Como aumentar o comprimento de um Short Jeans curto demais

Aumentar Comprimento Short Jeans Cintura Alta

Sabe quando o seu guarda-roupa não combina mais com você? Pois é, eu estou convivendo com esse problema já há algum tempo. Tenho uma pilha de roupas encostada aqui no quarto esperando que eu tenha tempo de repaginá-las. Casa de ferreiro... E todos os meus shorts hot pants fazem parte desta lista.
 
Eu sempre achei lindo short jeans de cintura alta, e até uns anos atrás, era praticamente impossível de encontrar para comprar. Até que ele virou tendência há alguns verões atrás e, desde então, se tornou item permanente nas coleções da maioria das lojas.

Lembro que, logo que isso aconteceu, eu fiquei enlouquecida e comprei vários num curto espaço de tempo, meio que para estocar (rs) com medo de que ele saísse de moda novamente. Que bom que isso não aconteceu e as hot pants continuam aí firmes e fortes.

Mas, apesar de amar este tipo de short, usá-lo sempre exigiu um certo trabalho da minha parte. Como eu tenho a cintura fina e o quadril largo, eu sempre tenho que ajustar TODOS os shorts jeans que eu compro. E, quando somente dar pences na cintura não é o suficiente, eu tenho que diminuir a largura do short na lateral e cortar mesmo o cós, diminuindo e costurando de novo. Ou seja, uma mão-de-obra enorme.

Só que, ultimamente, eu tenho vivido um outro dilema com as hot pants. É que eu não me sinto mais à vontade usando short curto. Ou talvez nunca tenha me sentido à vontade de verdade. Mas achava que devia usar porque assim é "mais descolado" do que short mais comprido. Aquela coisa de tentar se encaixar, seguir o que todo mundo faz...

Só que cada mulher tem um corpo, e deve procurar conhecê-lo e entender o que lhe cai melhor ou não. E, mais importante, o que a faz se sentir bem. Eu sei que hoje vivemos na era do você pode usar o que quiser, mas eu, tendo quadril e bumbum grandes e coxas grossas, não me sinto bem usando short curtinho. Me sinto estranha, vulgar e sempre ouço muita besteira na rua quando saio assim.


Passo 1: Encontrar algum retalho jeans ou alguma outra peça que possa ser sacrificada e tenha a mesma tonalidade

Então, após decidir que eu não usaria mais short jeans curto, nasceu uma outra questão: como aumentar o comprimento dos shorts sem ficar estranho ou parecendo uma emenda? Porque como cada jeans tem uma tonalidade e passa por uma lavagem diferente, fica difícil encontrar um outro jeans que bata certinho com ele.

Vinha me debatendo com isso há meses, até que, há algumas semanas atrás, revirando a minha bagunça, me veio a ideia de como resolver o problema de pelo menos um desses shorts encostados.

Aumentar Comprimento Short Jeans Cintura Alta

Quando eu esbarrei com estes 2 shorts, percebi que eles têm a cor e a lavagem bem parecidas. Eu comprei os 2 na CeA em épocas diferentes. O de cintura baixa nunca deu certo porque ele tem o fundo muito baixo, então, quando eu ando, as pernas dele enrolam e sobem. Eu tentei consertar este outro short mais de uma vez e continuou a mesma coisa. Então, larguei de mão e não iria mais usar.

Já o da esquerda, de cintura alta, eu amo! E queria muito voltar a usar. Então, decidi sacrificar o outro, cortando as pernas dele, para salvar este emendando as pernas nele e deixando-o mais comprido. Já que não encontrei nenhum retalho de jeans que tivesse o mesmo tom dele, está foi a solução.

Decidido isso, eu pus as mãos à obra. E, como na verdade eu nunca gostei muito do zíper que ele tinha nas laterais, aproveitei e comecei o conserto por esta parte, abrindo os 2 lados e retirando.

Aumentar Comprimento Short Jeans Cintura Alta

Com a saída dos zíperes, após costurar as laterais novamente, o short ficou naturalmente mais apertado, inclusive na cintura. Então, eu aproveitei que teria que diminuir a largura do cós e desmanchei as 2 pences das costas, tirando toda a diferença de largura do quadril pra cintura nas laterais. Fazendo isso, o cós passou a ter uma emenda dos lados, o que não é lá muito bonitinho. Mas não dá para fazer omelete sem quebrar os ovos, né.

Aumentar Comprimento Short Jeans Cintura Alta
O cós sobrando após o ajuste das laterais. Depois disso, eu cortei esta sobra e uni a cintura novamente.


Veja também:


Passo 2: Definir o novo comprimento, cortar e costurar as novas pernas

Após estes primeiros ajustes necessários, eu parti pro conserto mais esperado: o aumento do comprimento do short. Para começar, eu descosturei as pernas, parte dos ganchos e também dos bolsos traseiros do short que seria sacrificado para poder aproveitar ao máximo o jeans.

Aumentar Comprimento Short Jeans Cintura Alta

Depois disso, eu comparei as pernas de um e de outro para ver em que altura eu iria cortar o short.

Aumentar Comprimento Short Jeans Cintura Alta

Após o retalho cortado, eu costurei as pernas no outro, encaixando por dentro e mantendo as 2 bainhas desfiadas para ter um efeito mais natural.

Aumentar Comprimento Short Jeans Cintura Alta
Lado avesso do short mostrando como ficou a costura por dentro.

Aumentar Comprimento Short Jeans Cintura Alta
E este é o detalhe mostrando a emenda do lado de fora.

O resultado final foi este abaixo. Uma hot pants que não é mais "hot", pois não é mais curtinha. Mas continua tendo a cintura alta, que é o mais importante para mim. As pernas agora estão na altura da meia coxa e me deixam bem mais confortável ao usar.

Aumentar Comprimento Short Jeans Cintura Alta
Short de cintura alta após os ajustes nas laterais e cintura e o aumento das pernas.

Quanto à aparência da emenda, bom, nunca será a mesma coisa que um short já confeccionado comprido, mas eu gostei do resultado. Foi a melhor solução que eu encontrei para voltar a usar este short que estava há muito tempo encostado no armário e do qual eu gosto tanto. Já estou levando meus croppeds para passear novamente com ele neste verão escaldante do Rio.

Veja também:

Claro que eu preferia ter conseguido encontrar algum retalho para consertar o short sem ter que sacrificar uma outra peça pronta. Mas, infelizmente, não achei. E, em relação ao "cotoco" que sobrou do outro short, eu não me desfiz dele também não. Afinal, eu estou sempre provando aqui no blog que eu não desisto de nenhuma roupa assim tão fácil né, rs.

Já estou tendo algumas ideias para reaproveitá-lo de outra forma. Se eu usasse saia de cintura baixa, iria costurar um tecido mais levinho franzido embaixo e ficaria lindo. Mas, como não uso, estou pensando em transformá-lo numa bolsa, mesclando com crochê ou outro tecido... Não sei, vamos ver o que vai nascer.

No momento, eu estou tentando descobrir soluções para aumentar o comprimento dos outros shorts de cintura alta que ainda estão parados e para os quais eu ainda não achei nenhum tecido que combine. São mais quatro shorts. Vamos ver o que eu arrumo...


Aumentando o comprimento de mais um Short Jeans

Como aumentar comprimento short jeans

Voltei para atualizar o post após conseguir consertar o segundo short jeans hot pants. Eu o comprei na Riachuelo há bastante tempo atrás. Ele era bem quadradão, eu o escolhi para caber o meu quadril, e o apertei nas laterais e no cós, além de fazer pences nas costas, como se pode ver na foto.

Agora, chegou a vez de mexer no comprimento. E, para isso, minha maior dificuldade foi novamente encontrar algum retalho de jeans que combinasse com ele para a emenda ficar o mais natural possível.

Saia jeans era calça virou short
Saia jeans que já foi uma calça e que, após ficar apertada, está revivendo pela 3° vez ao ser reaproveitada para
aumentar as pernas deste short jeans.

Após revirar meus "entulhos" pela milésima vez, eis que eu me dei conta de que o jeans desta saia que fiz há anos atrás e já não cabe mais em mim seria perfeito para fazer este conserto. Aliás, esta saia, na verdade, era uma calça, que eu adorava por causa deste jeans com efeito jacquard, mas que tinha a cintura muito baixa.

Então, eu a transformei nesta saia de cintura alta, cujo cós foi feito a partir das pernas da calça. Os botões em ouro velho eu comprei e apliquei para reforçar o ar retrô da peça. Eu adorava esta saia! Usei muito! Agora, após ser calça e saia, ela ganhou sua terceira forma de existir, fazendo parte deste short jeans que eu adoro.

Como aumentar comprimento short jeans

Eu desmanchei a parte de baixo da saia, juntei com alguns outros retalhos que ainda tinha do mesmo tecido e emendei nas pernas do short.

Como aumentar comprimento short jeans

O resultado final foi este. Eu gosto muito deste short também, e o uso muito! Tanto que o meio das pernas está bem surrado, como dá para ver na foto. E, agora, que o comprimento ficou mais confortável para mim, vou usá-lo ainda mais!

Ainda faltam 3 shorts para consertar, assim que eu o fizer, trago para cá para mostrar para vocês.



Postar um comentário

0 Comentários