Mandala de Crochê reaproveitando Linhas e Miçangas + Gráficos

Mandala Crochê Reaproveitamento de Materiais

Esta semana eu fiz minha primeira mandala de crochê! ❤ Sim, apesar de crochetar há muitos anos, até hoje eu ainda não tinha confeccionado nenhuma mandala. Não por falta de vontade, mas de tempo mesmo. Sempre tem alguma encomenda para fazer, algum modelo novo para tirar do papel, as outras demandas da vida... e acaba que fazer crochê simplesmente por hobby vai ficando em segundo plano.

Mas, desde o mês passado, eu venho tentando mudar algumas coisas na minha rotina para conseguir criar tempo para me dedicar a coisas que eu passo a vida dizendo que vou fazer e nunca faço. E a mandala de crochê foi um desses desejos antigos que finalmente saiu do território das ideias para o mundo real.

Na verdade, a mandala que eu fiz é bem simples, pois foi confeccionada a partir de uma argola antiga que tenho há muitos anos e que mede apenas 9 cm de diâmetro. Então, a quantidade de pontos e cores foi pensada para caber neste tamanho.

Os demais materiais também são reaproveitados. Eu utilizei vários restinhos de linha que tenho há muito tempo e algumas miçangas também antigas. Então, além de toda a questão do simbolismo da mandala, tem também o reaproveitamento de materiais. Projetinho puro amor. ❤

Mandala Crochê Reaproveitamento de Materiais


Já em relação aos pontos utilizados, eu procurei por gráficos no Pinterest até encontrar algum que se encaixasse melhor. Estas são algumas das opções que salvei por lá.

Mandala Crochê Gráfico Receita

Mandala Crochê Gráfico Receita

Mandala Crochê Gráfico Receita
Confira mais gráficos na pasta de Mandalas que criei lá no Pinterest.

Mandala Crochê Gráfico Receita
Gráfico que segui como base pra mandala, mas fazendo alterações.

Eu me baseei mais neste último gráfico, mas não o segui totalmente, fui adaptando a receita enquanto fazia. E gostei bastante do resultado, mas usei menos cores do que havia imaginado. Além disso, acho que a mandala teria ficado mais bonita se o círculo de pontos em laranja tivesse sido feito também em rosa. Mas tudo bem, eu não quis desmanchar só por causa disso.

Mandala Crochê Passo a passo

Mandala Crochê Passo a passo


Significado da Mandala

Eu sempre fui apaixonada por mandalas! Acho lindas! As cores, as formas geométricas, o formato circular, toda a combinação de elementos sempre me hipnotizou. E tem cada mandala linda de crochê! Eu salvei várias lá no Pinterest quando estava buscando inspirações.

Mas, após fazer a minha, eu fiquei com vontade mesmo foi de saber a real origem das mandalas. Então fui pesquisar a respeito e fiz um pequeno resumo das informações que encontrei:

Mandala, em sânscrito, significa círculo, sendo encontrada em religiões como o budismo e o hinduísmo. É uma representação geométrica da dinâmica relação entre o homem e o cosmo. Usada como instrumento para meditação entre os monges tibetanos por favorecer a concentração, a mandala simboliza o universo e a busca pela espiritualidade.

Para os índios nativos americanos, a mandala teria o poder de proteger e afastar os maus sonhos e espíritos malignos. Por isso, é também chamada de filtro dos sonhos. Para ler mais a respeito, acesse: todamateria.com.br/mandala/  pt.wikipedia.org/wiki/Mandala

Mandala Significado - Crochê Natureza Reconexão

Eu amei fazer esta humilde mandala com minhas próprias mãos e usando coisas que eu já tinha em casa. Foi como fazer a energia circular usando a criatividade para reunir materiais que estavam parados aqui.

Foi tudo bem significativo para mim, pois a mandala representa a busca pela conexão com o universo, a busca por harmonia. E eu estou num momento em que estou focando fazer as coisas com mais calma, sem pressa, apenas me entregando ao processo e deixando fluir. E esta mandalinha foi uma criação bem simbólica, como o marco de uma nova fase.

E você, também gosta de mandalas? Já fez alguma com suas próprias mãos, seja de crochê ou algum outro material / técnica? Conta para mim aqui nos comentários!

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Olá Tamara!
    Amei sua mandala...Ficou linda
    Estou passando por um momento muito triste na minha vida, perdi minha filha de 20 anos
    E ela amava mandala... e uma coisa que comecei a fazer, foi crochê, tem me ajudado a passar os dias, a tentar viver sem a sua companhia. E com a ajuda da internet fiz alguns trabalhos até que bonitos, e agora estava procurando alguma ideia para fazer algo para dar para duas amigas dela muito especiais e foi quando encontrei seu blog.. E o significado me fez querer fazer ainda mais...obrigada.
    Renata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Renata!
      Nossa, que triste. Meus sentimentos...
      O crochê e outros trabalhos manuais são uma ótima ferramenta terapêutica. Com certeza irá ajudar a encarar esta perda. E, se ela amava mandalas, você poder fazê-las com suas próprias mãos em memória dela terá uma importância ainda maior.
      Fico feliz em saber que o post te ajudou de alguma forma.
      Beijo
      Muita luz!

      Excluir

Olá! Obrigada pela visita!
Deixe a sua dúvida ou opinião que eu responderei o mais breve possível. Selecione a opção NOTIFIQUE-ME para ser avisado assim que o seu comentário for respondido.