Benefícios do crochê para a saúde mental em tempos de pandemia

Benefícios Crochê Saúde Mental Pandemia

Esta semana eu esbarrei com uma notícia na internet que me aqueceu o coração. Eu estava rolando o feed do Instagram à noite após chegar do trabalho quando me deparei com o vídeo de uma reportagem do telejornal SP1 da Rede Globo, repostado pelo insta do Bazar Horizonte, e que falava sobre como o crochê tem se popularizado durante a quarentena.

A reportagem mostrou que houve um aumento da procura pelo aprendizado do crochê durante a quarentena. Muitas pessoas têm buscado neste artesanato uma forma de se manterem ocupadas e ativas durante o isolamento social.

Sejam pessoas que perderam o emprego ou aquelas que estão em home office e com mais tempo livre, a verdade é que gente das mais diferentes faixas etárias e classes sociais resolveram adotar o fazer manual como forma de ocupar o tempo e a cabeça nesta quarentena.

A apresentadora Ana Maria Braga, por exemplo, postou um vídeo em seu Instagram em que aparecia crochetando, com o intuito de mostrar aos seus seguidores o que estava fazendo durante o isolamento em casa. Ela disse que estava fazendo uma colcha.

Imagens: www.sbt.com.br

Até mesmo a jornalista Sandra Annenberg resolveu se render ao handmade e, recentemente, postou no seu Instagram uma blusa tricotada por ela mesma. Ah, se eu já era fã dela, agora então!


Imagem: Reprodução Instagram

Eu faço crochê desde muito nova, AMO a técnica e faço acima de tudo por prazer. Nunca pensei muito nas implicações que ela teria na minha saúde. Porém, assistir à reportagem me fez refletir sobre as sensações que tenho ao crochetar e também sobre os benefícios que esta arte pode trazer para a nossa qualidade de vida, física e mental.

Estou achando linda esta popularização do crochê, principalmente neste momento tão delicado que estamos vivendo, de isolamento social e reclusão em nossas casas. Precisamos mais do que nunca conservar nossa saúde mental em meio a isso tudo.

Por isso, com o intuito de que cada vez mais pessoas conheçam os benefícios do crochê e adotem esta técnica como hábito em suas vidas, independente de gerar algum retorno financeiro com ela ou não, eu decidi escrever este texto aqui no blog. E para criar este conteúdo, além de um exercício de auto-observação, também fiz uma longa pesquisa em diversos sites sobre o assunto. Abaixo está o resultado, com a lista dos principais benefícios do crochê para a saúde.


1. Alivia o stress e a ansiedade

A execução de trabalhos manuais altera a química do cérebro, diminuindo a produção dos hormônios causadores do estresse e aumentando os níveis de serotonina e dopamina, proporcionando uma sensação de bem-estar e prazer.


2. Melhora a concentração

Fazer crochê exige concentração, foco e raciocínio para seguir as receitas e gráficos, pois errar algum ponto em meio a um trabalho pode significar ter que desmanchar tudo e recomeçar do zero (o que faz parte do processo, claro). Mas, por demandar o constante exercício de todas estas habilidades juntas, o crochê ajuda na prevenção de doenças degenerativas, como o Alzheimer e o Mal de Parkinson. 


3. Estimula a criatividade

Criar algo com as próprias mãos é uma forma de expressarmos o que estamos sentindo. Crochetar estimula a imaginação e a criatividade. Minha mente viaja quando estou crochetando e me vêm várias ideias de modelos novos para criar. Tanto que gosto de deixar meu caderno de esboços por perto.


Fazer amigurumi crochê estimula criatividade
Imagem: br.freepik.com

4. Promove o relaxamento

Os movimentos repetitivos acalmam o coração e baixam a pressão sanguínea, gerando uma sensação de relaxamento e aliviando as tensões do dia-a-dia.


5. Ajuda a combater a depressão

Manter a mente ativa ajuda a afastar a depressão, pois, ao dar andamento aos seus projetos têxteis, pessoa se sente útil e produtiva. São inúmeros os relatos de pessoas que conseguiram superar a doença ou uma fase difícil de sua vida com a ajuda de trabalhos manuais como o crochê. 


6. Melhora a autoestima

Ser capaz de idealizar e criar algo com as próprias mãos do início ao fim, aumenta a autoestima e a autoconfiança, gerando uma sensação de dever cumprido.  Eu sei bem o quanto é gratificante terminar uma peça e ver o resultado de várias horas de trabalho ali prontinho na sua frente. Fico muito orgulhosa de mim mesma.


7. Melhora a coordenação motora

Os trabalhos manuais exercitam os músculos das mãos e dos braços, lubrificando as articulações e prevenindo dores crônicas ao longo do processo de envelhecimento. Além disso, estimulam a agilidade das mãos.


Fonte de renda e superação da crise

O crochê não faz bem somente para o corpo e a mente. Eu sou prova viva de que é possível se reinventar e dar a volta por cima através do crochê, fazendo dele uma nova profissão e fonte de renda. 

Quando eu fui demitida da empresa onde trabalhava no final de 2015, passei algum tempo sem saber o que fazer ou que rumo tomar. E o crochê ressurgiu na minha vida, tornando-se naturalmente uma atividade diária após anos de afastamento. 

Eu fui aprimorando minha capacidade de criar roupas e acessórios por mim mesma, comecei a receber encomendas, abri minha loja no Elo7 e, a partir daí, surgiu toda uma nova gama de oportunidades profissionais para mim. Além de uma nova fonte de renda que me ajudou muito.

Claro que você tem o direito de fazer crochê somente como hobby, mas não se pode desprezar o potencial do artesanato como forma de gerar renda e independência financeira neste período de crise causada pela pandemia.


Como aprender 

O crochê é uma técnica bastante democrática. Bastam agulha, linha e o conhecimento de alguns pontos básicos para começar a criar peças lindas! E, atualmente, com a internet, é possível aprender a crochetar sem sair de casa, assistindo aos diversos tutoriais que existem disponíveis em plataformas como o Youtube, por exemplo. E o melhor: de graça. 

Porém, se você prefere ter um aprendizado mais direcionado e que siga uma ordem de complexidade que facilite o aprendizado, pode recorrer a cursos e apostilas pagos, com preços acessíveis. Vou deixar aqui o link de alguns que conheço:


Conclusão

No post de hoje, vimos que fazer crochê traz inúmeros benefícios para a saúde mental e física de quem o pratica, e que a técnica pode ser uma grande aliada na manutenção da sanidade mental em tempos de pandemia e isolamento social. Além de ter um grande potencial para se tornar uma fonte de renda e de superação da crise econômica atual.

Fontes:
www.circulo.com.br/beneficios-do-croche-e-do-trico
abapp.com.br/noticias/94/os-beneficios-do-trico-e-croche-para-a-saude
mdemulher.abril.com.br/estilo-de-vida/o-croche-pode-ser-um-grande-aliado-para-o-bem-estar
www.unifor.br/web/graduacao/-/projeto-desenvolvido-por-alunos-de-medicina-utiliza-o-croche-como-pratica-artistica

Postar um comentário

0 Comentários