Como baixar e alargar a cintura (ou cós) de uma calça jeans

como baixar e aumentar cintura calça jeans

Oi, tudo bem com você aí do outro lado da tela? Espero que sim. Por aqui, tudo bem. Sigo em quarentena, saindo de só para trabalhar. Como as aulas (online) da faculdade voltaram, nos próximos meses, devo postar menos aqui no blog devido à correria do semestre. A rotina fica puxada e não consigo manter a frequência de um post por semana, mas duas vezes por mês terá post novo por aqui... eu espero, rs.
 
O de hoje traz mais um conserto de calça jeans, conserto esse que eu estava ensaiando para fazer há meses. Eu comprei esta calça há uns 2 anos atrás e tinha usado pouquíssimas vezes até o ano passado, porém, agora em 2020, estou usando direto para ir trabalhar. 
Eu gosto da cor dela, que é esse índigo bem escuro, de lavagem básica. O jeans com elastano também é bem confortável. O problema mesmo era a modelagem. Isso porque ela tinha uma cintura alta que não é alta de verdade, pois não ia até a parte mais fina do meu tronco, ficava no meio do caminho. 

Foi algo que eu não reparei quando provei antes de comprar e que acabou me incomodando muito ao usá-la porque a calça acaba não vestindo bem, a cintura me aperta e eu ficava usando sempre com o botão aberto. Depois de passar meses assim, eu finalmente tomei vergonha na cara e baixei a cintura dela. E é esse processo de como baixar o cós de uma calça jeans que eu trouxe para mostrar para vocês.


Passo a Passo

O primeiro passo para baixar a cintura de uma calça jeans é descosturar o cós e, para isso, antes é preciso desprender todos os passadores de cinto. Depois, desfazemos a costura que prende o cós à calça.

 
como baixar e aumentar cintura calça jeans

Para quem não sabe, cós e a cintura da calça propriamente dita, esta tira de tecido onde ficam presos o botão e os passadores de cinto. Aqui, eu despreguei totalmente o cós, usando tesourinha de arremate e também estilete para desprender melhor os passadores, que são mosqueados e apresentam uma certa resistência para serem soltos da calça.

Após isso, o passo seguinte é determinar quanto centímetros iremos tirar da altura da cintura. No meu caso, eu tirei mais ou menos 5 cm. Mais na frente do que atrás porque tenho o bumbum grande e não dá para tirar muito, senão o gancho ficaria raso. 

como baixar e aumentar cintura calça jeans

Após marcar com giz de costura o tanto que eu queria tirar, como se vê na foto acima, eu cortei o excesso fora.

como baixar e aumentar cintura calça jeans
Foto mostrando o quanto de tecido foi retirado da altura da cintura.

Após cortar a cintura na altura que eu queria, tive que fazer pences na parte de trás para ajustá-la melhor, pois tenho lordose e minhas calças costumam ficar largas nessa parte. 

como baixar e aumentar cintura calça jeans

Depois disso, eu alfinetei o cós de volta à calça para ver quanto eu teria que emendar para que ele abraçasse a nova cintura, maior do que a antiga. E o cortei no centro da parte de trás para a aplicar a emenda.

como baixar e aumentar cintura calça jeans

Escolhi um retalho de jeans próximo ao tom da calça e o emendei nas duas folhas do cós, como dá para ver na imagem abaixo.

como baixar e aumentar cintura calça jeans

Depois, recosturei o cós de volta a calça.

como baixar e aumentar cintura calça jeans

Infelizmente, como minha máquina é doméstica, não consegue costurar tecidos grossos com linha grossa, que seria o ideal para deixar o cós igual ao que era antes, com pesponto na cor ocre. Mas eu não ligo muito para isso. Recosturei os passadores à mão para não forçar a máquina e tá tudo certo. :)


como baixar e aumentar cintura calça jeans


E cá está ela, com a cintura mais baixa e bem mais confortável do que antes. A emenda no cós não fica nada bonita, mas também não dá para ver no dia a dia. O mais importante é que o problema foi resolvido.

como baixar e aumentar cintura calça jeans

Espero que o post seja útil para você que também está precisando fazer este consertinho em alguma de suas calças.

Postar um comentário

0 Comentários