Como alargar uma calça jeans que ficou apertada (pelo fundo)

como alargar uma calça jeans apertada


Postzinho rápido só para mostrar o conserto que fiz no fim do ano passado em uma calça muito antiga, que eu já não usava há bastante tempo, mas fui obrigada a resgatar. Isso porque uma das calças que eu mais usava para trabalhar simplesmente rasgou na parte de trás enquanto eu tentava vesti-la puxando-a pelos bolsos para passar pelo quadril.

Eu estava com somente 2 calças de cós baixo disponíveis para trabalhar. As outras são de cintura alta. E nem todo dia a gente tá afim de usar cintura marcada, não é mesmo?! Às vezes quero trabalhar mais relaxada, usando cós baixo.

Quando a calça rasgou numa sexta-feira de manhã, eu pensei: não posso ficar só com uma calça de cintura baixa, vou ter que comprar outra, e rápido. Vou assim que sair do trabalho hoje... Só que aí bateu uma preguiça monstra de bater perna de loja em loja, experimentando várias e várias peças até encontrar alguma calça com a modelagem boa e que vestisse bem. Aí, eu pensei: melhor eu tentar consertar alguma das calças que eu já tenho paradas lá em casa... Vou poupar tempo, stress e dinheiro.

E esta foi a calça escolhida. Ela já está um pouco castigada, mas para ralar todo dia lá na fábrica está ótimo, rs. Eu a comprei na CeA há pelo menos uns 7 anos atrás. O motivo de eu tê-la deixado encostada foi que, de repente, minha bunda passou a não caber mais dentro dela. Assim, do nada... Não sei o que aconteceu, rs. 

Como alargar aquela calça jeans apertada

Então, para voltar a usá-la eu precisava aumentar o gancho (ou o fundo) dela. E foi o que eu fiz. O procedimento é bem simples. Olha só!

O primeiro passo foi desmanchar a costura entre as pernas e procurar algum pedaço de jeans o mais parecido possível com o tecido da calça para fazer a emenda. O retalho que eu consegui não é lá tão parecido assim, mas era o que tinha.

Confira outros consertinhos de jeans:



Como alargar calça jeans

Depois, foi a hora de cortar o retalho. Confesso que calculei no olhômetro qual seria o tamanho da emenda. E, com a ajuda de uma régua de modelagem, desenhei o formato seguindo a mesma curvatura do gancho original da calça. Como se pode ver na foto abaixo:

Como alargar calça jeans

É importante frisar que a emenda precisa ir afinando conforme o comprimento avança para baixo nas pernas. A largura não pode ser a mesma do fundo, entendeu? Por último, eu costurei à máquina o retalho, unindo as duas partes do fundo da calça.

 E foi assim que ficou. Calça alargada e pronta para voltar a ser usada. 

Como alargar calça jeans

E aqui é como ela ficou no corpo. A vantagem de alargar uma calça pelo gancho e não pelas laterais é que a emenda fica mais escondida. Tanto que, de frente, nem dá para perceber.

Como alargar calça jeans

Somente olhando para a perna de lado é que dá para perceber a emenda. Isso porque o tecido que eu usei não foi o ideal, mas se ele tivesse a cor mais próxima da calça, não daria nem para perceber. Mas, mesmo assim, gostei do resultado, pois, o objetivo principal foi quebrar o galho e poder voltar a usar a calça. E para trabalhar somente.

Como alargar calça jeans
Reparem que a emenda precisa ir afinando ao longo do comprimento, para acompanhar o formato das pernas da calça.

Como a maioria das mulheres passa por este problema de perder calças jeans porque elas passam a não caber mais devido aos quilinhos extras, eu quis trazer este conserto aqui pro blog para ficar como uma prova de que dá para salvar aquela calça apertada, sim!


Postar um comentário

0 Comentários