Autocuidado: tipos, principais práticas e quais as minhas preferidas

autocuidado feminino principais tipos
Imagem: br.freepik.com

Com o isolamento social adotado para combater a pandemia do novo coronavírus, o termo autocuidado ficou ainda mais popular. A impossibilidade de ir a salões de beleza, academias ou clínicas de estética fez com que as pessoas passassem a se interessar mais pelos cuidados que elas podem fazer por si mesmas sozinhas em casa.

Este é um efeito positivo da quarentena, prestarmos mais atenção a nós mesmos e adquirirmos mais autonomia sobre nossas rotinas de cuidado pessoal. Porém, confesso que para mim, o isolamento não mudou muita coisa. Eu sempre fui bastante caseira e também sempre cuidei eu mesma do meu cabelo e unhas, por exemplo. Eu também já fazia exercícios em casa antes da pandemia. Deixei de frequentar academia muito antes disso tudo.

Acredito que o autocuidado externo é bem mais fácil de ser praticado. Difícil mesmo é cuidar do nosso interior, nossa saúde mental e emocional, em meio a tudo isso que estamos vivendo. Por isso, neste momento em que o termo autocuidado virou "modinha" acho importante destacar que ele vai muito além de preocupações físicas ou estéticas. 



Afinal, o que é autocuidado?

Autocuidado - Cuidado consigo mesmo, atenção às próprias necessidades corporais, mentais e psicológicas. (dicionarioinformal.com.br)

Esta definição que encontrei foi a que considerei mais simples e também mais abrangente. O principal elemento do autocuidado é a atenção voltada para si mesmo, para as próprias necessidades e aspirações. O que envolve cuidar de todos os nossos principais aspectos como seres humanos: o físico, o mental e o emocional.



Tipos de autocuidado

autocuidado físico e principais tipos
Imagem: br.freepik.com

Físico

Fazer exercícios físicos, manter uma alimentação saudável, cuidar da higiene pessoal, fazer aquela hidratação caprichada no cabelo... Estes são exemplos de hábitos e práticas de autocuidado físico, e são extremamente importantes para elevar a nossa sensação de bem-estar e dar aquele up na autoestima.

Os meus rituais preferidos de autocuidado físico são: fazer hidratação e umectação no cabelo, aplicar
máscara de argila no rosto, esfoliação com borra de café, fazer exercícios físicos em casa, fazer alguma comidinha que eu goste (leia-se, pipoca!).


Emocional

O autocuidado emocional consiste em prestar atenção às próprias emoções e sentimentos, valorizar a própria individualidade, os próprios pensamentos e pontos de vista. A maioria das pessoas tem uma rotina estressante, cheia de compromissos, cobranças e obrigações. E toda essa carga vem sendo ainda mais agravada com todo o estresse que envolve este momento de pandemia.

Por isso, precisamos cada vez mais buscar formas de cuidarmos da nossa saúde emocional para não surtar. Para isso, vale separar momentos de reflexão dentro da sua rotina, escrever um diário, ouvir música, cantar no chuveiro, dançar sozinho em casa... Toda forma de extravasar emoções reprimidas é bem-vinda.

Os rituais de autocuidado emocional que eu mais gosto são: escrever sobre o que eu estou sentindo no momento, ouvir música, cantar no banho, assistir a algum filme ou série com uma história inspiradora, meditar ou simplesmente passar um tempo sozinha colocando as ideias em ordem.


autocuidado mental e principais tipos
Imagem: br.freepik.com


Mental

Este tipo de autocuidado consiste em manter uma boa higiene mental para termos uma mente ativa e saudável. O que significa não nos sobrecarregarmos com excesso de pensamentos e preocupações. Além de mantermos hábitos intelectuais saudáveis, como aprender coisas novas, manter a leitura em dia e meditar. Também vale ter um hobby, como desenhar ou tocar algum instrumento. 

Os meus rituais preferidos de autocuidado mental são: ler algum livro de ficção (é importante que seja algo diferente dos livros da faculdade), fazer crochê, costurar, bordar e meditar.



Conclusão

Como deu para ver, as práticas de autocuidado se misturam. Somos seres complexos e multifacetados, por isso, um mesmo hábito pode influenciar nossa saúde física, mental e emocional ao mesmo tempo.

Por exemplo, o ritual que eu mais tenho gostado de fazer nos últimos tempos é fazer automassagem em mim enquanto assisto Netflix. É algo que me traz um bem-estar físico, mental e emocional ao mesmo tempo. Amo!

Ultimamente, eu tenho focado muito no  meu autocuidado emocional. Sou muito exigente comigo mesma, me cobro demais. Então, tenho buscado dar mais atenção a mim mesma, me oferecendo uma real companhia, cuidando dos meus pensamentos ao longo do dia e valorizando mais as minhas próprias emoções e pontos de vista. Estou gostando muito desta minha nova abordagem.

E você, o que tem feito para cuidar de si mesmo? Como anda a sua saúde mental, física e emocional nesta quarentena? Me conta aqui nos comentários. 

Fontes: dicionarioinformal.com.br / dicasdemulher.com.br / menvie.com.br

Postar um comentário

0 Comentários