Afiliados de produtos físicos - Como fazer vendas e receber comissões

Imagem: www.freepik.com

Eu já contei aqui no blog a minha experiência trabalhando com programas de afiliados de produtos digitais e também com afiliados CPC (custo por clique). 

Mas já tinha bastante tempo que eu queria trazer também a minha experiência com programas de afiliados de produtos físicos, porém, a correria do dia a dia e a vontade de falar sobre os temas principais do blog impediram. Mas eis que hoje nasceu o post! 


Como funciona?

Desde o início do blog, eu sempre busquei monetizá-lo de diferentes formas, e os programas de afiliados de produtos físicos são uma delas. 

Nestes programas, o afiliado divulga produtos físicos, como roupas, eletrônicos, móveis e eletrodomésticos etc, através dos seus links exclusivos de afiliado e recebe comissões toda vez que alguém faz uma compra através dos seus links.

Daí vem também o nome deste tipo de monetização: programas de afiliados CPA (custo por ação). Isso quer dizer que o afiliado só ganha mediante uma ação por parte da pessoa que acessou o seu link, no caso, a compra do produto divulgado.

Diferentemente dos programas de afiliados CPC (custo por clique) ou CPM (custo por mil exibições), em que o afiliado recebe um pequeno valor toda vez que alguém clica nos anúncios ou os mesmos são exibidos nas páginas do seu site.


A realidade de trabalhar com afiliados CPA

Daí você já pode ter uma ideia de que os programas de afiliados de produtos físicos são os mais difíceis para ganhar dinheiro. Porque você só ganha se conseguir convencer os visitantes do seu site ou anúncio a comprar os produtos que você está indicando.

Mandando a real, desde o início do blog, os meus resultados com este tipo de monetização são bastante irrisórios. As vendas são bem esporádicas e as plataformas sempre têm um valor mínimo de pagamento, com isso, se torna difícil realmente chegar a receber as comissões.
 
As primeiras vendas que eu fiz, pela Awin, por exemplo, a antiga Zanox, eu nunca recebi. O valor ficou retido quando a plataforma decidiu que não trabalharia mais com afiliados pessoa física e simplesmente bloqueou o meu acesso. :/

Ao longo dos anos, eu já testei várias plataformas CPA: Zanox, Lomadee, Afilio, Amazon Associados, Shopee, Rakuten, ActionPay,... 

Atualmente, estou trabalhando também com a LTK, antiga RewardStyle. Já fiz algumas vendas por lá, mas ainda estou muito longe de atingir o saque mínimo de 100 dólares. A única até hoje onde eu consegui fazer vendas e sacar a comissão foi a ActionPay.


Como eu faço vendas com afiliados CPA?

Não tem segredo, as minhas vendas como afiliada de produtos físicos são escrevendo posts falando sobre os produtos. No caso de roupas, eu escrevo falando sobre looks, por exemplo, de preferência alguma tendência. Aí vou mesclando texto, onde eu insiro os links, com fotos dos produtos para chamar a atenção do leitor.

É muito boa a sensação de fazer vendas através de algo que eu escrevi. Significa que alguém confiou na minha opinião a ponto de comprar um produto que eu indiquei. E o que mais me surpreendeu foi ter conseguido fazer uma venda internacional!


Minhas vendas pela ActionPay


As vendas que eu fiz pela ActionPay foram de roupas. Eu fiz dois posts com links de lojas de roupas diferentes, uma gringa e outra nacional. No fundo, eu não achei que conseguiria fazer uma venda para fora do país, mas aconteceu. 

E o que me ajudou a atingir a comissão mínima para pagamento foi justamente o fato de uma parte ter sido em dólar. Ao converter, a soma dos valores foi acima de R$50, o mínimo para saque na ActionPay.


A ActionPay paga mesmo? Como receber?

A ActionPay não é tão conhecida quanto uma Lomadee, por exemplo. O seu dashboard também não é lá muito intuitivo, mas sim, a ActionPay é confiável e realmente paga seus afiliados

Após entrar em contato com eles, eu recebi o valor da comissão bem rápido. Coisa de 3 dias depois já estava na minha conta. E eu fui atendida por uma pessoa mesmo, no caso, a minha gerente na plataforma.

Comprovante de pagamento da ActionPay. O limite mínimo de pagamento é de R$50.
Recebi 51,62 após a conversão de uma parte da comissão, que foi em dólar.

A parte ruim é que, pelo que ela me explicou na época (em 2020), o pagamento precisa ser sempre solicitado via e-mail. Não dá para simplesmente entrar na plataforma e sacar você mesmo o valor.

Mas, como a equipe é bem solícita, eu não enxergo isso como um grande problema. A parte mais difícil continua sendo vender, rs. Desde então, eu não tive novas vendas pela ActionPay. 


Uma coisa que com certeza dificulta é o fato da plataforma não ter muitas marcas grandes, a maioria é meio desconhecida. Mas, ainda assim, se você tem melhores resultados do que eu com afiliados CPA, vale a pena se cadastrar lá.


Conclusão

Ganhar dinheiro com programas de afiliados não é nada fácil como muita gente divulga por aí para vender curso, especialmente afiliados de produtos físicos. Os primeiros resultados são tímidos, demoram a aparecer.

É um trabalho que exige estudo, dedicação e, principalmente, insistência. Eu, como não sou muito chegada em desistir, ultimamente, tenho testado outras estratégias de venda num outro projeto meu. Vamos ver no que dá.

Postar um comentário

2 Comentários

  1. OLÁ, EU ME CADASTREI EM UMA LOJA, FOI MUITO BOM SABER COMO RECEBER A COMISSÃO SOU NOVA NA ÁREA, UM POUCO TÍMIDA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Seja bem-vinda ao mundo dos programas de afiliados. A parte mais difícil, na verdade, não é receber, mas fazer as vendas. Sucesso!

      Excluir

Olá! Obrigada pela visita. Deixe seu comentário, que eu responderei o mais breve possível. Selecione a opção NOTIFIQUE-ME para ser avisado assim que for respondido.