O crochê no figurino de Ritinha (Ísis Valverde) na novelaA Força do Querer

Crochê figurino Ritinha Ísis Valverde novela A força do Querer
Fonte: gshow.globo.com
O crochê é o maior destaque do figurino da personagem, estando sempre presente nos looks da sereia.

Quem acompanha a novela A Força do Querer, já deve ter reparado que a Ritinha, personagem de Ísis Valverde, usa muuuito crochê! Esse é um dos pontos altos do figurino da protagonista do folhetim das 9.

E, como é raro uma protagonista de novela usar tantas peças de crochê, ainda mais no horário nobre, como amante desta técnica manual tão linda, eu não podia deixar de falar sobre o figurino dela aqui! Mesmo (confesso) não gostando tanto assim do estilo da personagem.

Eu entendo que o figurino da Ritinha busca representar o estilo de uma moça de origem humilde do interior do Pará. E, não sei se as paraenses realmente se vestem como a personagem, mas, pelo menos durante a 1° fase da novela, o estilo dela era um tanto cafona. Pronto, falei!

Mas, com a evolução da trama, isso vem melhorando. Ainda bem! O estilo de Ritinha continua com sua essência, mantendo peças feitas à mão e o sereismo como referência. Porém, os looks têm se tornado gradativamente mais elegantes e estilosos.


Top Cropped de Crochê

Uma das peças mais usadas por Ritinha durante a primeira fase da novela eram os croppeds de crochê. E, dentre estes, o modelo preferido da sereia era o estilo ciganinha.

Cropped de crochê figurino Ritinha A força do Querer
Fonte: br.pinterest.com
Top Cropped de Crochê estilo ciganinha. ❤

Este modelo de top é marcado pelos ombros totalmente à mostra e os babadinhos na altura do decote. Lindos!!

Crochê figurino Ritinha Ísis Valverde novela A força do Querer
Fontes: br.pinterest.com e blog.elo7.com.br

Queria só deixar claro que eu acho lindas todas as peças de crochê que ela usa. Só não costumo gostar dos demais itens que compõem a maioria dos looks da paraense.

Crochê figurino Ritinha Ísis Valverde novela A força do Querer
Fonte: elo7.com.br

Por exemplo, no caso deste cropped laranja, que não segue o estilo ciganinha, mas também é lindo, eu acho que um look composto por cropped + quimono + short de cintura alta ou cropped + saia longa fica muito mais botnito do que o look mais "pelado" usado pela personagem nestas fotos acima.


Veja também o Cropped de Crochê exclusivo que criei com inspiração no sereismo:


Saia Lápis de Squares Coloridos de Crochê

Saia Patchwork Crochê Farm figurino Ísis Valverde novela
Fontes: topodendo.com e instagram.com/saibadeondee

Esta saia lápis de crochê da Farm é lindaaa!!! Toda feita em squares (ou quadrados) coloridos, a peça mantém a linha handmade e alegre da personagem, porém, com uma pegada mais elegante que eu curto beem mais!

No momento, a peça está esgotada no site da marca, porém, se você quiser encomendar uma igual, eu posso fazê-la.



Vestido de crochê estampado rosa e branco

Vestido de crochê figurino Ritinha A força do Querer
Fontes: gshow.globo.com e fashionistasdeplantao.com

Da época em que a personagem ainda estava grávida de Ruyzinho, este vestido soltinho une crochê e tecido na mesma peça. A escolha da linha rosa para o top combinou bem com a estampa. Só não gostei do babado no ombro. Acho que deu uma encaretada no look.


Vestido estampado com sobreposição de crochê

Vestido Crochê figurino Ísis Valverde novela A força do Querer
Fonte: gshow.globo.com

Outro modelo de crochê feito com squares foi este vestido usado por Ritinha quando ela foi conhecer o AquaRio. Só que, desta vez, os quadrados coloridos foram sobrepostos a uma base de tecido estampado. Eu adorei a ideia, é como se ela estivesse usando um cropped e um vestido por baixo.

Porém, acho que a peça ficaria mais bonita se, ao invés do branco, fosse escolhida uma linha num tom mais próximo ao fundo da estampa. Como neste vestido que ela usa na foto abaixo, da época em que a personagem ainda estava grávida.

Vestido Crochê figurino Ísis Valverde novela A força do Querer
Fonte: instagram.com/modadenovelaoficial

Assim, não seria preciso usar o artifício dos mini pompoms brancos aplicados na barra para tentar criar uma unidade entre as duas partes da peça. Achei meio brega. A opção por um comprimento longo para o vestido também seria melhor.

Mas, também já sei que a equipe decidiu que a Rita não usaria muita saia longa para não remeter à personagem de Ísis em O Canto da Sereia.



Vestido Midi de Crochê Multicolorido

Vestido Crochê figurino Ísis Valverde novela A força do Querer
Fonte: gshow.globo.com
Agora, em relação à este vestido que foi usado mais recentemente pela personagem, eu não tenho nenhuma ressalva a fazer. Achei simplesmente lindo!!!

De comprimento midi, ele é todo multicolorido, mais uma vez, mantendo o estilo da personagem, porém, seguindo um caminho mais sofisticado. Para mim, esta é a peça mais bonita de crochê que a personagem já usou na novela até agora. Simplesmente amei!! E vocês?

Recebi muitas mensagens me perguntando de onde é este vestido, por isso, entrei em contato com o atendimento da Globo, via telefone, e eles ficaram de me passar esta informação por e-mail, mas não o fizeram até hoje (10/08/17).


ATUALIZANDO
Ontem, dia 21/08, a Ritinha usou novamente este vestido e, ainda durante a exibição da novela, eu resolvi tentar descobrir esta informação novamente. Desta vez, entrei em contato com a Globo através do site e, hoje de manhã, eles me mandaram um e-mail com a resposta:

Este vestido não é de nenhuma marca. Ele foi confeccionado pela equipe de figurino da Globo.



NOVAS PEÇAS (ATUALIZAÇÃO):

Bata amarela babados (Farm)

Blusa Crochê figurino Ritinha Ísis Valverde novela A força do Querer
Fonte: instagram.com/aforcadoqueerer
E, esta semana, Ritinha apareceu usando mais uma peça de crochê! Desta vez, uma batinha amarela com babado de tecido na barra, como se pode ver na foto acima. Linda! (Atualizado em 27/07/17)



Vestido de Crochê laranja tie dye (tipo body)

Vestido crochê Ísis Valverde A Força do Querer Ritinha
Fonte: gshow.globo.com


É, minha gente, ela ama mesmo crochê! Na semana passada, Ritinha apareceu usando mais um vestido de crochê. Desta vez, um modelo laranja curtinho que tinha a frente bem parecida com a de um body e as costas nuas. Bem fresquinho!

Vestido crochê Ísis Valverde A Força do Querer Ritinha
Fonte: gshow.globo.com

O que eu achei mais legal nesta peça foi o trabalho de tie dye feito sobre a linha depois da peça pronta. Eu ainda não havia visto nenhuma roupa de crochê com efeito tie dye. A equipe de figurino da Globo tá arrasando na elaboração das peças! (Atualizado em 14/08/17)


Vestido de Crochê Verde Curto com manga

Vestido crochê Ísis Valverde A Força do Querer Ritinha
Fonte: instagram.com/oficialrutinha


Olha ela usando mais um vestido de crochê! Na foto, Ísis Valverde aparece ao lado de Joelma nos bastidores de A Força do Querer. Desta vez, usando um modelo na cor verde e todo feito em ponto leque(Atualizado em 06/09/17)

Confesso que não gostei taaanto deste vestido. O modelo midi colorido continua sendo o meu preferido. E vocês, o que acharam desta nova peça?

Eu vou ficando por aqui. Mas, qualquer nova roupa de crochê que a personagem venha a usar na novela, eu trago para cá atualizando o post para vocês! Beijos!!


Top Cropped Rosa

Cropped de crochê figurino Ritinha A força do Querer
Fonte: gshow.globo.com

No capítulo de 16/09, Ritinha apareceu usando mais um cropped de crochê. Desta vez, este modelo em tom de rosa pastel, que é uma das cores tendência do verão 2018.

Postar um comentário

4 Comentários

  1. oi....sou Paraense e amo fazer crochê e se as paraense vestisse tanto assim como a personagem Ritinha eu estava feita na vida...mas também confesso que as minhas peças iam fazer bastante sucesso minha peças são exclusivas e perfeitas !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Danielle.
      Legal ter finalmente o depoimento de uma paraense (e crocheteira) aqui no post! Mesmo, segundo o seu relato, o estilo da Ritinha não sendo fiel à realidade, acho muito positivo uma protagonista da novela das 9 usar tantas peças de crochê. Valoriza esta técnica artesanal linda que eu e você tanto gostamos.
      Parabéns pela sua arte! E obrigada pela visita!
      Bjos

      Excluir
  2. Fiz o vestido midi seguindo o vídeo de uma artesã que publicou no Youtube

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, lembro que, na época, a Hilda Bee Reproduziu o modelo e publicou no Youtube. Muita gente seguiu a explicação dela.

      Excluir

Olá! Obrigada pela visita!
Deixe a sua dúvida ou opinião que eu responderei o mais breve possível. Selecione a opção NOTIFIQUE-ME para ser avisado assim que o seu comentário for respondido.