sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Consertando um Tênis Slipper Floral que soltou o solado

Consertando sola tênis slipper

Eu tenho este slipper floral há muito tempo, mas, nos últimos anos, usei bem pouco. Recentemente, eu resolvi tirá-los da sapateira para dar uma ida rápida aos Correios e resolver outras coisinhas na rua. E eis que, não muito tempo depois de eu descer do ônibus, os solados DOS DOIS PÉS descolaram INTEIROS no meio da rua!

Consertando sola tênis slipper
Depois de um longo período guardado, o solado do tênis simplesmente se soltou inteiro
quando eu estava no meio da rua.
Eu fiquei sem saber o que fazer e sem poder tirar os dois pés do chão. Foi uma situação bem surreal... Ainda bem que o ponto final do ônibus fica não muito longe de uma loja de sapatos. Então, eu fui arrastando os pés até lá e comprei um chinelo para usar.

Coloquei o tênis num saquinho plástico, pus na bolsa e fui resolver minhas coisas. E claro que eu não o joguei fora depois. Porque eu não me dou por vencida assim tão fácil, rs. Eu o guardei para poder dar um jeito de consertá-lo quando tivesse tempo. E é exatamente o conserto dele que eu vou mostrar no post de hoje.

Consertando sola tênis slipper
Materiais usados: cola instantânea, linha de nylon, agulha de tapeçaria e tesoura.

Para prender o solado de volta, eu usei esta cola instantânea Tek Bond que cola até metal. Eu a uso para fazer minhas bijus. Mas, mesmo sabendo que ela é boa, eu preferi também costurar o solado com linha de nylon, só para garantir. Afinal, o tênis veio de fábrica com a sola apenas colada e soltou...

Consertando sola tênis slipper
Terminando de descascar o material da borda do tênis, que vinha se esfarelando sozinho há um tempo.
Mas, antes de consertar o maior problema, que era o solado, eu terminei de descascar o courinho da borda, que estava todo craquelado e soltando pedacinhos. Aliás, este material, muito usado também em bolsas, sempre estraga muito rápido. Os outros dois consertos de sapatos que já mostrei aqui no blog também foram por causa dele. Olha só:


Consertando sola tênis slipper

Agora sim, aplicando bastante cola no solado para prender novamente o corpo do tênis no lugar.

Consertando sola tênis slipper

Fui aplicando a cola no fundo e nas bordas internas do solado e pressionando a parte de tecido por cima para fixar bem.

Consertando sola tênis slipper

Depois, para reforçar, eu vim costurando toda a lateral do solado na parte de tecido com linha de nylon dupla. Como a borracha da sola é um material grosso para perfurar, eu usei um dos meus alicates de bijuteria para ir enfiando e puxando a agulha de tapeçaria com mais facilidade. 

Consertando sola tênis slipper

Após costurar o solado, foi hora de ir pra parte final do conserto, pintando a borda, agora totalmente descascada, com tinta de tecido preta.

Consertando sola tênis slipper

E este é o resultado final. Sola no seu devido lugar novamente. Os pontos com linha de nylon ficaram bem discretos por ser um material transparente. Mas, sim, o tênis continuou com cara de batidinho. Porém, o mais importante é que ele vai durar mais um bom tempo.

Ainda quero usar muito este tênis porque ele é super confortável, prático e fácil de combinar. Para mulheres como eu, que não gostam de salto alto e também não curtem muito calçado aberto, como sandálias rasteirinhas (nem mesmo no verão), este tipo de tênis é uma excelente opção.

Mais uma peça que recebeu uma nova chance e que continuará sendo útil. 

Dê você também uma nova chance para aquele seu calçado ou roupa que está aí encostado e já na fila das coisas que vão pro lixo. Seu bolso e seu planeta agradecem! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigada pela visita!
Deixe a sua dúvida ou opinião que eu responderei o mais breve possível.
Selecione a opção NOTIFIQUE-ME para ser avisado assim que o seu comentário for respondido.