Camisas masculinas-Tipos de colarinhos:como identificar e escolher

colarinhos camisas masculinas

Como eu já cheguei a contar aqui no blog há um tempo atrás, eu trabalhei como Estilista em uma camisaria durante alguns longos anos. E, durante esse período, tive a oportunidade de aprender bastante coisa sobre camisas. Pude me familiarizar com o seu processo de fabricação, conhecer os principais tecidos utilizados e aprender sobre seus detalhes técnicos, como tipos de colarinhos, entretelas utilizadas e principais modelagens.

Mais do que participar do processo de confecção de camisas e criar diferentes modelos, eu aprendi a amar esta peça de roupa e não vivo mais sem. Por isso, resolvi compartilhar aqui um pouco do que aprendi sobre este item tão essencial do guarda-roupa contemporâneo, tanto feminino quanto masculino.

E, como o assunto é bem abrangente, estou dando início hoje a uma série de posts sobre os segredos de uma boa camisa. Vou começar pelas camisas masculinas, mostrando seus detalhes e particularidades, e depois entraremos no universo das peças femininas.

E o primeiro post da série é sobre a parte mais importante da camisa, aquela que mais chama a atenção e que entrega logo a qualidade da peça: o colarinho. Segue uma lista dos seus principais tipos:


Colarinho Clássico ou Francês

colarinho francês
Colarinho Francês
Foto: dudalina.com.br/blog

É o tipo mais popular e também o mais democrático, pois vai bem com todos os tipos de rostos e nós de gravata.


Colarinho Inglês

colarinho inglês
Colarinho Inglês
Foto: dudalina.com.br/blog

Muito parecido com o clássico, o colarinho inglês tem a gola com pontas mais alongadas e faz uma ótima combinação com ternos slim fit. Não vai bem com rostos finos.


Colarinho Italiano

colarinho italiano
Colarinho Italiano
Foto: dudalina.com.br/blog

Com seu formato aberto e pontas mais curtas, a gola italiana tem uma pegada moderna e favorece rostos mais finos. Nós de gravata maiores funcionam melhor com este modelo.

O colarinho italiano possui variações com uma abertura frontal maior e pontas mais curtas que imprimem ainda mais personalidade ao look.

colarinho italiano
1) Colarinho italiano com abertura maior.
Foto: usereserva.com



Colarinho Americano

colarinho americano
2) Colarinho americano
Foto: lojasrenner.com.br

Bastante casual e despojado, o colarinho americano tem como marca registrada os botões na ponta da gola. Os mais moderninhos costumam usá-lo com gravata, bem ao estilo dos antigos colégios ingleses.

colarinho americano
Colarinho americano com gravata.
Foto: modaprahomem.com.br

Colarinho curto

Independente do formato da gola, uma tendência que vem se firmando cada vez mais nos últimos anos é o colarinho curto. Seja clássico, inglês, italiano ou americano, a palavra de ordem é usar golas com pontas cada vez menores

colarinho curto
Até a formalidade do look social
se rendeu ao colarinho curto
Foto: dudalina.com.br
Do look mais formal ao mais despojado e, geralmente combinado a uma modelagem slim, o colarinho curto sempre imprime um visual moderno e antenado a quem o veste.

colarinho curto
3) O colarinho curto imprime uma atitude 
moderna e descolada.
Foto: usereserva.com

Gola Padre ou Mandarin Collar

gola padre ou mandarim
4) Gola padre ou Mandarin
Foto: lojasrenner.com.br
A gola padre, esta que não possui a parte de cima do colarinho, mas apenas a sua base ou , também é conhecida lá fora pelo nome de Mandarin Collar por causa de sua influência oriental.

Costuma receber olhares tortos e normalmente demora a deixar as araras das lojas, mas já deixou de ser uma simples tendência sazonal há um tempo, tendo entrado para a coleção básica de boa parte das redes de varejo. Funciona bem em looks mais despojados.


Gola Smoking

gola smoking
Colarinho quebrado: o mais formal de todos.
Foto: homemdicas.com.br

Também conhecida como colarinho quebrado, este é o tipo de gola mais formal entre todos. Indicado para ocasiões em que seja exigido o traje black-tie, sendo normalmente combinado com gravata borboleta.

Bom, estes são os 7 tipos de colarinhos utilizados nas camisas masculinas. O próximo post desta série vai trazer para vocês as principais modelagens de camisa disponíveis no mercado e como escolher qual a que combina melhor com o seu corpo e estilo.

Compartilhe:


6 comentários

  1. Gostei do posto. Cumpre o que promete: fala de colarinho.
    Direto e fluido. Gostei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cassia. Que bom que gostou do post!
      Obrigada pelo feedback.

      Excluir
  2. Olá quais as principais exigências dos usuarios de camisas sociais masculina?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Depende do público. Assim como há diversos estilos de camisas, os usuários de cada uma também tem exigências diferentes em relação ao produto.

      Excluir
  3. Gostei. Foi bem útil pra mim. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que o texto te ajudou de alguma forma, Karlenne! Obrigada pela visita. :)

      Excluir

Olá! Obrigada pela visita!
Deixe a sua dúvida ou opinião que eu responderei o mais breve possível.
Selecione a opção NOTIFIQUE-ME para ser avisado assim que o seu comentário for respondido.