Tudo sobre Cama Box: tipos, vantagens, como escolher e onde comprar

decoracao quarto casal cama box
amazon.com

Oi, gente! Dei uma sumida aqui do blog este mês, isso porque a faculdade e o trabalho estão bem puxados. Mas, por falar em trabalho, eu já comentei aqui algumas vezes que estou trabalhando em e-commerce, mas eu ainda não tinha falado em que tipo de empresa eu trabalho. Pois bem, eu gerencio os produtos e pedidos do e-commerce de uma fábrica de camas box.

E, assim como há um tempo atrás, eu compartilhei aqui o meu conhecimento sobre camisas masculinas, adquirido durante os anos em que trabalhei como estilista de camisaria, hoje eu venho dividir um pouco do que tenho aprendido sobre o universo das camas box.


O que você encontrará neste post?

  • Os diferentes tipos de cama box;
  • Quais os tamanhos existentes;
  • Características técnicas;
  • Como escolher a sua;
  • Onde comprar online de fábricas indicadas pelo blog.

Camas box, como o próprio nome diz, nada mais são do que camas em formato de caixa (box, em inglês). E elas vêm se tornando cada vez mais populares, caindo no gosto das pessoas e substituindo as camas tradicionais, aquelas com armação em madeira, estrado e cabeceira.

Ao contrário destas últimas, a cama box tem a estrutura mais simples e já vem praticamente montada, sendo necessário somente alguns procedimentos simples, como rosquear os pés. Além disso, a principal vantagem da box é que ela é um móvel multifuncional, também serve como um armário, oferecendo um espaço extra para guardar roupas de cama, toalhas, malas e os mais diversos objetos na sua parte interna.
 
cama box bau vantagens
Multifuncional, a cama box baú, além de dormir, também serve para guardar os mais diversos objetos.
www.larissacampos.com

Por toda essa praticidade, as camas box tornaram-se uma excelente opção para os quartos modernos, cada vez menores e carentes de espaço. Os boxes ajudam muito na organização e combinam com qualquer estilo de decoração, deixando o ambiente mais clean e minimalista


Vantagens de ter uma cama box baú:

  • Combina com qualquer estilo de decoração;
  • Facilidade na montagem;
  • Móvel compacto e multifuncional;
  • Ajuda na organização;
  • Economia de espaço;


Principais modelos

 

Base box simples ou Sommier

base cama box sommier casal

O tipo mais comum de cama box (e também o mais barato) é a base box simples, também chamada de sommier, que nada mais é do que um suporte de madeira para o colchão revestido com tecido. É a cama box que não tem baú, não abre, e vem sem o colchão.



Cama Box Conjugada

cama box casal conjugada
americanas.com.br
Esta versão é a junção da base simples com o colchão numa única peça, conjugada, ou seja, o colchão fica preso na cama, não sai. E ambos têm o mesmo material de revestimento.



Cama Box Baú

Já a cama baú, como o próprio nome já diz, é a cama box com baú, ou seja, com caixa e tampa para abertura, permitindo guardar coisas em sua parte interna. O sistema de abertura da tampa é movido por amortecedores a gás (ou pistões), que têm diferentes potências de acordo com o tamanho da cama e sustentam o tampo suspenso com o colchão em cima. 
 
Há diferentes tipos de camas baú, variando conforme a sua estrutura. Acompanhe:
 

Baú Inteiriço

cama box bau casal inteira
magazineluiza.com.br
Este é o tipo mais comum, e consiste num baú único, inteiro, sem divisórias internas, também é o mais barato dentre as camas baú. Pode ter abertura lateral ou frontal, dependendo do tamanho. 

(direto da nossa fábrica parceira)


Baú Bipartido

Camas baú bipartidas são aquelas divididas em duas partes. Dentro desta linha, há três variações:

Cama Baú Bipartida com o tampo inteiro

Este baú é bipartido na parte de baixo, o box, que vai dividida em duas partes na hora da entrega. Porém, tem o tampo inteiro, igual ao do baú inteiriço, assim como tem também somente dois amortecedores para fazer a abertura. 

cama box bau casal bipartida
Imagem: colchaocostarica.com.br

Neste modelo, é necessária a utilização de peças de metal chamadas junções de pé, presas aos pés do baú para unir os dois boxes, evitando que eles se separem, abrindo um vão no meio. Portanto, este box não tem somente uma divisória no meio, como muita gente confunde. São duas caixas separadas mesmo, cada uma com sua parede interna, e que são unidas durante a montagem.

A principal finalidade do baú bipartido é facilitar a entrada em ambientes estreitos, como elevadores e escadas, para quem mora em apartamento. Além disso, sua estrutura também acaba atuando como um reforço extra na sustentação do tampo, por ter duas paredes de divisórias no meio do baú. Ajuda ainda na organização do espaço interno na hora de guardar objetos.

(Direto da nossa fábrica parceira)


Cama Baú Bipartida com tampo bipartido (na horizontal)

Já este outro tipo, além de ter dois boxes separados na parte de baixo, é bipartido no tampo também, só que na horizontal, ou seja, no sentido da largura da cama. Por isso, mesmo sendo entregue em duas partes separadas, o seu tampo se torna único após a montagem, fazendo uma abertura única, como um tampo inteiro. Ele tem também somente dois amortecedores.

cama box bau queen bipartida
dafiti.com.br

Este baú foi pensado para possibilitar a entrada em lugares onde o tampo inteiro do baú bipartido não passa. Como o seu tampo é bipartido na horizontal, este baú precisa ter uma articulação mais longa do que as dos tipos anteriores, para sustentar as duas partes. É a chamada articulação de 1,40m. Você vai entender melhor o que é a articulação vendo a imagem explicativa que fiz e está mais abaixo no post, sobre as partes que compõem uma cama box baú.



Cama Baú Bipartida com 4 amortecedores

Por último, este é o baú mais bipartido de todos, rs. Isso porque ele é composto de "duas camas baú" totalmente independentes. São boxes bipartidos onde cada um tem o seu próprio tampo. Ou seja, eles também abrem separadamente e tem quatro amortecedores, dois em cada box.

cama box bau com 4 amortecedores
esfera.com.vc

Eles também são unidos na parte de baixo pelas junções de pé, e alguns fabricantes fornecem ainda junções de tampo, para unir os dois tampos. A principal vantagem deste baú é conseguir entrar em lugares estreitos, tendo uma certa superioridade estética em relação ao baú com o tampo bipartido na horizontal. 

(Direto da nossa fábrica parceira)


Bicamas Box

Há ainda mais dois tipos de camas box, que são as bicamas e os baús com cama auxiliar. A bicama é como se fosse uma base box simples com uma cama auxiliar que pode ser guardada nela. Muito útil para acomodar visitantes.

bicama box solteiro branca
pergo.com.br
(Direto da nossa fábrica parceira)


Baú 3 em 1 com cama auxiliar

cama box bau 3 em 1 solteiro
esfera.com.vc
Já o baú 3 em 1 é uma cama baú, ou seja, com abertura e espaço interno para guardar objetos, e uma cama auxiliar, que é puxada de dentro dela, abaixo do compartimento interno. Esta cama auxiliar pode ser em duas versões: com o colchão acoplado nela ou em forma de gaveta para receber um colchão avulso, que costuma ter medida especial.

(Direto da nossa fábrica parceira)


Veja também:


Tamanhos de Cama Box

Agora que já conhecemos os diferentes tipos de cama box, vamos falar sobre os tamanhos. Eu confesso que, antes de trabalhar numa fábrica de camas, eu só conhecia os tamanhos basicões: solteiro e casal. Mas existem várias outras medidas possíveis para camas e colchões. Vamos conferir todas elas?


Solteiro

Encontrado na medida padrão de 88X188cm e também na medida especial de 78X188cm, mais estreita. A abertura padrão deste tamanho é lateral, mas também é possível encontrar baús de solteiro com abertura frontal, indicada para quartos com o espaço mais reduzido. 

cama box bau solteiro
Camas box no tamanho solteiro costumam ter a abertura pela lateral.
magazineluiza.com.br

Compre Cama Box Baú Solteiro no Magalu
(Direto da nossa fábrica parceira)



Solteiro Americano ou Solteiro King - 96X203 cm

Às vezes também chamado de solteirão, o solteiro americano é considerado uma das medidas especiais de cama box, e tem 96X203cm. É portanto indicado para pessoas solteiras mais altas, que medem mais de 1,88 cm de altura. Também costuma ter a abertura lateral.

Compre Cama Box Baú Solteirão 96X203 na Americanas
                                                          (Direto da nossa fábrica parceira)


Solteirão 110X188 cm

Às vezes também chamado de viúvo, erroneamente, o tamanho solteirão mede 110X188cm. É aquela cama que está no meio do caminho, é mais larga que a de solteiro, mas menor que a de casal. Há ainda algumas outras variações, como 108X198cm, mas a largura de 110cm é mais comum.

(Direto da nossa fábrica parceira)

Viúva

O tamanho viúva oficial mede 128X188cm, ou seja, é 10cm mais estreita que a cama de casal. É a partir deste tamanho que são produzidos os baús bipartidos. Em medidas menores do que esta, praticamente não se encontra.

(Direto da nossa fábrica parceira)


Casal Padrão

O tamanho casal padrão, que é o mais vendido dentre as camas box e o mais fácil de achar, mede 138X188cm. Pode ser inteiro ou bipartido.

(Direto da nossa fábrica parceira)

Queen

A cama de rainha é maior que a de casal na largura e no comprimento, medindo 158X198cm. Esta cama box é sempre bipartida por causa da largura, que é muito grande para ser inteiriça.


King Size

Por último, o tamanho king tem mais de uma medida. O king size mede 186X198cm, já o chamado king full ou super king, que é o maior tamanho de cama box fabricado, mede 193X203cm. Em alguns lugares, encontramos ainda a medida especial de 178X198cm, mas é mais raro.






Como escolher 

Na hora de escolher dentre os diferentes tamanhos, é bom ter em mente que, quanto mais diferentonas as medidas de cama box, mais difícil costuma ser para encontrar um colchão que sirva para ela. Outro fator a considerar é que as camas em medidas especiais costumam ter um preço diferenciado também.

Além do tamanho, é preciso levar em conta aspectos como qualidade do material, tempo de garantia, resistência da estrutura. E, muito importante: saiba que existem camas box baú totalmente fechadas em madeira e os modelos que são vazados nas laterais. Hã, não entendeu nada do que eu disse? Dá uma olhada na imagem abaixo.

Estrutura

Os baús totalmente fechados em madeira nas laterais, como o da esquerda na imagem, costumam ser mais resistentes e têm também uma profundidade interna maior, em torno de 30cm. Já os vazados, como o da direita, também têm uma boa durabilidade, mas ficam mais suscetíveis a apresentarem deterioração do tecido de revestimento. 
 
A profundidade dentro do baú costuma ser menor também, por volta de 25cm. Porém, eles são sim uma boa opção para quem busca um preço menor. Só é preciso que você saiba o que está comprando na hora.

Além dos elementos visíveis na imagem explicativa mais acima, uma cama box baú precisa ter um arco para segurar o colchão, ele fica preso na cabeceira da cama para impedir que o colchão escorregue ao se levantar o tampo. 


Revestimento

Por cima da estrutura de madeira, as camas box levam um revestimento em tecido sintético, geralmente corino (também chamado de PU, material similar ao couro) ou sued (uma espécie de veludo encorpado). Há ainda opções em tecido de poliéster ou matelassê. Quanto às cores disponíveis, depende da cartela de cores oferecida por cada fornecedor. As mais comuns são preto, branco, marrom e bege.


Compre Cama Box Online Direto da Fábrica

Hoje em dia, é possível comprar camas box de qualidade sem sair de casa. Basta pesquisar por lojas e fabricantes de boa reputação, entrar em contato com algum vendedor e tirar todas as suas dúvidas antes de fechar a compra. 
 
Eu trabalho numa fábrica de cama box aqui do Rio de Janeiro, que produz todos os tipos e tamanhos de cama box apresentados neste artigo. Nós entregamos em todo o estado do Rio e SP capital. Para quem quiser comprar diretamente comigo, segue o link direto pro meu Whatsapp. Basta Clicar na imagem abaixo:


VEJA NOSSO CATÁLOGO COMPLETO AQUI.


Conheça também o Instagram @suacamabox_online. Acompanhe nossos conteúdos, veja mais fotos e vídeos dos produtos.


Espero que este post seja útil de alguma forma. Querendo tirar mais alguma dúvida sobre o assunto, é só deixar um comentário aqui embaixo que eu irei responder. Em breve, farei um post abordando os diferentes tipos de colchões e como escolher o melhor para você. Até lá!

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Cama Box é a melhor coisa pra espaços pequenos, realmente! Dá pra guardar o mundo. Pretendo um dia mudar pra um apartamento pequeno e cama box já esta na minha wishlist ♥

    www.blogflorescer.com

    ResponderExcluir
  2. Bom dia. Ótimo post, bem completo e aborda alguns pontos que ninguém toca muito claramente.
    Uma dúvida sobre o baú bipartido: a opção com 4 amortecedores (2 boxes separadas) teria vantagem sobre a opção com 2 amortecedores e tampo bipartido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Misael. Que bom que o post foi útil. Bom, no caso, os 2 tipos de baús vão ter a vantagem de entrar em locais em que o baú inteiro ou o bipartido com tampo inteiro não entram. Nisso, eles empatam. Mas, uma vantagem do bipartido com 4 amortecedores seria exatamente essa potência maior dos pistões, por serem 4 ao invés de 2. O que pode fazer a diferença para quem tem um colchão mais pesado.

      Excluir

Olá! Obrigada pela visita!
Deixe a sua dúvida ou opinião que eu responderei o mais breve possível. Selecione a opção NOTIFIQUE-ME para ser avisado assim que o seu comentário for respondido.