Máscaras de tecido para proteção do rosto: eficácia, cuidados e como fazer

mascaras proteçao tecido como fazer

Não tem jeito, o único assunto abordado no momento em todos os meios de comunicação é a pandemia de coronavírus. E, acompanhando isso, no nicho de artesanato, só se fala sobre e só se confecciona um produto no momento: as máscaras de proteção facial em tecido.

Desde que o Ministério da Saúde recomendou oficialmente o uso de máscaras caseiras de tecido como forma de prevenção à disseminação da covid-19, surgiu uma enxurrada de tutoriais internet afora sobre como fazer as peças.



Confecção de máscaras caseiras como forma de obter renda

Na mesma proporção, a cada dia, mais e mais artesãos passaram a enxergar nas máscaras uma forma de obter alguma renda neste período em que as vendas de seus produtos convencionais sofreu uma forte queda ou mesmo uma estagnação.

Basta uma pesquisa rápida no Google para encontrarmos milhares de opções sendo comercializadas online. No Elo7, por exemplo, maior marketplace de produtos artesanais do Brasil, a pesquisa por "máscara de tecido" retorna 5024 resultados, ou produtos cadastrados com esta palavra-chave.

É um número muito grande. Os preços variam entre R$2,50 a R$20,00 a unidade. O que mostra que tem muita gente de má-fé querendo tirar o prejuízo da crise com a venda de máscaras. Mas, a finalidade da máscara é evitar a propagação de uma doença. Seu objetivo é salvar vidas. Portanto, peço aos meus amigos artesãos mais bom-senso e solidariedade.

Eu optei por não vender máscaras, as que estou confeccionando são somente para o meu uso pessoal e para a minha família. A empresa onde trabalho não parou de funcionar, somente reduziu a carga horária e adotou um rodízio entre os funcionários. Então, eu estou saindo de casa 2 vezes por semana para trabalhar e passarei a usar máscaras nestes dias.



Mas, afinal, máscaras de tecido são realmente eficientes?

Apesar das máscaras de pano terem virado modinha, sendo confeccionadas em estampas coloridinhas e fofas, a sua real eficiência como forma de prevenção ao coronavírus é controversa. Isso porque as tramas dos tecidos comuns não oferecem uma barreira tão eficiente contra as gotículas de vírus dispersas no ar, os aerossóis.

As máscaras cirúrgicas sim é que cumprem este papel com eficácia. Por isso, o incentivo do Ministério da Saúde para que a população em geral confeccione as próprias máscaras em casa e deixe os EPIs profissionais para os trabalhadores da área da saúde, que estão bem mais expostos à contaminação.

Ou seja, as máscaras de tecido ajudam sim na prevenção ao novo coronavírus. Quando precisar sair de casa, é melhor usá-las do que sair sem. Mas as medidas principais de prevenção continuam sendo o isolamento social, lavar bem as mãos sempre que possível e evitar levá-las ao rosto.


mascaras proteçao tecido como fazer
Máscaras que fiz nos modelos bico de pato e simples com pregas.
Quis testar as duas para ver à qual eu me adaptaria melhor.

Cuidados ao utilizar e como higienizar

  • A máscara de proteção deve ser individual. Não compartilhe com ninguém e confeccione ao menos duas unidades para o seu próprio uso;
  • Evite ficar ajeitando a máscara no rosto o tempo todo e não toque na parte externa da mesma;
  • Utilize a máscara por, no máximo, duas horas, ou até sentir que ela está úmida;
  • Lave bem as mãos antes de colocá-la e também de retirá-la do rosto;
  • Ao retirar, guarde-a em um saco plástico para não contaminar outros objetos;
  • Antes de reutilizá-la, lave-a com água e sabão, água sanitária ou hipoclorito de sódio. Deixe de molho por 20 minutos e ponha para secar ao sol, de preferência.



Quais tecidos podem ser usados na confecção?

O Ministério da Saúde recomendou o uso de tecidos 100% algodão, tricoline ou TNT, mas destaca também que qualquer pedaço de tecido que a pessoa tenha disponível em casa pode ser utilizado, como uma camiseta ou calça velha, cueca ou cortina. O objetivo é ser uma forma de proteção acessível e de baixo custo.

Eu usei retalhos de tricoline para confeccionar as minhas. Assisti a alguns tutoriais no youtube e fiz a minha versão dos dois modelos mais usados: o de pregas e o bico de pato

Veja também:

mascaras proteçao caseiras como fazer
Máscaras que fiz sob encomenda para alguns colegas de trabalho.
Modelo anatômico ou bico de pato.

Como fazer as máscaras

Da mesma forma que o Ministério da Saúde listou quais os melhores tecidos a serem utilizados também informou quais as especificações mínimas a que as máscaras devem atender para garantir a sua eficácia. São elas:
  • Ter pelo menos duas camadas de tecido;
  • Contar com elásticos ou tiras para amarrar acima das orelhas ou abaixo da nuca, de forma que o tecido fique sempre bem rente ao rosto, sem deixar espaços.
Segue abaixo o vídeo divulgado pelo Ministério para orientar a confecção das máscaras:



Vou deixar aqui também o link dos vídeos que assisti antes de confeccionar as máscaras. Eu fiz algumas adaptações nas medidas, mas no geral, o conteúdo me ajudou muito e com certeza será útil para você também.



Modelo Bico de Pato: (passo a passo + moldes)

Este vídeo da Ana Alves é muito bom porque ela não somente disponibiliza o molde da máscara bico de pato, mas também ensina a fazê-lo do zero com todas as medidas.



O modelo bico de pato é o que eu achei melhor de usar, tem o formato mais anatômico e se adapta melhor ao rosto.
Como fazer máscara bico de pato - molde
Molde para confecção de máscara no modelo bico de pato.
Crédito na imagem.


Molde por tamanho (Infantil, Adolescente, Feminino e Masculino)

Estes são moldes de máscaras no modelo anatômico / bico de pato por tamanho. Os moldes são de autoria do professor Rene Freitas, da Entidade Fashion e eu os encontrei no Linkedin.

Molde máscara proteção criança como fazer


Molde máscara proteção criança como fazer
Molde máscara proteção adolescente como fazer

Molde máscara proteção para homens como fazer

Modelo com pregas: (passo a passo)

Neste outro vídeo, a mesma artesã ensina a fazer o modelo simples, com pregas.

Como fazer máscara de tecido pregas - molde
Molde para confecção de máscara do tipo simples, com pregas.
Crédito na imagem.
Espero que o post tenha sido útil para quem ainda tinha dúvidas sobre a eficácia, o uso e a confecção de máscaras de tecido. Vamos todos nos cuidar e cuidar uns dos outros. Juntos vamos sair dessa. E não esqueça: lave sempre as mãos e, se puder, fique em casa.
Fontes: 
https://pebmed.com.br/mascaras-de-tecido-uso-seguro-como-protecao-contra-o-coronavirus/
https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/46645-mascaras-caseiras-podem-ajudar-na-prevencao-contra-o-coronavirus
https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2020/04/09/mascaras-de-tecido-ajudam-a-prevenir-novo-coronavirus-diz-anvisa.ghtml
https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/04/02/ministerio-da-saude-divulga-manual-para-fazer-mascara-caseira.ghtml

Postar um comentário

0 Comentários