Como eu fiz minhas primeiras vendas como afiliada Hotmart


Hoje eu vim dividir com vocês um dos resultados financeiros que obtive com o blog recentemente. Antes, gostaria de destacar que a razão principal de eu ter criado este blog é poder escrever sobre os assuntos que eu mais gosto: meus projetos de costura e minhas criações em crochê. É isso o que mais me deixa feliz. Mas se, de quebra, eu também puder ganhar uma renda extra com ele, promovendo produtos relacionados ao meu nicho, por que não?!

Por isso, além de veicular anúncios do Adsense, que é a forma mais fácil e acessível de se monetizar um blog, eu sempre pesquisei sobre outros tipos de programas de afiliados para gerar renda extra com o meu site. Com minhas pesquisas, conheci sites como a Afilio, Lomadee, Zanox (atual Awin) e Actionpay, todas plataformas de afiliação para você se cadastrar e promover produtos físicos, em sua maioria, como roupas, acessórios, eletrodomésticos... 

De vez em quando, eu faço alguma venda pelos links da Actionpay, que é onde eu estou mais ativa atualmente dentre estes que listei. Mas hoje eu quero falar especificamente sobre os meus resultados com um outro tipo de programa de afiliados, o de produtos digitais. Mais precisamente, minha experiência com a plataforma Hotmart.



O que é a Hotmart?

Para quem não conhece, a Hotmart é um site de venda de produtos digitais onde qualquer pessoa pode se cadastrar para promover tais produtos ou ainda para produzi-los e disponibilizá-los para venda. Estes produtos são apostilas, e-books, receitas, aplicativos e cursos online sobre os mais diversos assuntos.

O cadastro no site é super simples e boa parte dos produtos permite afiliação imediata, sem necessidade de aprovação pelo seu produtor. Aí é só pegar os links personalizados com sua ID de afiliado e começar a divulgar no seu blog, redes sociais, na sua lista de e-mail ou através de anúncios pagos.


Como eu comecei na Hotmart

Eu me cadastrei na Hotmart em 2017, mas de início não dei muita importância pra plataforma porque tinha muita desconfiança em relação a esse negócio de venda de produtos digitais. A impressão que eu tinha era que isso era só papo desses gurus do marketing digital para vender seus próprios produtos cheios de fórmulas milagrosas de como ficar rico na internet. 

Por isso, mesmo após vencer a resistência inicial e fazer o meu cadastro, eu ainda demorei um tempo para realmente começar a escolher produtos para me afiliar e divulgar. Só em 2019 eu comecei a realmente explorar a plataforma e me empenhar minimamente em divulgar alguma coisa.


Quais produtos eu divulgo?

Minha forma de divulgação é somente aqui através do blog. Então, dentro da Hotmart, eu busco por produtos relevantes relacionados ao nicho de artesanato. Ou seja, sobre costura, crochê, empreendedorismo criativo... 

Este pode não ser o mais rentável dos nichos, mas é o MEU nicho. E, uma coisa é certa, de nada adianta tentar divulgar produtos que não tenham nada a ver com o conteúdo que a gente produz. Não dá resultado.



Como eu divulgo meus links de afiliado?

Minha principal forma de divulgação é inserir os links de afiliado em posts aqui do blog. Porém, preciso destacar que até hoje eu nunca escrevi nenhum post especificamente para vender algum produto da Hotmart. O que eu tenho feito é acrescentar em posts já existentes o link de algum produto relacionado ao assunto, normalmente no final do texto, criando algum contexto para citar o mesmo.

Só bem recentemente que resolvi apostar na divulgação através de banner também, pois não acreditava que conseguiria fazer alguma venda simplesmente colocando uma imagem na barra lateral do blog. Mas, para minha surpresa, isso aconteceu! E em poucos dias após eu ter colocado o banner! Fiquei muito feliz, pois não esperava que fosse dar resultado, e muito menos tão rápido.

Depois disso, eu decidi que, além dos links dentro dos artigos, terei sempre um banner na sidebar promovendo algum produto.

Minhas primeiras vendas na Hotmart

A minha primeira venda aconteceu exatamente em 12/09/2019 e me rendeu exatos R$20,69 como se pode ver na imagem abaixo. Quando eu recebi o e-mail de confirmação da transação, quase não acreditei. Fiquei muito feliz em ver que o meu esforço havia dado resultado!

E, mais do que isso, vi que realmente era possível ganhar dinheiro promovendo produtos digitais, que isso não era invenção ou coisa só pros especialistas em marketing digital. Aliás, a minha intenção ao escrever este post é exatamente essa: mostrar que isso é totalmente possível e acessível para qualquer pessoa. Basta ter constância e foco.


Essa primeira venda veio através de um link que inseri em um dos meus artigos. Mas a segunda, que ocorreu agora no início do mês de maio, foi através de um banner que coloquei aqui na sidebar do blog como comentei anteriormente. A imagem abaixo mostra parte do e-mail de confirmação desta segunda venda.

Conclusão

Eu sei que ainda preciso me dedicar muito, fazer cursos e me aprimorar para conseguir ter uma renda realmente significativa com este tipo de programa de afiliados. Mas, ao mesmo tempo, eu também não tenho a intenção de passar a escrever aqueles textos padronizados e cheios de truques e pegadinhas de marketing que a gente vê internet afora.

Textos desse tipo parecem ter sido todos escritos pela mesma pessoa, por mais que sejam de sites diferentes. Se eu passasse a fazer isso, blogar perderia toda a graça para mim. Eu quero ganhar dinheiro com o blog sim, mas sem perder a essência do porquê eu faço isso.

Tenho consciência de que estes poucos resultados que obtive até agora foram frutos de uma estratégia bem básica. Mas, ainda assim, achei válido compartilhar minha experiência porque muitas pessoas,  ainda tem muita desconfiança quanto a trabalhar como afiliado de produtos digitais, assim como eu tinha. E, com isso, acabam perdendo a oportunidade de fazer um dinheiro extra online.

Se eu, uma pessoa totalmente normal, que não é nenhuma especialista em marketing digital, e que aplicou técnicas bem simples, conseguiu ganhar seus primeiros reais nesta área, você também consegue.

E, por último, sim, a Hotmart realmente funciona, não é pirâmide ou enganação. É uma forma honesta e totalmente acessível para se ganhar dinheiro online.

Postar um comentário

0 Comentários