Minha experiência fazendo faculdade à distância pelo CEDERJ

faculdade administracao ead cederj
Livros que ganhei na aula inaugural, em fevereiro, quando ainda haviam atividades presenciais. ❤Fiquei surpresa ao descobrir que o Cederj dava livros pros estudantes. Não sabia.


Oi, gente! Eu já cheguei a comentar aqui algumas vezes que, agora em 2020, eu iniciei a minha segunda faculdade, desta vez, de Administração, e à distância. Eu já sou formada em Artes Cênicas-Indumentária pela UFRJ, trabalhei por muitos anos na área de figurino e moda, e estarei sempre atuando nestes segmentos de alguma forma, pois são atividades que fazem parte de quem eu sou, da minha identidade. 

Porém, em relação ao mercado de trabalho formal, há muito tempo eu sentia que precisava de uma nova formação para ter acesso a mais oportunidades. E sempre que eu me questionava qual outra graduação eu poderia fazer, não me vinha à mente nenhum outro curso além de ADM. Eu vinha pensando nisso há muito tempo, mas, devido às opiniões negativas das pessoas ao redor, fui adiando este plano.



Estudando pro vestibular e Enem

Até que, no início do ano passado, ficou claro para mim que eu não podia mais adiar o que eu queria por conta dos outros. Assim, resolvi que faria o Enem e o vestibular do Cederj para tentar a minha vaga no ensino superior público mais uma vez. Pois, pagar mensalidade de faculdade particular estava fora de cogitação para mim.

Foi difícil. No meio do ano, eu voltei a trabalhar fora (como Auxiliar Administrativo inclusive, mesmo sem ter iniciado a faculdade ainda), e com isso, mal tinha tempo para estudar pras provas, mas em qualquer minutinho que dava, lá estava eu lendo minhas apostilas no Kindle.

Até que chegaram as provas, o Enem primeiro. Foram dois dias extremamente cansativos, com questões intermináveis... Meu maior medo era a temida redação, mas ela veio tranquila, o tema foi cinema, então me saí bem. 

Em seguida, veio o vestibular do Cederj, com uma prova simples, mas um tanto decoreba, o que não me favoreceu, já que não tive tempo de me aprofundar muito em nenhuma matéria. 

Porém, quando vi o tema da redação, agradeci a Deus na hora. Era sobre os atuais hábitos de consumo de moda entre os jovens. Hahaha. Este tema foi para mim! A redação nasceu naturalmente, sem nenhum esforço! 

Mas, apesar da facilidade em escrever o texto, em nenhum momento eu pensei que tiraria a nota máxima na redação, mas aconteceu. E foi ela que me colocou em 3° lugar no vestibular do polo Cederj que eu escolhi, garantindo a minha tão sonhada vaga.

aula inaugural ead cederj
Eu na aula inaugural do curso em fevereiro. ❤
Imagem: www.cecierj.edu.br

Como tem sido cursar uma faculdade à distância?

Após a aprovação, veio a parte mais difícil: encarar a complexidade dos conteúdos de uma faculdade, estudando à distância, TOTALMENTE SOZINHA, sem professores para te cobrar de perto ou colegas de turma para te ajudar e dividir os perrengues, e ainda trabalhando todo dia de 8h às 18h. A rotina se tornou puxada, e confirmou-se o que eu já sabia: eu não nasci pro EAD, rs.

Eu sou muito comprometida com tudo o que me disponho a fazer. Sempre terminei todos os cursos em que me matriculei, sempre finalizei todos sem reprovações (pelo menos até agora, rs), faço todas as atividades solicitadas. 

Porém, eu não sou, nem de longe, uma pessoa disciplinada. Não consigo cumprir uma rotina com horários pré-estabelecidos para fazer cada coisa. Acho que pessoas que trabalham com criatividade em geral têm essa dificuldade... 

Então, meu maior problema em estudar à distância tem sido conseguir me organizar para estudar todos os dias ao invés de deixar todas as matérias acumularem e ter que estudar tudo feito louca às vésperas das provas. Levei os dois semestres deste ano nesta mesma toada e sei que preciso mudar.

Eu iniciei no EAD exatamente no mesmo ano em que todo mundo se viu obrigado a estudar à distância.  E isso foi algo que acabou tornando as coisas um pouco mais fáceis para mim. Os cursos do Cederj, na verdade, não são totalmente à distância, e sim semi-presenciais, com tutorias e provas aplicadas presencialmente nos polos de apoio ao estudante. Porém, com a pandemia, todas as provas foram realizadas online. 

Outra coisa que me ajudou muito foi o grupo da turma no Whatsapp. Apesar de não chegar nem perto de uma convivência presencial, o grupo foi muito importante para que eu não me sentisse tão forever alone estudando à distância.


Veja também:


Como funciona o Cederj?

O Cederj é um consórcio formado por várias universidades públicas do Rio, como UFRJ, UFF, UFRRJ, UERJ e UNIRIO, que se uniram para oferecer cursos de graduação superior à distância, com a mesma grade curricular e que concedem os mesmos diplomas dos cursos presenciais destas instituições. 

Eu já tinha uma certa familiaridade com o Cederj porque o meu irmão foi tutor de física à distância há um tempo atrás. Então, eu tinha uma ideia de como funcionava.

As únicas formas de ingresso são o vestibular Cederj e o Enem. Após ser aprovado e se matricular no curso escolhido, o estudante passa a ter acesso à plataforma graduacao.cederj.edu.br, que é o AVA do Cederj, ou seja, Ambiente Virtual de Aprendizagem, e também ao Sistacad, o sistema acadêmico, que é onde são lançadas as notas de cada matéria.

Na plataforma, temos acesso ao cronograma e materiais de estudo de cada matéria, além de termos vários canais de comunicação direta com os professores, tutores e coordenadores. O site não é lá tão intuitivo, por isso, eu ficava bastante perdida no início, mas com o tempo eu fui me acostumando. 

Vídeo-aulas não são lá muito o forte do Cederj, mas há diversas formas de entrar em contato com os professores para tirar dúvidas sobre as matérias, como a Sala de Tutoria, o Fórum e as Videotutorias (normalmente sem recurso de câmera, somente áudio). Além do bom e velho e-mail, e Whatsapp, no caso de alguns professores.



O que estou achando do curso de Administração?

Eu estou gostando do curso, me identifico com a maioria das matérias, exceto as que envolvem cálculos, rs. A temida Métodos Determinísticos I, por exemplo, me levou para a AP3 este semestre, mas no final deu tudo certo. Passei. Ufa! 

Já a matéria que eu mais gosto até agora é a de História do Pensamento Administrativo I e II. Tem sido muito interessante acompanhar a evolução da ciência Administração ao longo do tempo. Neste link é possível acessar e baixar a grade curricular do curso: Matriz Curricular Administração Cederj 

Eu escolhi Administração por ser uma área muito ampla, onde você pode escolher vários caminhos diferentes para seguir e se especializar, e também por ter um mercado de trabalho sempre aquecido. 

E cursar no Cederj foi a melhor escolha que eu fiz. Não tenho nenhum custo com mensalidades, estudo em casa e ainda terei o diploma de bacharel por uma das maiores universidades federais do país: a UFRRJ.

Se você está pensando em fazer faculdade de Adm em 2021, fica aqui a minha indicação. Faça no Cederj que super vale a pena. Entre no site da Fundação Cecierj e fique por dentro do cronograma do próximo vestibular: www.cecierj.edu.br

Postar um comentário

0 Comentários