Sobre uma calça jeans que durou mais de 10 anos

Estou, mais uma vez, bem sumidinha do blog. 2020 tem sido muito corrido até agora. Além do trabalho, estou fazendo um curso de Excel duas vezes na semana e ... comecei a faculdade de Administração!

Acho que nunca cheguei a comentar aqui no blog, mas cursar ADM era um sonho antigo meu que posterguei por muito tempo. Até que me decidi e, no ano passado, estudei (muito pouco, é verdade) , fiz o ENEM e prestei o vestibular do CEDERJ. Passei (em 3° lugar!) e estou no primeiro período da faculdade semi-presencial. Pretendo fazer um post mais pra frente contando a minha experiência estudando pela primeira vez neste formato.

Ainda está bastante difícil encaixar o blog nesta nova rotina. Andei pensando novamente em desistir... Mas a realidade é que acabei de pagar a renovação do domínio no Registro.br por mais 2 anos! Eu sei que, mesmo sem tempo e, às vezes, sem saber muito o porquê eu escrevo aqui, não vou conseguir me desapegar do blog assim de uma hora para outra. Então, cá estou eu digitando um novo post. 


Me despedindo de uma calça jeans que durou mais de 10 anos

calça jeans surrada

E o texto de hoje me veio à cabeça pela vontade de me despedir de uma calça jeans. Sim, eu queria fazer algo para me despedir oficialmente desta calça porque ela foi minha companheira por mais de 10 anos. Eu a usei muito, muito mesmo. Na imensa maioria das vezes, para trabalhar. Mas também a usei para ir à outros lugares quando ela ainda era nova.

Esta sempre foi uma das calças que mais gostava, uma das que mais valeu a pena ter comprado. E ela custou barato, acho que foi 50 reais. O jeans dela é muito confortável, com bastante elastano, e a modelagem ficou perfeita no meu corpo. Por isso, eu a usei até dizer chega, rs.

O mais surpreendente, até para mim, foi que, ao londo de todo o tempo que ela durou, eu não precisei alargá-la em nenhum momento. Meu corpo mudou, é claro, ganhei alguns quilos (poucos, graças a Deus, rsrs), mas o elastano do jeans deu conta disso.

Há uns 2 anos atrás, ela rasgou um pouco no fundo, mas foi devido ao atrito do movimento entre as pernas. Neste momento, eu pensei em parar de usá-la. Mas não consegui, por gostar muito dela, e resolvi fazer este remendo com reforço para poder continuar usando.

calça jeans quanto tempo dura
Cerzido entre as pernas com reforço por dentro após desgaste do jeans pelo excesso de uso.

Dá muita pena ter que se desfazer de uma peça de roupa que a gente gosta muito, né?! Eu só estou me dando por vencida agora porque o jeans começou a ficar "franzido" por causa do elastano já velho, o que deixa a aparência da calça feia e desleixada. Mas, se não fosse isso...

Eu vou deixar de vesti-la, mas com certeza o jeans ainda será reutilizado aqui em casa de alguma forma. Minha mãe deve aproveitar retalhos das partes ainda conservadas para aplicar remendos em outras calças, eu provavelmente vou usar os bolsos traseiros para fazer uma bolsinha... e por aí vai.

Veja também:

O impacto ambiental de uma calça jeans

Não tenho vergonha de mostrar na internet que usei uma calça remendada, muito pelo contrário. Numa época de roupas fabricadas para serem descartáveis, eu faço questão de usar as minhas pelo máximo de tempo possível. Ainda mais se tratando de calça jeans, cujo impacto no meio ambiente é ainda maior do que no caso de outros tipos de roupas.


"Desde o plantio do algodão até o consumidor final, o consumo médio de água por calça jeans produzida no Brasil chega a 5.196 litros." (revistaplaneta.com.br)


Dados sobre a indústria do jeans:

  • O jeans é feito majoritariamente de algodão, que recebe 25% de todo o agrotóxico consumido no mundo;
  • O aspecto desgastado é feito com substâncias químicas como amônia e soda cáustica, que além de poluentes são prejudiciais à saúde;
  • A fabricação de um jeans provoca a emissão de de 32kg de gás carbônico, o que se compara a andar 150 km de carro; 
  • Os 16 maiores navios de carga do mundo (que levam os jeans as lojas) emitem tanto enxofre quanto todos os carros do mundo juntos.


O que nós consumidores podemos fazer para reduzir o impacto ao meio ambiente:

  • Ao invés de usar o jeans no máximo três vezes e já lavar, o ideal seria lavar apenas uma vez por mês, reduzindo em 48% o impacto na emissão de carbono e 40% a energia gasta e 35% o consumo de água;
  • Secar ao natural é a melhor opção por ser mais econômico e ecológico.
  • Compre em brechós ao invés de adquirir um jeans novo. É possível encontrar peças em bom estado e por um preço muito mais acessível;
  • Comprar de quem respeita o meio ambiente é muito importante, procure se manter informado sobre a produção das marcas mais consumidas;


São medidas simples que cada um de nós pode tomar por um consumo mais consciente. Precisamos usar mais cada peça de roupa, tratá-las com carinho, consertá-las, customizá-las, reinventá-las. O planeta e o nosso bolso agradecem. 

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Ai eu entendo como é difícil desapegar de uma boa calça :( Eu ano passado doei algumas. Acho super importante o descarte e o consumo responsável. Por isso, eu eu dou pra alguém, ou transformo a peça em outra coisa que vou usar.

    www.blogflorescer.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jaqueline!
      A gente cria um carinho muito grande pelas nossas peças preferidas, né. Eu sempre uso minhas roupas ao máximo ou as transformo em outras também para seguir usando.
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  2. Adorava que as minhas calças durassem tanto tempo! :p

    https://blogda-joana.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Olá! Obrigada pela visita!
Deixe a sua dúvida ou opinião que eu responderei o mais breve possível. Selecione a opção NOTIFIQUE-ME para ser avisado assim que o seu comentário for respondido.