Caixa organizadora de produtos de beleza feita com papelão reaproveitado

Organizador de objetos caixas de papelão recicladas

Eu assumo que sou a louca das embalagens, rs. Tenho mania de guardar todas aquelas que pareçam ter algum potencial para continuar sendo úteis em outras funções além da original. Sei que este hábito pode facilmente me transformar numa pessoa acumuladora. E talvez eu já seja sem saber...rs.

Mas o fato é que não consigo simplesmente descartar mais uma coisa no lixo sem pelo menos tentar prolongar sua vida útil. Claro que não consigo (ainda) dar uma nova utilidade para todas as embalagens que chegam até mim. Mas sou bem sucedida em boa parte das tentativas.

É um pote de creme que vira organizador de material de biju, uma caixa de sapatos que passa a guardar aviamentos, garrafa pet pequena que uso para guardar agulhas de crochê, caixa de fósforos grande que separo em seções internas para organizar alfinetes de segurança de diferentes tamanhos e por aí vai...

E não reutilizo apenas o "lixo" gerado por mim mesma, mas os da família também. Meu irmão, por exemplo, é um ávido consumidor de produtos de informática e está sempre jogando fora umas caixinhas bem interessantes, que são rapidamente resgatadas do lixo por mim, rs. E foi exatamente com algumas destas caixinhas que eu fiz o organizador de objetos que trouxe para mostrar para vocês hoje.

Eu tinha vários potes de produtos de beleza que ficavam soltos na minha estante fazendo uma tremenda bagunça. Depois de passar muito tempo pensando em possíveis soluções para o problema, eis que me veio à cabeça a ideia de montar um organizador usando as caixinhas de papelão descartadas pelo meu irmão e que eu vinha guardando.

Jogar tudo dentro de uma única caixa não iria resolver. Os potinhos continuariam desorganizados. Eu precisava de um objeto que fosse separado em compartimentos. Então, resolvi usar 3 caixinhas para fazer o meu organizador.

Veja também:


Organizador de objetos caixas de papelão recicladas


Sei que as fotos não estão boas, mas são as únicas que restaram. A 1° imagem mostra como eram as caixas antes. Apesar de aparecerem 5 caixas, eu usei apenas as 3 que estão marcadas com bolinhas vermelhas.

Repare que, uma delas, que veio com caixinhas de som de computador, eu já havia adaptado para organizar alguns produtos. E usei a forma dela como guia pro design de todo o organizador, cortando as outras 2 caixas no mesmo formato. Após cortá-las, eu usei cola e grampeador para uni-las. É o que se pode ver na imagem 2.

A base do organizador estava montada. Faltava agora dar acabamento. Para cobrir a parte interna das caixas, eu usei tinta para tecido mesmo, pois eu já tinha em casa. Eu havia comprado um potinho para restaurar minha sapatilha rosa e sobrou. Mas você pode usar tinta acrílica ou PVA que o resultado fica até melhor.

Já para a parte externa, eu resolvi fazer uma colagem de recortes de revistas. Eu adoro fazer colagem! E, para esta, eu queria imagens que fossem bem femininas e que remetessem ao universo da beleza. O resultado foi esse:


Organizador de objetos caixas de papelão recicladas
Organizador pronto após a pintura da parte interna e aplicação de colagem de revistas + durex
transparente na parte externa. Repare que acrescentei divisórias na frente para organizar
melhor potinhos menores.

Para conservar a colagem e dar este aspecto plastificado, eu apliquei fita durex larga sobre toda a superfície externa do organizador. O ideal seria usar contact transparente, mas eu me virei com os materiais que eu já tinha em casa. O durex formou dobrinhas em algumas partes, mas, apesar deste defeito, eu gostei bastante do resultado. E isso pode acontecer mesmo usando contact.

Organizador de objetos caixas de papelão recicladas
Aqui é o organizador já com os produtinhos dentro.

Eu simplesmente AMO este organizador! Ele é muito útil e resolveu um problemão! Agora boa parte dos meus produtinhos de beleza está organizada e de fácil acesso quando preciso usar.

Organizador de objetos caixas de papelão recicladas
Ah, e tem colagem na parte de trás também, com a cantora
Rita Ora na maior vibe. :)

Considero este um dos melhores reaproveitamentos que já fiz, pois o resultado ficou muito bonito e prático. Pelo menos eu gostei muito. Além disso, consegui dar um novo uso para um material que iria pro lixo...

Aqui vai uma lista de todos os materiais que usei:

  • 3 caixas de papelão pequenas;
  • grampeador;
  • cola;
  • recortes de revistas;
  • 1 pote pequeno de tinta (pode ser acrílica, PVA ou mesmo de tecido);
  • durex transparente largo (ou contact transparente para evitar emendas);


E você, o que achou deste organizador
Já fez algo parecido reaproveitando materiais que seriam descartados? 
Conta para mim nos comentários!

Postar um comentário

0 Comentários