camisaria

Camisas masculinas-Tipos de colarinhos:como identificar e escolher

10:40:00

colarinhos camisas masculinas

Como eu já cheguei a contar aqui no blog há um tempo atrás, eu trabalhei como Estilista em uma camisaria durante alguns longos anos. E, durante esse período, tive a oportunidade de aprender bastante coisa sobre camisas. Pude me familiarizar com o seu processo de fabricação, conhecer os principais tecidos utilizados e aprender sobre seus detalhes técnicos, como tipos de colarinhos, entretelas utilizadas e principais modelagens.

Mais do que participar do processo de confecção de camisas e criar diferentes modelos, eu aprendi a amar esta peça de roupa e não vivo mais sem. Por isso, resolvi compartilhar aqui um pouco do que aprendi sobre este item tão essencial do guarda-roupa contemporâneo, tanto feminino quanto masculino.

E, como o assunto é bem abrangente, estou dando início hoje a uma série de posts sobre os segredos de uma boa camisa. Vou começar pelas camisas masculinas, mostrando seus detalhes e particularidades, e depois entraremos no universo das peças femininas.

E o primeiro post da série é sobre a parte mais importante da camisa, aquela que mais chama a atenção e que entrega logo a qualidade da peça: o colarinho. Segue uma lista dos seus principais tipos:


Colarinho Clássico ou Francês

colarinho francês
Colarinho Francês
Foto: dudalina.com.br/blog

É o tipo mais popular e também o mais democrático, pois vai bem com todos os tipos de rostos e nós de gravata.


Colarinho Inglês

colarinho inglês
Colarinho Inglês
Foto: dudalina.com.br/blog

Muito parecido com o clássico, o colarinho inglês tem a gola com pontas mais alongadas e faz uma ótima combinação com ternos slim fit. Não vai bem com rostos finos.


Colarinho Italiano

colarinho italiano
Colarinho Italiano
Foto: dudalina.com.br/blog

Com seu formato aberto e pontas mais curtas, a gola italiana tem uma pegada moderna e favorece rostos mais finos. Nós de gravata maiores funcionam melhor com este modelo.

O colarinho italiano possui variações com uma abertura frontal maior e pontas mais curtas que imprimem ainda mais personalidade ao look.

colarinho italiano
1) Colarinho italiano com abertura maior.
Foto: usereserva.com



Colarinho Americano

colarinho americano
2) Colarinho americano
Foto: lojasrenner.com.br

Bastante casual e despojado, o colarinho americano tem como marca registrada os botões na ponta da gola. Os mais moderninhos costumam usá-lo com gravata, bem ao estilo dos antigos colégios ingleses.

colarinho americano
Colarinho americano com gravata.
Foto: modaprahomem.com.br

Colarinho curto

Independente do formato da gola, uma tendência que vem se firmando cada vez mais nos últimos anos é o colarinho curto. Seja clássico, inglês, italiano ou americano, a palavra de ordem é usar golas com pontas cada vez menores

colarinho curto
Até a formalidade do look social
se rendeu ao colarinho curto
Foto: dudalina.com.br
Do look mais formal ao mais despojado e, geralmente combinado a uma modelagem slim, o colarinho curto sempre imprime um visual moderno e antenado a quem o veste.

colarinho curto
3) O colarinho curto imprime uma atitude 
moderna e descolada.
Foto: usereserva.com

Gola Padre ou Mandarin Collar

gola padre ou mandarim
4) Gola padre ou Mandarin
Foto: lojasrenner.com.br
A gola padre, esta que não possui a parte de cima do colarinho, mas apenas a sua base ou , também é conhecida lá fora pelo nome de Mandarin Collar por causa de sua influência oriental.

Costuma receber olhares tortos e normalmente demora a deixar as araras das lojas, mas já deixou de ser uma simples tendência sazonal há um tempo, tendo entrado para a coleção básica de boa parte das redes de varejo. Funciona bem em looks mais despojados.


Gola Smoking

gola smoking
Colarinho quebrado: o mais formal de todos.
Foto: homemdicas.com.br

Também conhecida como colarinho quebrado, este é o tipo de gola mais formal entre todos. Indicado para ocasiões em que seja exigido o traje black-tie, sendo normalmente combinado com gravata borboleta.


Bom, estes são os 7 tipos de colarinhos utilizados nas camisas masculinas. O próximo post desta série vai trazer para vocês as principais modelagens de camisa disponíveis no mercado e como escolher qual a que combina melhor com o seu corpo e estilo.

(Atualizando: o 2° post da série acabou de sair do forno! Leia aqui.)


E, para quem tiver se interessado por alguma das peças que ilustram este post, seguem os links de onde encontrá-las:

1)Camisa Colarinho Italiano Reserva.
2)Camisa Colarinho Americano Renner.
3)Camisa Colarinho Curto Reserva.
4)Camisa Gola Padre Renner

COMPARTILHE


Você também vai gostar

0 comentários

Me acompanhe no Google +

Ou siga pelo Blogger