Como amaciar bucha vegetal: 2 dicas que testei e recomendo

Como amolecer bucha vegetal

Tem anos que eu sou adepta da bucha vegetal para limpeza da pele na hora do banho. Adoro sentir o massagear das suas fibras naturais na minha pele e a sensação de limpeza que fica após o banho. Sou fã incondicional! Acho muito melhor do que as opções sintéticas.

Eu já comprei muitas vezes a versão totalmente in natura, ou seja, saída direto do pé e vendida em feiras, ou mesmo doadas por algum vizinho que tinha a planta em casa. Mas, adquirida assim, ao natural, sem nenhum tipo de processamento, a bucha vegetal dá bastante trabalho até ficar pronta para uso.

Bucha Vegetal Natural Feira Livre
Bucha vegetal totalmente in natura vendida em feiras livres.
Imagem: www.ecycle.com.br

Isso porque é preciso deixá-la de molho por algum tempo para retirar as sementes, depois mais um tempo numa solução com água sanitária para higienização... E, mesmo assim, meses depois, no meio do seu banho, do nada sai uma semente preta daquela que você jurava que já tinha se livrado...

Por isso, há algum tempo, eu tenho preferido comprar as minhas em drogarias mesmo. Até pelo fato de ser mais acessível, pois eu já tenho de ir até lá comprar outras coisas.



Benefícios da bucha vegetal

Bucha Vegetal Limpeza Pele Banho

Para quem ainda não experimentou, é sempre bom reforçar os benefícios do uso da bucha vegetal.


1) Promove uma esfoliação natural da pele

O atrito das fibras naturais sobre a pele promove a retirada de impurezas e células mortas, proporcionando uma esfoliação natural e, de brinde, uma pele viçosa e renovada. Aliás, li um dia desses na internet que a Carolina Dieckman usa até no rosto! Isso para garantir uma limpeza mais vigorosa. Eu cheguei a testar, já que tenho a pele oleosa, mas estranhei um pouco e ainda não aderi para valer.

2) Ativa a circulação

Ao mesmo tempo em que retira impurezas, o atrito da bucha vegetal sobre a pele durante o banho também proporciona a ativação da circulação sanguínea, principalmente se você utilizá-la massageando a pele com movimentos circulares.

3) Ajuda a evitar a celulite

E, como consequência deste poder de ativar a circulação sanguínea, a bucha vegetal também ajuda a prevenir o aparecimento das temidas celulites.

4) É uma opção sustentável

É até redundante dizer que a bucha vegetal é um produto natural, não é mesmo?! Por ser o fruto de uma planta, ela se torna uma opção totalmente sustentável e biodegradável de esponja de banho, sendo facilmente decomposta ao ser descartada no meio ambiente.

Além disso, se você tiver espaço em casa, também pode plantar o seu próprio pé de bucha e ir colhendo-as conforme a sua necessidade. Quer coisa mais linda?!

Bucha Vegetal Como Plantar
Imagem: www.pensamentoverde.com.br

5) Tem uma excelente relação custo X benefício 

E, além de todos estes benefícios para a pele e o meio ambiente, a bucha vegetal ainda faz bem pro bolso! Eu paguei apenas R$3,40 pela minha na última vez que comprei numa drogaria aqui de Caxias. Mas, em feiras livres é possível pagar ainda menos por uma bucha de comprimento bem maior, que pode ser cortada em tamanhos menores e durar muuuito.


Como amaciar sua bucha vegetal?

Mas, mesmo sabendo de todos os benefícios da bucha vegetal para a pele e gostando muito de usá-la, se tem algo que sempre me incomodou é a aspereza das suas fibras nos primeiros dias de uso. É algo realmente um tanto incômodo e demora um tempinho até que a utilização fique realmente prazerosa.

Lembrando disso, quando tive que comprar uma bucha nova, no mês passado, eu resolvi pesquisar na internet por dicas de como torná-la mais macia. Não encontrei tantas sugestões assim, mas resolvi testar as que se mostraram mais viáveis para mim.


Você também pode gostar:




Dica 1: Deixar a bucha vegetal de molho no condicionador

Para seguir esta dica, eu usei um condicionador que comprei por engano há um tempinho atrás e que está encostado aqui em casa porque meu cabelo não gostou dele. (Reaproveitamento sempre!) Peguei também um pote de creme antigo que tenho aqui com tamanho que achei suficiente para cobrir toda a bucha vegetal com água.

Bucha Vegetal Como Amaciar Condicionador

Eu coloquei pelo menos umas 3 colheres de sopa do condicionador dentro do pote, pus a bucha dentro e enchi com água. Daí, eu percebi que seria melhor trocar de pote, já que o primeiro na verdade era baixo e a bucha ficava com uma parte para fora da água.


Bucha Vegetal Como Amaciar Condicionador

Então, eu passei tudo para este outro pote mais comprido. E deixei assim por 2 dias. Ao final deste período, eu retirei a bucha, lavei somente com água e comecei a usar.

Confesso que eu esperava que o efeito amaciante fosse maior. Porém, não dá para negar que ela ficou bem melhor do que se eu não tivesse feito nada. As fibras ficaram mais maleáveis, como se o condicionador as tivesse hidratado.

Dica 2: Molhar com água morna antes do banho

Porém, na hora de usar, como a bucha ainda está nova, eu continuo sentindo a necessidade de uma amaciada a mais. Por isso, antes de começar o banho, eu sempre a molho com água morna no chuveiro, mesmo que eu não tome banho quente, para dar uma amolecida a mais.

O efeito desta 2° dica é instantâneo, mas não dura. Então, é preciso repetir o processo e molhar com água quente ou morna toda vez que for usar.

Como conservar sua bucha vegetal?

A bucha vegetal não exige muitos cuidados além do que se deve ter com qualquer esponja de banho, como enxaguar bem após o uso e deixar secar em local ventilado. Eu deixo a minha secar no próprio banheiro numa prateleira de plástico perto da janela.

As minhas buchas costumam durar bastante, nunca menos de uns 3 meses. No inverno, eu uso apenas umas 2 ou 3X por semana para não castigar a pele. Mas, agora, com o verão chegando, uso todos os dias! Elas compõem para mim um ritual natural de beleza do qual eu não abro mão. 

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Muito obrigada pelas dicas, a minha bucha chegou hoje pelo correio e já estou ansiosa pra usar. rsrsrs Bjs

    ResponderExcluir

Olá! Obrigada pela visita!
Deixe a sua dúvida ou opinião que eu responderei o mais breve possível. Selecione a opção NOTIFIQUE-ME para ser avisado assim que o seu comentário for respondido.