Customização de camiseta com inspiração nos trajes tehuanos de Frida Kahlo

Assim como outras milhares de pessoas mundo afora, também sou fã da artista mexicana Frida Kahlo. E há bastante tempo. Admiro muito a forma como  ela encarou todas as adversidades que lhe acometeram, que não foram poucas. E, inclusive, já fiz um post no meu outro blog falando sobre sua maneira única de transformar dor em arte e seguir em frente apesar de tudo. 

Frida não usou apenas a sua arte como forma de resistência, mas também as suas próprias roupas. Ela se encantou pelas vestimentas típicas usadas pelas mulheres da região de Tehuantepec, no sul do México, e as adotou como figurino predileto.

As mulheres tehuanas eram conhecidas por sua força e coragem, tendo formado uma sociedade matriarcal onde tudo era controlado por elas. Além da vontade de aproximar sua imagem à dessas mulheres e resgatar tradições mexicanas no momento em que seu país passava por uma Revolução, Frida também apropriou-se dos trajes tehuanos como uma forma de tirar a atenção de suas imperfeições físicas, construindo para si mesma uma imagem exuberante e única.

Este ano eu fui a uma exposição sobre Frida Kahlo na Caixa Cultural aqui do Rio e pude ver de perto réplicas de alguns trajes tehuanos que pertenceram a ela.

Exposição Frida Kahlo Caixa Cultural
Réplicas dos trajes típicos mexicanos usados por Frida.
Fotos tiradas por mim na exposição Frida Kahlo-Conexões entre mulheres surrealistas no México.

Pena que não eram suas roupas originais. Mas foi muito interessante ter visto os trajes de perto, mesmo sendo apenas réplicas. Após a visita a esta exposição, eu tive a ideia de customizar uma camiseta tendo como inspiração as vestimentas típicas tehuanas usadas por Frida.


Pesquisa Frida Kahlo trajes tehuanos
Imagens que eu pesquisei na internet para complementar
minhas referências.

A camiseta que eu escolhi para este trabalho, mais uma vez, é da Riachuelo. Juro que (infelizmente) não recebo nem um real da loja para falar das camisetas dela aqui. rs Eu realmente compro pelo custo benefício. E, desta vez, escolhi a cor roxa.

Camiseta Riachuelo Customização


Como materiais para esta customização, eu escolhi reaproveitar sobras de tecidos da fábrica em que eu trabalhava, utilizando mais especificamente as ourelas. Para quem não conhece o termo, ourelas são as bordas em cada lateral da largura do tecido, que dão acabamento e impedem que ele desfie. Veja na foto:

Reaproveitar ourelas de tecido

Esta parte do tecido é sempre retirada durante o corte das produções numa fábrica e costuma ir direto para o lixo. No máximo, as tiras são aproveitadas para amarrar os lotes das peças cortadas. Mas, ao longo do processo de montagem das peças, não tem jeito, seu destino acaba sendo o lixo.
Como eu sempre achei as ourelas uma parte interessante do tecido pelo seu aspecto desfiado e, às vezes, multicolorido, resolvi fazer este trabalho de reaproveitamento salvando a vida de algumas delas.

Além de ourelas, também reaproveitei uma das bandeiras desta cartela de tecido abaixo. Este é mais um material que, invariavelmente, tem como destino o lixo após cada virada de coleção, pois as tendências de estampas muda m constantemente. E, às vezes, as cartelas são descartadas até mesmo antes disso. Quando o estoque dos tecidos se esgota no fornecedor, elas não têm mais utilidade alguma. Aliás, têm sim! E por isso eu a resgatei de seu destino.

Reaproveitar cartelas de tecido


Eu peguei então a camiseta, as ourelas de tecido, uma bandeira de tecido estampado e mais um pedaço de renda que eu já tinha aqui em casa e fiz esta customização inspirada nos trajes tehuanos tão amados por Frida Kahlo.

Camiseta customizada com inspiração Frida Kahlo

Este é o resultado final. É minha pequena homenagem a esta artista tão importante.

Qual a sua relação com Frida Kahlo? Também é fã? O que acha especificamente das roupas que ela usava? Conta aí nos comentários!

 Coleção Chico Rei + Frida Kahlo

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Eu sou mega fã, Frida é minha inspiração para a vida. Amei a customização, me deu varias ideias.

    ResponderExcluir
  2. Frida é tudo, né?! Essa mulher segue inspirando o mundo inteiro mesmo tanto tempo depois de sua partida...
    Ah, que legal! Fico feliz em saber que meu trabalho te inspirou!
    Visitei seu blog também e adorei. Ele ainda está bem no início, mas já cativa quem lê, pois dá para ver que o que você escreve vem da alma. Vou acompanhar.
    Bjo

    ResponderExcluir

Olá! Obrigada pela visita!
Deixe a sua dúvida ou opinião que eu responderei o mais breve possível. Selecione a opção NOTIFIQUE-ME para ser avisado assim que o seu comentário for respondido.