Espelho de bolsa redondo com moldura de crochê - como fazer

espelho de bolsa personalizado

Hoje eu trouxe uma customização fofa que eu fiz ontem para mostrar para vocês, e pela qual eu estou simplesmente a-pai-xo-na-da! Além disso, com esse consertinho, eu pude resgatar do limbo um objeto que estava largado aqui no quarto há alguns anos.

Sim, anos. Eu comprei esse espelho de bolsa na Saara há muitos anos atrás. Ele era desses bem baratinhos, duplo e com tecido de estampa chinesa. Acho que custou uns 2 reais na época. E eu o usei por muito tempo, até que ele começou a se desfazer. A outra parte dele se perdeu, o metal escureceu e o tecido começou a se soltar da moldura.

espelho de bolsa conserto

Aí eu parei de usá-lo, mas o deixei guardado nas minhas quinquilharias para restaurá-lo algum dia. E assim se passou mais um bom tempo até que me veio a ideia de repaginá-lo usando crochê. 

Porém, antes de revesti-lo com crochê, eu precisava restaurá-lo, já que o tecido e a espuminha originais que o revestiam tinham se soltado. Então, eu reforcei a base atrás do espelho com uma camada de papel paraná mais grossinho. 

espelho de bolsa conserto

Prendi com cola e pintei com tinta PVA vermelha, porque já tinha em mente customizá-lo com crochê nessa cor. Ainda limpei a moldura com esponja de aço para clarear, e cortei os acabamentos que serviam para encaixar o espelho na sua outra parte perdida.

espelho de bolsa moldura croche

Depois disso, passou-se mais um tempo até que me viesse à cabeça como eu iria fazer para deixá-lo do jeito que eu queria. O que aconteceu ontem. Então, eu fiz o crochê circular da parte de trás, com 5 carreirinhas, ficando no diâmetro exato do espelho. 

Para a parte da frente, eu fiz uma correntinha com lastex preto, aquele elástico bem fininho e roliço, para ser a base da moldura. Ah, mas porquê você não fez simplesmente um anel mágico com a própria linha? Porque eu queria poder tirar e colocar o espelho dentro da moldura para quando for preciso lavar o crochê, entendeu?! 😉 

E fazendo o crochê em volta do elástico, a moldura estica e volta pro lugar. Deu um certo trabalho. Eu precisei diminuir as correntinhas de elástico duas vezes, mas acabou dando certo. Fui cobrindo toda a volta do elástico com ponto baixo.


Você também pode gostar:

Ficou um total de 90 pontos na moldura da frente, contra 60 pontos do círculo de trás. Então, eu fiz a carreira seguinte de ponto alto da moldura diminuindo 2 pontos, fazendo 1 normal e diminuindo 2 pontos de novo. Assim, fiquei com 60 pontos na circunferência final da frente, casando certinho com a parte de trás. Aí uni as duas partes com uma carreira de ponto baixo em toda a volta.

espelho de bolsa moldura croche

Depois, fiz uma carreira de biquinhos em todo o círculo para dar acabamento. 
Ah, com relação à linha que eu usei, não sei o nome. Ela é muito antiga, desmanchei de uma peça que ganhei da minha tia há muitos anos. Mas, acredito que a linha Charme da Círculo também se encaixe bem para este trabalho.

espelho redondo moldura croche

Teoricamente, o espelho já estaria pronto após isso. Mas eu queria um detalhe a mais: uma alça na parte de trás para ajudar a segurá-lo durante o uso. Passei então duas pernas do lastex bem no meio do círculo e fiz uma carreira de ponto alto envolvendo as duas. 

espelho de bolsa moldura croche

Para mim, ficou perfeito! Lindo e bem prático. Dá para tirar o crochê para lavar, segurar sem medo de deixar cair... do jeitinho que eu queria. Além disso, o espelho personalizado com crochê ganhou um toque retrô e bem feminino. Gostei muito ❤

espelho redondo com alça

É isso, gente. Mais um objeto que iria pro lixo que ganha vida nova por aqui. Mas é uma ideia bem legal e que não precisa ficar restrita só a este caso. Pode ser feito com qualquer espelho que você queira customizar, dar um toque especial. 

Crochê serve para tudo, né?! Fico besta. Amo cada dia mais!


Postar um comentário

0 Comentários