Exposição A Casa Bordada no CRAB Sebrae RJ

Sábado passado eu fiz aquele programinha que eu adoro: comprinhas na Saara + exposições pelos centros culturais do Rio. Tinha tempo que eu não ia a exposições e estava precisando muito espairecer e ver coisas criativas para me inspirar. 

Além disso, tinha uma mostra que eu queria muito ver, A Casa Bordada, que estava rolando no CRAB Sebrae e se encerraria exatamente no sábado dia 22 após ter sido prorrogada. Então, eu pensei: tenho que ir. E tirei o dia para fazer isso. Mas, claro, também dei uma passada na Saara para não perder o costume, rs.

Exposição Casa Bordada CRAB Sebrae
Entrada da exposição.

A Casa Bordada é uma exposição que reúne bordados feitos por artesãos de todo o país. Todos os trabalhos foram feitos sobre tecidos brancos, e estes esticados sobre estruturas de madeira para remeter aos bastidores usados para bordar. O resultado é uma cenografia linda, em formato de casa, onde todas as paredes são cobertas de desenhos coloridos formados pelos mais variados pontos de bordado. Todos feitos à mão.

Exposição Casa Bordada CRAB Sebrae
Uma das paredes bordadas da exposição.

Exposição Casa Bordada CRAB Sebrae
Detalhe do bordado central.


Eu fiquei encantada! Tudo é muito lindo de se ver de perto! A perfeição dos pontos, o esmero do trabalho, a riqueza de cores, as temáticas regionais... E só de saber que tudo foi feito à mão, deixa A Casa com uma energia muito boa. Energia que só o trabalho artesanal emana. ❤

Exposição Casa Bordada CRAB Sebrae
Que riqueza de ponto cheio!
Os bordados foram encomendados especialmente para esse projeto, que foi montado pela 1° vez no A CASA museu do objeto brasileiro, em São Paulo, e desde agosto, ocupa o CRAB (Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro) aqui no Rio.

Lenda Bumba Meu Boi bordado
Olha esse livrinho com a lenda do Bumba-meu-boi bordada e contada à mão.

Livro bordado
O interior do livro.
Você também vai gostar:


O que é o CRAB Sebrae?

O CRAB é uma iniciativa do Sebrae voltada para a valorização do artesanato brasileiro. Além de exposições, o espaço promove cursos, workshops, palestras. E também há uma loja, a Galeria Pop Up, para venda e divulgação do trabalho de diversos artesãos

É uma ideia muito legal e, mais do que isso, muito necessária para a valorização do nosso artesanato ter esse espaço voltado só para ele. Dá autoestima para o setor, que ainda é visto aqui no Brasil como algo inferior às outras artes e pouco profissional, diferente dos outros setores da economia.   

Eu fiquei sabendo da existência do CRAB um pouco antes de ir à Rio Artes Manuais deste ano. Desde então, eu queria muito conhecer pessoalmente o espaço. Gostei muito e pretendo voltar outras vezes para participar de outras atividades.

Bordado Flores Algodão
Olha essas flores de algodão bordadas!! Que perfeição!!

Como parte da exposição, antes de entrarmos na Casa propriamente dita, há uma sala intitulada Memória do Bordado, que é um espaço onde estão expostas peças que remontam à história do bordado, tais como revistas antigas com riscos, a caixinha de costura da vovó, dedais super elaborados que eu nunca tinha visto, ferrinhos de passar antigos... Ou seja, só preciosidades. Eu fiquei hoooras ali dentro devorando cada detalhe! E tirando fotos também, claro.

Objetos de costura e bordado antigos
Olha isso, gente! O ferro, a caixinha de linhas, o galo com alfineteiro... Vontade de trazer para casa.

Dedais antigos
Saca só esses dedais! Coisa de louco! Ah, aquele negócio ali que mais parece um modelador de cabelo,
na verdade, é um ferro de passar aba de chapéu. 

Objetos de costura e bordado antigos
Olha esses agulheiros... E este outro ferrinho que, na verdade, é para guardar coisas. 

Objetos de costura e bordado antigos
Mais coisas fofas.

Cabide antigo
E a exposição era de bordado, mas eu achei Crochê por lá também.
Olha só este cabide antigo, que amor!
Todas as peças desta sala Memória do Bordado fazem parte da coleção pessoal da designer de moda e pesquisadora Nina Sargaço. Na mostra, também há um vídeo onde ela fala sobre o seu trabalho de pesquisa e explica alguns pontos de bordado.

Se você, assim como eu, também é apaixonadx por trabalhos manuais, também mora no Rio ou está passando férias aqui, vale muito a pena conferir esta exposição que, aliás, não acabou no dia 22 de dezembro. 

Quando eu cheguei lá, descobri que ela foi prorrogada mais uma vez e fica em cartaz até janeiro. Só não lembro até que dia, mas não será o mês inteiro. Procurei no site do CRAB, mas não encontrei esta informação. Vale a pena ficar ligado nas redes sociais deles, que são sempre atualizadas. Segue o link da fanpage: facebook.com/CrabSebrae

Bom, espero que tenham gostado do post. Eu não coloquei aqui todas as fotos que tirei, pois seria impossível. Mas espero que eu tenha conseguido passar para vocês o quanto a exposição está bonita, bem montada e o quanto este trabalho de resgate e valorização é importante pro nosso artesanato. 

Me despeço deixando esta última foto deste bordado que é nada menos que um Glossário de Pontos de Bordado ilustrado, ou melhor bordado. E à mão. Um luxo, né?! Sem palavras.

Bordadeiras da Chapada dos Guimarães - NEOM.
Bordado que ilustra os diferentes pontos de bordado existentes.
Trabalho lindo do grupo Bordadeiras da Chapada dos Guimarães - NEOM.

Postar um comentário

0 Comentários