Como ler e interpretar gráficos e receitas de crochê

Pine para ler depois!

Aprender a ler gráficos de crochê me ajudou muito a criar meus próprios modelos. Saber fazer peças seguindo receitas escritas dá autonomia à artesã, pois a capacita a produzir sozinha e a aprender muito através dos erros e acertos ao longo da confecção de uma peça. Por isso, no post de hoje eu escolhi falar exatamente disso: como ler e interpretar gráficos de crochê.


Diferença entre gráfico e receita

O primeiro ponto é saber identificar qual a diferença entre gráfico e receita. Gráficos são esquemas que usam símbolos para representar os pontos utilizados em uma peça. 

como ler grafico circular croche
www.revistaartesanato.com.br

Já receitas são descrições, por escrito, de um gráfico. A receita que temos aqui abaixo, por exemplo, é a descrição do gráfico que está acima.

como ler receita croche
www.revistaartesanato.com.br

É bem comum que gráficos e receitas apareçam juntos na explicação de uma mesma peça, sendo usados de forma complementar. Por isso, é importante que toda artesã tenha familiaridade com os dois formatos.


Tipos de gráficos

Há dois tipos de gráficos de crochê: os gráficos de trabalhos lineares e os gráficos de trabalhos circulares.

Gráficos lineares: são executados em carreiras de ida e volta. Sua leitura inicia-se de baixo para cima e da esquerda para a direita. A carreira seguinte é lida de forma contrária, e assim sucessivamente. A primeira carreira sempre é uma base de correntinhas.
como ler grafico linear croche
br.pinterest.com/bloglovin


Gráficos circulares: sua leitura é feita de dentro para fora e no sentido anti-horário para todas as carreiras. A base inicial destas peças costuma ser o anel mágico. Os pontos da primeira carreira são feitos dentro dele.
como ler grafico linear croche
sandrapontos.blogspot.com


Legenda

Para fazer a leitura correta de um gráfico, é necessário conhecer o significado de cada símbolo utilizado no mesmo. Por isso, cada gráfico vem sempre acompanhado de uma legenda, que traduz cada um dos símbolos utilizados no "alfabeto" do crochê.

legenda pontos utilizados croche
entrenovelos.files.wordpress.com

De início, este monte de símbolos pode assustar, mas com a prática, toda crocheteira aprende a se familiarizar com eles.Além de gráficos e receitas, as explicações para a confecção de uma peça também costumam vir acompanhadas de desenhos e esquemas explicativos do tamanho e medidas que a peça deve ter ao ficar pronta.


Guia Como fazer os pontos básicos

Segue um bônus com o passo a passo de como fazer os principais pontos usados no crochê:

Pontos basicos croche como fazer


Como fazer Anel Mágico

como fazer anel magico croche
Confira ainda como fazer anel mágico.
essaseoutras.com.br

É importante saber que tem muito gráfico e receita por aí com erros e que não funcionam. Já aconteceu muito de eu ter que dar um jeitinho e fazer minhas adaptações para conseguir finalizar a peça. Aliás, no geral, eu nunca sigo um gráfico à risca, rs. Mas acho super importante ter um como referência ao fazer um novo modelo. Também é muito importante usar a linha e agulha da espessura indicada na receita. Caso contrário, é preciso estar ciente de que haverá diferença no tamanho.

Eu sou tão fã de gráficos, que já dei os meus pulinhos e fiz alguns da minha cabeça. Porém, é bastante trabalhoso criar um gráfico do zero. Por isso demoro tanto a tirar algumas ideias da cabeça e passá-las pro papel, como a receita das minhas mamas didáticas e do meu cropped sereia, por exemplo, que as pessoas me pedem bastante. Um dia eu juro que faço gente, rs. Mas, por enquanto, já existem estes gráficos feitos por mim e disponíveis gratuitamente no blog:


Você também pode gostar:

Com as informações apresentadas neste post, toda crocheteira iniciante conseguirá ler gráficos com maestria. As vídeo-aulas se popularizaram muito nos últimos anos e com certeza têm o seu atrativo e importância. Porém, saber ler gráficos e receitas irá permitir que você confeccione suas próprias peças com mais autonomia. 

No mais, desmanchar e refazer, trocar de agulha, de fio, deixar para lá, depois pegar novamente, tudo isso faz parte do processo de criação em crochê. Por isso, a primeira qualidade que toda boa crocheteira deve ter é paciência. Além de muita perseverança para não desistir no primeiro insucesso.

Fontes pesquisadas: 
www.revistaartesanato.com.br/como-ler-graficos-croche/ 
www.circulo.com.br/graficos-voce-sabe-como-fazer-a-leitura-correta/

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Olá! Obrigada, suas dicas foram de muita ajuda para mim. Obrigada. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde como eu faço pra ler peças de vestuario?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Para ler peças de vestuário, é preciso ficar muito atenta ao passo a passo escrito na receita, pois, além de interpretar os gráficos, é preciso saber unir as partes que formam a roupa, entender onde começa um tipo de ponto e onde termina, etc... Compare o texto da receita com a forma da roupa para entender a que parte a receita está se referindo a cada momento.

      Excluir

Olá! Obrigada pela visita!
Deixe a sua dúvida ou opinião que eu responderei o mais breve possível. Selecione a opção NOTIFIQUE-ME para ser avisado assim que o seu comentário for respondido.