Customizando com crochê: camiseta manga longa virou cropped

Transformar roupas sempre foi uma das coisas que eu mais amo fazer. Pegar uma peça que estava esquecida no guarda-roupa e dar a ela uma cara nova é algo que me traz muita satisfação. Só que, ultimamente, eu não tenho conseguido fazer isso. E não é por falta de vítimas roupas na fila de espera por mudanças, mas por falta de tempo mesmo.

Administrar uma loja virtual é bem trabalhoso, ainda mais quando se vende produtos artesanais, que levam tempo para serem confeccionados e você faz tudo sozinha. Eu acho até engraçado quando as pessoas dizem que eu tenho que usar minhas peças de crochê para que eu mesma seja a garota propaganda da loja. Hahahaha, se eu não tenho conseguido nem costurar, que é um processo mais rápido, que dirá crochetar peças para mim... 

Mas, enquanto eu não crio um tempo para voltar às minhas costurices das quais eu tanto sinto falta, eu trouxe para o post de hoje uma transformação que fiz em 2016. É...já tem um tempinho, e eu estou de postá-la aqui já tem um tempão também. E hoje chegou a vez dela, ou dele, já que trata-se de uma blusa que eu transformei em cropped.

Customização Crochê Blusa CeA Cropped Vermelho
Antes e Depois da Blusa que virou Cropped. Infelizmente, só tenho esta foto de como ela era antes.


Há um tempo atrás, eu comprei uma blusa básica vermelha de manga longa na CeA da qual eu gostei muito. Porém, tinham 2 coisas nela que sempre me incomodaram: o decote V e a renda na barra. A verdade é que eu nunca fui muito fã deste tipo de decote. Mas, eu tenho uma vozinha aqui dentro da minha cabeça que, quando eu vou comprar roupas, ela começa: "você só compra o mesmo tipo de roupa, escolhe alguma coisa diferente para variar, abre a cabeça, não seja bitolada..." E por aí vai...

E eu costumo dar ouvidos a esta voz do além, rs. Não sei para quê. Depois a roupa fica encostada lá no armário exatamente por não ser do jeito que eu gosto. E este foi o caso desta blusa porque, além da questão do decote, tinha também a renda na barra que, apesar de linda, ficava enrolando o tempo todo e fazia a blusa subir. A danada não parava sobre o cós da calça de jeito nenhum.

Mas eu queria muito conseguir usar essa blusa porque gostei da cor, do material, da manga justinha...Então, eu fiquei matutando uma forma de modificá-la para que eu finalmente pudesse usá-la sem incômodos.


Como eu modifiquei a peça

Até que, um belo dia, me veio a ideia de preencher o decote dela com crochê. E eu tinha uma linha vermelha encostada aqui em casa há anos, exatamente no mesmo tom da blusa, e que eu poderia usar. Já o problema da barra, eu decidi resolvê-lo transformando a blusa em cropped, que é um tipo de peça que eu amo.

Customização Crochê Blusa CeA Cropped Vermelho

Então, definida a ideia, eu comecei as alterações. Para fazer o crochê, primeiro, eu fiz um ponto de acabamento em volta de todo o decote até a altura da costura do ombro. Depois eu fui crochetando de baixo para cima com pontos que eu fui inventando na hora. Não segui nenhum gráfico, este foi um trabalho bem espontâneo mesmo.

Customização Crochê Blusa CeA Cropped Vermelho

Depois de resolvida a parte mais difícil, era hora de solucionar o problema da barra. E, para isso, primeiro, eu descosturei a renda. Depois, eu cortei uma parte do comprimento. Não muito, pois eu queria fazer a barra do cropped larga e dobrada para ficar com um acabamento legal.

Customização Crochê Blusa CeA Cropped Vermelho
Detalhe dos pontos no decote. Amei muito!

Após cortar no tamanho certo, eu apertei um pouco nas laterais para ficar mais justinho. E, por último, depois de fazer a bainha, eu costurei a renda por cima e... voilà! Ficou perfeito, exatamente do jeito que eu queria! Eu simplesmente amei o resultado! ❤

Eu e minha peça repaginada. ❤
Neste dia, eu tinha ido assistir ao filme da Mulher Maravilha.


Após a transformação, esta peça passou de encostada no armário para uma das minhas roupas preferidas! Eu AMO croppeds e peças de cintura alta. Então, eu ainda vou usar muuuito ele.

"A gente não precisa de roupas novas, a gente precisa de um novo olhar."

Esta frase é o lema do Roupa Livre, um movimento muito bacana que desenvolve e estimula soluções para a redução do consumo de roupas. Eu me identifico muito com o trabalho deles e sempre busquei aplicar esta filosofia na minha vida, mesmo muito antes de conhecer o coletivo.

Agora me diz você, o que achou desta customização?
Se animou para dar uma nova chance àquela peça sua que tá lá encostada no fundo do guarda-roupa?

Eu espero, de verdade, que este post inspire você e muitas outras pessoas a reolharem, reformarem, transformarem roupas que vocês já têm em casa em peças lindas, repaginadas e que voltarão a fazer parte da vida de vocês.

Leia também: Camiseta básica de cara nova com customização inspirada no Egito

Postar um comentário

0 Comentários