Vale a pena estudar no CEDERJ? Conheça a melhor faculdade EAD gratuita do RJ

O consórcio CEDERJ acabou de prorrogar as inscrições para o vestibular 2023.1 e eu, que estou cursando o 6° período do curso de Administração, vim escrever este post para falar com você, que talvez esteja em dúvida se faz ou não a sua inscrição. 

Eu já tenho uma graduação anterior, em Artes Cênicas - Indumentária, pela UFRJ. Trabalhei na área de moda e figurino por cerca de 10 anos e, atualmente, trabalho na área de e-commerce há mais ou menos 6 anos.

Já tinha um bom tempo que eu queria cursar Administração, mas nunca começava. Primeiro, por conta de opiniões negativas de pessoas próximas, segundo por preguiça de começar uma segunda graduação e terceiro, por medo e preguiça novamente de encarar outro vestibular + Enem.

Até que, em 2019, após quase me matricular numa faculdade particular à distância, eu decidi que iria seguir o que era o meu desejo desde o início: cursar esta segunda graduação também numa universidade pública como a primeira, só que à distância através do CEDERJ.


Vestibular e Enem

Como eu trabalhava de segunda à sexta, como agora, eu não consegui estudar muito pro vestibular e quase não fui fazer a prova do CEDERJ, porque eu tinha certeza que não iria passar, rs.

Acho que o Enem foi antes. Dois dias de provas intermináveis! A redação foi tranquila, era algo sobre acesso ao cinema, não lembro muito bem. 

Português, redação e a parte de humanas eu costumo me virar sem estudar. A preocupação são as exatas, que não tem negociação. Não estudou, já era. 

Quando foi chegando o dia da prova do CEDERJ, eu comecei a pensar em não ir, que eu só iria perder tempo, que eu não tinha a menor chance... 

Mas aí eu pensei: o dinheiro da inscrição eu já perdi, ninguém vai me devolver. No máximo, eu vou perder mais o dinheiro da passagem e algumas horas de sono de um domingo. Então, vamos lá ver no que dá, né.


A prova do CEDERJ, pelo menos a de 2019, foi um tanto chatinha. Não digo difícil, mas eles têm um estilo meio decoreba, onde você tem que memorizar coisas como datas, nomes específicos. Bem diferente do Enem, que foca num conhecimento mais amplo e multidisciplinar.

Mas, quando eu vi o tema da redação, eu pensei na hora: essa prova foi para mim! "Juventude atual e consumo: conscientização ou apenas uma moda diferente?" 

Sério, eu não esperava que o tema seria tão perfeito para mim, uma estilista aspirante a administradora. Mas eu também nunca iria imaginar tirar nota máxima na redação. E foi exatamente esta nota máxima que me fez ser aprovada no vestibular. Porque a nota da prova em si não foi alta, em exatas, eu pontuei só o suficiente para não zerar.

Eu, que quase não fui fazer a prova, passei em 3º lugar em ADM pro recém criado polo de Mesquita. Então, se você está em dúvida, eu te digo: se eu consegui, você também pode.


Como escolher o Polo?

Para quem não conhece muito a questão dos polos do CEDERJ, aqui vai uma breve explicação. Ao contrário do que muita gente pensa, o CEDERJ não é uma faculdade totalmente à distância, mas sim semi-presencial

Isso significa que você precisa ir até o seu polo de apoio educacional algumas vezes durante o semestre para, por exemplo, fazer as provas, buscar o material didático ou participar das tutorias presenciais para tirar dúvidas sobre as matérias.

Por isso, muita atenção à escolha do seu Polo, porque eu fiz uma cagada na hora de escolher o meu, rs. Eu moro em Caxias, tem um polo aqui, mas não tinha o curso de ADM. Atualmente, eu não sei. Então, eis que eu resolvi me guiar pelo Google Maps para escolher algum polo próximo onde tivesse o curso.

As opções eram Mesquita ou Magé. Eu me inscrevi primeiro para Magé, mas depois eu vi no Maps que a distância era tipo muuuito maior do que daqui para Mesquita. Aí fui lá e troquei de opção antes de pagar a inscrição. Merda feita.

Passei no vestibular, lá fui eu pro aulão inaugural, depois pras aulas presenciais de Informática que tem no 1° período e... era um inferno chegar em Mesquita. É muuuito contramão para quem mora em Caxias! Que arrependimento...


Como conseguir transferência de Polo?

Logo depois do início do semestre, veio a pandemia, e não tinha mais atividades presenciais. Tudo passou a ser online. Foi um alívio não ter mais que ir pra Mesquita, mas o que eu faria quando as atividades retornassem?

O CEDERJ só permite transferência de Polo em 2 casos bem específicos: mudança de endereço de residência ou de endereço de trabalho. Eles costumam negar sem dó as solicitações de transferência que não se encaixem nisso. Então, não se inscrevam contando de mudar de polo depois porque é muito difícil conseguir.

A minha sorte foi que a empresa onde eu trabalho mudou de endereço depois que eu entrei na faculdade. Aí eu pedi uma declaração no RH e juntei os outros documentos solicitados pelo CEDERJ, enviei pra coordenação do Polo e consegui ser transferida para Magé. _/\_

polo cederj mage
Polo CEDERJ em Magé (E. M. Des. Oswaldo Portela)
Sim, Magé também é longe, mas é muuuito mais fácil de chegar porque tem condução direto daqui para lá. Nem se compara com o sofrimento de ir para Mesquita.

Então, fica a dica: ao se inscrever pro vestibular, escolha o Polo mais próximo para você. Não fique contando que você vai conseguir mudar depois.

Igreja Nossa Senhora da Piedade Mage
Igreja Nossa Senhora da Piedade no centro de Magé. Fica a alguns metros de distância do Polo. ❤



Livros didáticos gratuitos

Eu já "conhecia" o CEDERJ há muito tempo, sabia que era uma faculdade à distância gratuita. Mas eu não fazia ideia de que eles davam material didático gratuito pros alunos!


Fiquei muito surpresa e agradecida quando descobri que, todo semestre, eu poderia pegar livros de cada matéria no polo para poder estudar. Sem pagar nada!

Dependendo da matéria, o material é um pouquinho defasado, com alguns erros. Mas, mesmo assim, com certeza ajuda muito! É sem dúvida, mais uma vantagem de cursar CEDERJ.


Provas e atividades presenciais

Uma coisa que eu só descobri agora, que comecei a fazer as provas presencialmente após a pandemia: o local de prova não necessariamente é no Polo oficial onde você faz a matrícula. 

No curso de ADM em Magé, as provas são aplicadas em outro local. No caso, esta outra escola, que fica a cerca de 1km de distância do Polo. As tutorias presenciais acontecem num lugar diferente também.

Local de prova do curso de ADM em Magé. Fica num lugar diferente do Polo oficial.


Tutoria presencial e à distância

A minha primeira graduação foi presencial e agora estudando online eu senti muita diferença. Eu sinceramente prefiro estudar presencialmente, mas isso estava totalmente fora de cogitação neste momento da minha vida.

Estudar à distância requer muita disciplina e organização, porque não tem ninguém te cobrando ou te lembrando quando tem que entregar alguma atividade, quando tem prova, etc...

No CEDERJ, tem os tutores (professores) que atendem presencialmente algumas vezes na semana e também os tutores à distância que tiram dúvidas online, pela plataforma do CEDERJ ou por telefone.

Porém, eu e a maioria dos estudantes, recorremos mais aos grupos das disciplinas no Whatsapp e no Telegram. Ali são os alunos se ajudando a entender a matéria e não perder os prazos.

Mas, no geral, na correria do dia a dia, se dividindo entre trabalho, família, estudos, etc... o processo é bem solitário mesmo. É você e o seu porquê que te farão seguir adiante apesar de tudo. 

Por que você quer fazer faculdade? Por que esse curso? Por que incluir uma graduação no meio de todas as outras atividades que você já tem? São as respostas destas perguntas que te farão continuar ou desistir.


Vale a pena cursar CEDERJ?

Por último, outra pergunta que você deve estar se fazendo: será que vale a pena fazer faculdade pelo CEDERJ?

Sim, vale a pena. É uma chance de cursar uma faculdade pública gratuita, sem ter custo de mensalidade, com material didático gratuito, com diploma de grandes universidades do Rio, reconhecido pelo MEC. 

Há uma estrutura de apoio universitário, dos coordenadores, dos professores. As atividades no Polo são muito organizadas, a plataforma de estudo online tem várias funcionalidades. 

Eu tenho muito orgulho de estar cursando a minha segunda faculdade pública. De uma forma bem diferente da primeira, mas, muito válida com certeza. 

Eu estou no 6° período e não me arrependo de ter escolhido cursar CEDERJ. Apesar da dificuldade de conciliar os estudos na rotina, eu nem penso em desistir.

Postar um comentário

0 Comentários