Scrunchies de crochê: como fazer os elásticos de cabelo (xuxinhas) dos anos 90

Scrunchies de Crochê Como Fazer
Salve no Pinterest para ler depois!

O post de hoje é sobre uma peça de crochê mega fácil de fazer e que está super em alta já há algumas estações. Trata-se dos scrunchies, ou xuxinhas, frufrus, rabicós... Resumindo, elásticos de cabelo bem anos 90 e que voltaram com tudo, fazendo a cabeça de muita gente que nem era nascida naquela época.

Bom, eu não só já estava por aqui como usei muito essas xuxinhas no cabelo quando era criança, mas todas sempre feitas de tecido. E o que me chamou a atenção neste retorno dos scrunchies foram justamente as versões em crochê do acessório. Eu não conhecia e vi pela primeira vez há um tempo atrás num instagram de crochê que eu sigo. Amei a ideia, decidi fazer para mim e também trazer aqui pro blog.


Material: Fio Veludo Molhado da Círculo

O material mais usado na confecção dos scrunchies sempre foi o tecido de veludo que, além de ser lindo, tem o toque macio e fofinho, diminuindo o atrito com o cabelo. Para confeccionar os frufrus em crochê, nós também temos a opção de usar este material, mas em forma de fio. A opção mais conhecida aqui no Brasil é o fio Veludo Molhado da Círculo

Fio Veludo Molhado Círculo


Eu já vinha namorando esta linha há algum tempo, por causa do visual, que é lindo, e também do toque, que é incrivelmente macio. Aí eu aproveitei o pretexto dos scrunchies e trouxe duas cores para casa. :) Comprei 2 novelos de 100 metros na Caçula. Mas você também pode encontrar o Veludo Molhado online no Magalu por um preço bem amigável.

Claro que dá para fazer as xuxinhas de crochê com outros tipos de linha também, mas eu, como tenho o cabelo crespo, considero esta a melhor opção para mim por diminuir o atrito do frufru com o cabelo e evitar quebras. Mas, fica a seu critério optar por este material ou não.

Além do fio de sua preferência, você só vai precisar de:
  • Tesoura;
  • Elástico roliço para cabelo (comprei um kitzinho c/ 6 unidades por R$2 numa loja de biju);
  • Agulha de crochê proporcional ao fio (para o Veludo Molhado, eu usei agulha n°4).


Como fazer: passo a passo

Scrunchies veludo crochê como fazer


O passo a passo deste scrunchie de crochê é bem simples. Para começar, damos um nó simples com o fio no elástico e começamos a preencher toda a volta dele com uma carreira de pontos baixos. Ao mesmo tempo, usamos os pontos para esconder a ponta de fio que sobrou do nózinho inicial. Vá juntando os pontos com as mãos, como se estivesse franzindo, para garantir que toda a volta do elástico fique bem preenchida.

Scrunchies veludo crochê como fazer

Scrunchies veludo crochê como fazer


Após esta carreira inicial de pontos baixos, arremate e suba 3 correntinhas. Faça 3 pontos altos em cada ponto da carreira anterior. Este excesso de pontos é o que vai formar o efeito franzido do frufru. Ao terminar esta carreira, faça um ponto baixíssimo e deixe uma sobra de linha para arrematar o trabalho com pequenos nós escondidos na trama do frufru.

Scrunchies veludo crochê como fazer


Confira também:

     Scrunchies veludo crochê como fazer

Scrunchies veludo crochê como fazer


E é isso! Esta pronto o seu scrunchie de crochê! Bem simples e rápido, né?! É uma peça excelente para fazer e dar de presente de última hora ou para vender também, montando kits com várias cores, ou ainda oferecer como brinde para suas clientes na compra de outros produtos.

Scrunchies veludo crochê como fazer

Eu adorei! Estou louca para estrear os meus e com certeza irei fazer a versão em tecido também. E, claro, vou trazer para mostrar para vocês.

Postar um comentário

0 Comentários