sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Aumentando o Comprimento de um Short Jeans Cintura Alta

Aumentar Comprimento Short Jeans Cintura Alta

Sabe quando o seu guarda-roupa não combina mais com você? Pois é, eu estou convivendo com esse problema já há um bom tempo. Tenho uma pilha de roupas encostada aqui no quarto esperando que eu tenha tempo de repaginá-las. Casa de ferreiro... E todos os meus shorts hot pants fazem parte desta lista.

Eu sempre achei lindo short jeans de cintura alta, e até uns anos atrás, era praticamente impossível de encontrar para comprar. Até que ele virou tendência há alguns verões e, desde então, se tornou item permanente nas coleções da maioria das lojas.

Lembro que, logo que isso aconteceu, eu fiquei enlouquecida e comprei vários num curto espaço de tempo, meio que para estocar (rs) com medo de que ele saísse de moda novamente. Que bom que isso não aconteceu e as hot pants continuam aí firmes e fortes.

Mas, apesar de amar este tipo de short, usá-lo sempre exigiu um certo trabalho da minha parte. Como eu tenho a cintura fina e o quadril largo, eu sempre tenho que ajustar TODOS os shorts jeans que eu compro. E, quando somente dar pences na cintura não é o suficiente, eu tenho que diminuir a largura do short na lateral e cortar mesmo o cós, diminuindo e costurando de novo. Ou seja, uma mão-de-obra.

Só que, ultimamente, eu tenho vivido um outro dilema com as hot pants. É que eu não me sinto mais à vontade usando short curto. Ou talvez nunca tenha me sentido à vontade de verdade. Mas achava que devia usar porque assim é "mais descolado" do que short mais comprido. Aquela coisa de tentar se encaixar...

Só que cada um tem um corpo, e deve procurar conhecê-lo e entender o que lhe cai melhor ou não. Eu sei que hoje vivemos na era do você pode usar o que quiser, mas eu, tendo quadril e bumbum grandes e coxas grossas, não me sinto bem usando short curto. Me sinto estranha, vulgar e sempre ouço muita besteira na rua quando saio assim.

Então, após decidir que eu não usaria mais short jeans curto, nasceu uma outra questão: como aumentar o comprimento dos shorts sem ficar estranho ou parecendo uma emenda? Porque como cada jeans tem uma tonalidade e passa por uma lavagem diferente, fica difícil encontrar um outro jeans que bata certinho com ele.

Tenho me debatido com isso há meses, até que, há algumas semanas atrás, revirando a minha bagunça, me veio a ideia de como resolver o problema de pelo menos um desses shorts encostados.

Aumentar Comprimento Short Jeans Cintura Alta

Quando eu esbarrei com estes 2 shorts, percebi que eles têm a cor e a lavagem bem parecidas. Eu comprei os 2 na CeA em épocas diferentes. O de cintura baixa nunca deu certo porque ele tem o fundo muito baixo, então, quando eu ando, as pernas dele enrolam e sobem. Eu tentei consertar mais de uma vez e continuou a mesma coisa. Então, larguei de mão e não iria mais usar.

Já o da esquerda, de cintura alta, eu amo! E queria muito voltar a usar. Então, decidi sacrificar o outro, cortando as pernas dele, para salvar este emendando as pernas nele e deixando-o mais comprido.

Decidido isso, eu pus as mãos à obra. E, como na verdade eu nunca gostei muito do zíper que ele tinha nas laterais, aproveitei e comecei o conserto por esta parte, abrindo os 2 lados e retirando.

Aumentar Comprimento Short Jeans Cintura Alta

Com a saída dos zíperes, após costurar as laterais novamente, o short ficou naturalmente mais apertado, inclusive na cintura. Então, eu aproveitei que teria que diminuir a largura do cós e desmanchei as 2 pences das costas, tirando toda a diferença de largura do quadril pra cintura nas laterais. Fazendo isso, o cós passou a ter uma emenda dos lados, o que não é lá muito bonitinho. Mas não dá para fazer omelete sem quebrar os ovos, né.

Aumentar Comprimento Short Jeans Cintura Alta
O cós sobrando após o ajuste das laterais. Depois disso, eu cortei esta sobra e uni a cintura novamente.
Após estes primeiros ajustes necessários, eu parti pro conserto mais esperado: o aumento do comprimento do short. Para começar, eu descosturei as pernas, parte dos ganchos e também dos bolsos traseiros do short que seria sacrificado para poder aproveitar ao máximo o jeans.

Aumentar Comprimento Short Jeans Cintura Alta

Depois disso, eu comparei as pernas de um e de outro para ver em que altura eu iria cortar o short.

Aumentar Comprimento Short Jeans Cintura Alta

Após um short cortado, eu costurei as pernas no outro, encaixando por dentro e mantendo os 2 desfiados para ter um efeito mais natural. O resultado final foi este abaixo. Uma hot pants que não é mais "hot", pois não é mais curtinha. Mas continua tendo a cintura alta, que é o mais importante para mim. As pernas agora estão na altura da meia coxa e me deixam bem mais confortável.

Aumentar Comprimento Short Jeans Cintura Alta
Short de cintura alta após os ajustes nas laterais e cintura e o aumento das pernas.
Quanto à aparência da emenda, bom, nunca será a mesma coisa que um short já feito comprido. Mas eu gostei do resultado. Foi a melhor solução que eu encontrei para voltar a usar este short que estava encostado há muito tempo no armário. Já estou levando meus croppeds para passear novamente com ele neste verão escaldante do Rio.

Já em relação ao "cotoco" que sobrou do outro short, eu não me desfiz dele também não. Afinal, eu estou sempre provando aqui no blog que eu não desisto de nenhuma roupa assim tão fácil né, rs. E já estou tendo algumas ideias para reaproveitá-lo de outra forma.

Aumentar Comprimento Short Jeans Cintura Alta
Sobra do short sacrificado que, em breve, será reaproveitada ganhando nova utilidade.
Se eu usasse saia de cintura baixa, iria costurar um tecido mais levinho franzido embaixo e ficaria lindo. Mas, como não uso, estou pensando em transformá-lo numa bolsa, mesclando com crochê ou outro tecido... Não sei, vamos ver o que vai nascer. No momento, eu estou tentando descobrir soluções para aumentar o comprimento dos outros shorts de cintura alta que ainda estão parados e para os quais eu ainda não achei nenhum tecido que combine. São mais quatro shorts.

Vocês têm alguma sugestão? Gostaram do jeitinho que eu dei neste aqui? Contem para mim nos comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigada pela visita! Deixe a sua dúvida ou opinião, que eu responderei o mais breve possível.