Porta-alfinetes cupcake em tecido e feltro: molde e como fazer

porta alfinetes cupcake feltro como fazer

Finalmente saiu da gaveta um projetinho de costura que estava há um bom tempo na minha lista de coisas a fazer. Esse alfineteiro de cupcake é uma vontade antiga... O que eu usava há anos para prender meus alfinetes era uma vergonha, um improviso que durou mais do que devia.

Sempre que eu pensava em que formato de porta-alfinetes eu queria, me vinha à cabeça um cupcake. Pesquisei por inspirações fofas no Pinterest e encontrei cada um lindo. Desde o início, eu sabia que não queria fazer de crochê, e sim de feltro ou tecido. E acabei usando os dois materiais.

Eu já tinha feito uma tentativa de cupcake no ano passado, mas não deu muito certo. Não consegui fazer o formato certo da forminha em feltro e deixei o projeto de lado por um tempo. Até que, na semana passada, após pesquisar por alguns moldes, novamente no Pinterest, caiu a ficha de como eu tinha que fazer para dar certo.

Eu não copiei os moldes tal qual nas imagens, nem segui as mesmas medidas. Eles foram mais um guia para eu conseguir acertar como fazer a forminha. Aqui eu vou compartilhar com vocês um pouco do passo a passo de como nasceu este alfineteiro.


Materiais

porta alfinetes cupcake feltro como fazer

Começando pelos materiais, aqui na foto está reunida a maior parte do que eu usei para fazer o porta-alfinetes. Segue a lista:
  • Feltro cor de pele para a forminha; 
  • Um retalhinho de tecido xadrez vichy em tons pastel, para ser a parte de cima, ou recheio;
  • Uma bolinha de feltro vermelho para ser a cerejinha de cima;
  • Um pedaço de fita de cetim vermelha para a alça;
  • Fibra de silicone para o enchimento;
  • Linha de costura; 
  • Agulha; 
  • Tesoura.


Moldes

porta alfinetes cupcake moldes
Esta imagem que encontrei no Pinterest foi o meu ponto de partida para entender como fazer o cupcake. Eu desenhei o molde à mão livre me baseando nas ilustrações. Como se pode ver, o molde da forminha e do recheio são a mesma coisa, apenas cortados em tecidos diferentes.

porta alfinetes cupcake feltro como fazer

Após desenhar o molde, eu o risquei 1X no tecido e outra no feltro com a ajuda de um papel carbono.
O círculo é o fundo da forminha, cortado somente no feltro.

porta alfinetes cupcake feltro como fazer

Aqui eu já estou unindo as duas partes do cupcake pela borda, conforme a ilustração indica lá em cima. Decidi cortar uma bordinha em feltro verde para fazer uma graça a mais. O ponto que utilizei para costurar é o caseado, o mais utilizado em peças de feltro e que eu mostrei como faz neste outro post

alfineteiro cupcake feltro passo a passo

Após unir as duas partes do molde, é só puxar para cima o tecido que será o recheio ou cobertura do cupcake. Aqui ele já está tomando forma e eu estava começando a colocar o enchimento dentro.

porta alfinetes cupcake feltro como fazer

E aqui é o alfineteiro pronto! Depois de colocar o enchimento que achei suficiente, eu franzi a parte de cima em xadrez bem no centro, fechando o cupcake. E arrematei com a bolinha em feltro vermelho, fazendo a cerejinha. A fita de cetim na ponta é opcional. Eu quis colocar porque gosto de usar ele pendurado também.

Gostaram do porta-alfinetes? Bom, eu amei! Além de estar sendo muito útil, ficou uma fofura!

Postar um comentário

0 Comentários