhas bijus nesta caixa, somente os brincos. Mas, mesmo assim, na hora de sair, é sempre demorado encontrar o brinco que eu quero. Já tinha um tempo que me havia vindo à cabeça a ideia de organizar esta caixa usando tiras de papelão, por ser uma forma simples e super rápida de colocar qualquer caixa em ordem. E, finalmente, eu a coloquei em prática.



Para fazer as divisórias, eu usei estes pedaços de papelão que faziam parte da embalagem interna de uma caixa de produto eletrônico. Eu quis usar este que já era branco para ajudar na visibilidade, mas as divisórias podem ser feitas com o papelão marrom comum também.

Como ferramentas, eu usei lápis, tesoura, régua e esquadro (este último só porque eu já tenho e me acostumei a usar, mas não é obrigatório). 

Veja também:


Como fazer

Estas divisórias são feitas de forma cruzada, quer dizer, é preciso que elas se cruzem de forma perpendicular (formando um ângulo de 90°) e passando uma por dentro da outra para dar firmeza.


Além disso, outro ponto importante é que as divisórias devem ter exatamente o mesmo comprimento das laterais internas da caixa, nem um milímetro a mais nem a menos, para que elas não fiquem frouxas e "dançando" ali dentro. Neste caso, o comprimento das divisórias ficou em 13,5 cm e, como a caixa é quadrada, eu cortei todas do mesmo tamanho.


Como a minha intenção era dividir a caixa em 6 partes iguais, eu fiz 2 marcações em cada divisória.
Para que as folhas de papelão se encaixem e permaneçam unidas, é preciso cortar um pequeno vão em cada marcação feita. Este vão precisa ser bem estreito, só mesmo o suficiente para a espessura do papelão passar.

Numa parte das divisórias, você faz o vão na parte de cima. E nas demais, você faz na parte de baixo para que elas se abracem. Eu errei no início e fiz um vão muito grande na parte de cima, como se pode ver na foto. Depois eu corrigi, mas mantive o mesmo papelão.

Divisórias Colméias Papelão

Aqui são as divisórias já encaixadas. Fica tipo uma maquete.

Caixa Bijuterias Organização Reaproveitamento

E aqui são elas já dentro da caixa e dividindo-a em 6 partes. Estas divisórias ficaram com a altura de 4,5 cm, o que é propositalmente menor do que a altura da caixa para facilitar na hora de pegar os brincos dentro de cada quadradinho.

Caixa Bijuterias Organização Reaproveitamento

Eu mantive os vãos originais do papelão, como se pode ver nos quadrados do meio, pois não me incomodam e também mostram que o material foi reaproveitado.

Limpando as bijus

Como limpar bijuterias

Para fazer um serviço completo, enquanto eu trabalhava nas divisórias, deixei os brincos de molho neste potinho com água e bastante detergente. Eles estavam pedindo uma limpeza há muito tempo e, como a maioria deles é feita de aço inox não teve problema deixar de molho. 

Depois, eu os limpei um por um, tarracha por tarracha, com uma escovinha de dentes velha. Foi bem mais demorado do que fazer as divisórias. Mas valeu a pena!

Caixa Bijuterias Organização Reaproveitamento

Pronto! Caixinha organizada e brincos brilhando como novos! Agora eu não vou mais perder tempo na hora de sair. Tudo organizadinho e fácil de achar.

Caixa Bijuterias Organização Reaproveitamento

Eu adoro fazer estes trabalhinhos nas coisas de casa. Vocês também? Gostaram desta ideia? 
Já fizeram algo parecido? Contem para mim nos comentários!

Postar um comentário

0 Comentários