5 Anos de Cabelo Crespo Natural: Pontos Positivos e Negativos

5 Anos Cabelo Crespo Natural

Neste 15 de setembro de 2019, dia em que completo 34 primaveras, estou aqui escrevendo este post, não para falar exatamente das minhas mais de 3 décadas de vida. Mas para celebrar outro acontecimento marcante para mim também ocorrido no mês de setembro.

Estou completando 5 anos livre da dependência química! rs A última vez que eu relaxei o cabelo foi em 10 de setembro de 2014. Nossa, passa muito rápido... Parece que foi ontem que eu entrei em transição pela segunda vez, ainda cheia de dúvidas e inseguranças sobre o que estaria por vir. Sem saber como era o meu real cabelo, se ele formaria cachos ou não, se eu conseguiria cuidar dele da forma correta e, principalmente, sem saber se eu me sentiria bem usando as madeixas naturais.

Hoje, 5 anos depois, só tenho a dizer que a decisão de deixar o meu cabelo natural foi uma das mais acertadas que eu já tomei na vida! Nunca estive tão satisfeita com o meu cabelo e com a minha própria aparência quanto agora. Retornar ao natural foi como fazer as pazes com uma parte de mim mesma com a qual eu estava brigada. Me sinto mais bonita, mais autêntica, mais eu.

Para além da estética, o longo processo de retorno ao cabelo natural me fez ver que eu sou uma pessoa forte. Pois, como eu contei nos posts sobre a transição, esta foi uma empreitada que eu encarei totalmente sozinha, sem o apoio de ninguém.

Leia os posts anteriores:

Eu passei 1 ano em transição esperando o cabelo natural crescer para poder cortar, saindo todos os dias para trabalhar, sem saber como me arrumar de manhã conforme a raiz ia ficando grande e as duas texturas diferentes pareciam lutar uma contra a outra.

Tive que lidar com os olhares tortos dos colegas de trabalho, falta de apoio da família e os comentários preconceituosos do antigo patrão. Isso tudo somado às minhas próprias inseguranças e ao desconhecimento de como cuidar do crespo natural. Mas eu consegui superar tudo isso e seguir adiante com o meu objetivo. Até hoje, não me arrependi nem por um minuto de ter deixado de usar química e nem penso em voltar a usar um dia. 

5 Anos Cabelo Crespo Natural
Eu e o meu crespo natural em 2016, 2017, 2018 e agora em 2019.
Eita efeito encolhimento. :)
Mas claro que não serei hipócrita em dizer que, neste período, tudo tem sido flores. Usar o cabelo crespo natural tem sim os seus pontos negativos. Como dá para ver na foto, o efeito encolhimento do meu tipo de cacho (4a) é muito grande e isso frustra um pouco porque os anos passam e você está sempre com a mesma cara. Porém, quanto a isso não há o que fazer, somente aceitar. Eu estou careca de saber que relaxar para "soltar os cachos" não é solução. 

Além disso, o fator encolhimento não é o que mais me incomoda, e sim o tempo que eu gasto a cada lavagem. Eu pensei que, com o passar do tempo e o comprimento maior, ficaria mais fácil e rápido cuidar do meu cabelo. Pura ilusão. Continuo gastando as mesmas horas que eu gastava lá no início. Isso realmente me frustra bastante.

Mas, mesmo com estes 2 pontos negativos, valeu muito a pena retornar ao natural! Hoje eu tenho um cabelo muito mais saudável, com cachos muito mais bonitos e definidos do que nos anos de relaxamento.

Hoje não terceirizo mais os cuidados com o meu cabelo. Sou totalmente dona do processo e não fico mais presa a nenhuma marca ou salão específico. Sou livre para cuidar das minhas madeixas da forma que eu quiser.

Vez ou outra aparece alguém querendo dar pitaco, perguntando porque eu não relaxo para "soltar os cachos" ou porque eu não uso ele black com mais volume. Eu repondo que gosto de usar ele exatamente assim, com os cachos naturais como são, porém definidos e com menos volume. E estamos nos dando muito bem, obrigada.

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Ninguém tem que dar pitaco mesmo não! Você feliz com seu cabelo é o que importa! Parabéns pela decisão.

    ResponderExcluir

Olá! Obrigada pela visita!
Deixe a sua dúvida ou opinião que eu responderei o mais breve possível. Selecione a opção NOTIFIQUE-ME para ser avisado assim que o seu comentário for respondido.