Mesinha de cabeceira de caixote de feira que fiz pro meu quarto

caixote de feira na decoração quarto

Este post estava engavetado nos rascunhos há tempos... Da mesma forma, essa mesinha de cabeceira é um projeto antigo, que comecei há uns 2 anos atrás (pelo menos), mas só neste fim de semana tomei vergonha na cara e finalizei.

Reaproveitar é uma das coisas que mais gosto de fazer na vida, sejam roupas, tecidos ou outros tipos de materiais, como caixas de papelão, que já cheguei a mostrar formas de reuso em dois posts aqui no blog. E essa foi a vez do caixote de feira, que já virou item hype de decoração faz tempo, mas ainda não tinha pintado por aqui.

O caixote que usei para fazer essa mesa de cabeceira eu peguei na rua mesmo (sou dessas, rs), há bastante tempo atrás, em frente a um galpão de comércio de frutas e legumes que tem aqui em Caxias. Eu estava voltando para casa depois de fazer compras, e ele estava ali jogado no chão  bem na minha frente, olhando para mim... não resisti.

Além do caixote, que é daquele tipo menorzinho, os mais comuns são maiores, também usei a madeira da moldura de dois quadros de serigrafia que fiz nas aulas da faculdade de Indumentária e cuja parte útil da tela, usada para estampar, já tinha se deteriorado com o tempo.

como reutilizar caixotes de feira decoração

A parte mais difícil foi exatamente serrar a moldura dos quadros nos tamanhos que eu queria, pois a madeira era mais grossa. Depois, a dificuldade foi fazer com que a mesa parasse em pé sozinha, pois o ideal era que as pernas pegassem as laterais do caixote e não só embaixo. Mas não ficaria bonito com as madeiras que eu tinha disponível e nem na altura que eu queria. Por isso, coloquei esse retângulo de madeira unindo os pés para dar sustentação.

A mesinha resistiu assim por um bom tempo e eu fui usando-a mesmo sem pintar e sem ter colocado nem mesmo um fundo na parte de cima (uma vergonha, eu sei). Mas ontem, quando finalmente parei para lixar e pintar, tive que acrescentar mais duas ripas de madeira que tirei de outro caixote unindo as pernas nas laterais mais embaixo para reforçar.


Veja também:


como reutilizar caixotes de feira decoração

Para fazer os dois fundos, da parte de cima e da prateleira, eu usei dois pedaços de papel paraná, um tipo de papel bem duro que eu usava para fazer maquetes durante a faculdade e, portanto, já tinha em casa há tempos.

Depois, eu lixei a mesinha toda, usando lixa comum para madeira. E, por último, pintei com tinta PVA branca para artesanato. Um pote de 500ml que comprei há muito tempo e estava com medo que vencesse antes de eu usar, rs. Passei três demãos e ainda sobrou mais da metade do pote, que já tem destino certo.

mesa de cabeceira branca quarto


Agora sim, a mesa está firme e linda, devidamente lixada e pintada. Eu simplesmente AMEI o resultado! Não sei porquê demorei tanto tempo para finalizá-la. É tão boa a sensação de criar um móvel do zero com as próprias mãos. Ainda mais algo que vai ficar no meu quarto e que eu vou usar tanto todos os dias.

Finalizar algo como deve ser feito, com capricho, dá uma sensação tão boa de realização e cuidado. Fora que deixá-la bonitinha, pintada, está me animando para decorá-la com coisinhas fofas, o que eu não tinha vontade antes. E o primeiro objeto da lista será o organizador dos fios dos carregadores do celular e do Kindle.

Além do benefício de chegar ao resultado final e passar a utilizar o móvel, tem também os ensinamentos ao longo do processo. Quando eu a peguei para finalizar ontem, achei que seria molezinha, ia só lixar e pintar e terminar tudo de manhã. 

Mas tive que consertar a parte das pernas antes, pois ficaram bambas. Tive que serrar madeira de novo, bater prego. Fiquei com vontade de desistir e deixá-la do jeito que estava, mas persisti. E isso me fez refletir sobre como o trabalho pesado ajuda a desenvolver a força de vontade e a persistência. 
Fora que me ajudou a extravasar energia represada do stress da semana. Já quero adotar a marcenaria como meu mais novo hobby, rs.

Bom, espero que o post tenha sido útil e te inspire a criar algo com caixotes de feira também para decorar o seu quarto, a sua casa. Você já fez alguma coisa com caixotes? Então, me conta nos comentários!

Postar um comentário

0 Comentários