Sábado passado eu fiz aquele programinha que eu adoro: comprinhas na Saara + exposições pelos centros culturais do Rio. Tinha tempo que eu não ia a exposições e estava precisando muito espairecer e ver coisas criativas para me inspirar.
Além disso, tinha uma mostra que eu queria muito ver, A Casa Bordada, que estava rolando no CRAB Sebrae e se encerraria exatamente no sábado dia 22 após ter sido prorrogada. Então, eu pensei: tenho que ir. E tirei o dia para fazer isso. Mas, claro, também dei uma passada na Saara para não perder o costume, rs.
A Casa Bordada é uma exposição que reúne bordados feitos por artesãos de todo o país. Todos os trabalhos foram feitos sobre tecidos brancos, e estes esticados sobre estruturas de madeira para remeter aos bastidores usados para bordar. O resultado é uma cenografia linda, em formato de casa, onde todas as paredes são cobertas de desenhos coloridos formados pelos mais variados pontos de bordado. Todos feitos à mão.
Eu fiquei encantada! Tudo é muito lindo de se ver de perto! A perfeição dos pontos, o esmero do trabalho, a riqueza de cores, as temáticas regionais... E só de saber que tudo foi feito à mão, deixa A Casa com uma energia muito boa. Energia que só o trabalho artesanal emana. ❤
Que riqueza de ponto cheio! |
Olha esse livrinho com a lenda do Bumba-meu-boi bordada e contada à mão. |
O interior do livro. |
- Exposição Yes, nós temos biquíni no CCBB RJ
- Exposição O corpo é a casa do artista Erwin Wurm no CCBB RJ
- Moda e Arte: Top customizado com bordado inspirado em quadro do Klimt
O que é o CRAB Sebrae?
O CRAB é uma iniciativa do Sebrae voltada para a valorização do artesanato brasileiro. Além de exposições, o espaço promove cursos, workshops, palestras. E também há uma loja, a Galeria Pop Up, para venda e divulgação do trabalho de diversos artesãos.É uma ideia muito legal e, mais do que isso, muito necessária para a valorização do nosso artesanato ter esse espaço voltado só para ele. Dá autoestima para o setor, que ainda é visto aqui no Brasil como algo inferior às outras artes e pouco profissional, diferente dos outros setores da economia.
Eu fiquei sabendo da existência do CRAB um pouco antes de ir à Rio Artes Manuais deste ano. Desde então, eu queria muito conhecer pessoalmente o espaço. Gostei muito e pretendo voltar outras vezes para participar de outras atividades.
Como parte da exposição, antes de entrarmos na Casa propriamente dita, há uma sala intitulada Memória do Bordado, que é um espaço onde estão expostas peças que remontam à história do bordado, tais como revistas antigas com riscos, a caixinha de costura da vovó, dedais super elaborados que eu nunca tinha visto, ferrinhos de passar antigos... Ou seja, só preciosidades. Eu fiquei hoooras ali dentro devorando cada detalhe! E tirando fotos também, claro.
Todas as peças desta sala Memória do Bordado fazem parte da coleção pessoal da designer de moda e pesquisadora Nina Sargaço. Na mostra, também há um vídeo onde ela fala sobre o seu trabalho de pesquisa e explica alguns pontos de bordado.
Olha isso, gente! O ferro, a caixinha de linhas, o galo com alfineteiro... Vontade de trazer para casa. |
Saca só esses dedais! Coisa de louco! Ah, aquele negócio ali que mais parece um modelador de cabelo, na verdade, é um ferro de passar aba de chapéu. |
Olha esses agulheiros... E este outro ferrinho que, na verdade, é para guardar coisas. |
Mais coisas fofas. |
E a exposição era de bordado, mas eu achei Crochê por lá também. Olha só este cabide antigo, que amor! |
Se você, assim como eu, também é apaixonadx por trabalhos manuais, também mora no Rio ou está passando férias aqui, vale muito a pena conferir esta exposição que, aliás, não acabou no dia 22 de dezembro.
Quando eu cheguei lá, descobri que ela foi prorrogada mais uma vez e fica em cartaz até janeiro. Só não lembro até que dia, mas não será o mês inteiro. Procurei no site do CRAB, mas não encontrei esta informação. Vale a pena ficar ligado nas redes sociais deles, que são sempre atualizadas. Segue o link da fanpage: facebook.com/CrabSebrae
Bom, espero que tenham gostado do post. Eu não coloquei aqui todas as fotos que tirei, pois seria impossível. Mas espero que eu tenha conseguido passar para vocês o quanto a exposição está bonita, bem montada e o quanto este trabalho de resgate e valorização é importante pro nosso artesanato.
Me despeço deixando esta última foto deste bordado que é nada menos que um Glossário de Pontos de Bordado ilustrado, ou melhor bordado. E à mão. Um luxo, né?! Sem palavras.
Bordado que ilustra os diferentes pontos de bordado existentes. Trabalho lindo do grupo Bordadeiras da Chapada dos Guimarães - NEOM. |
0 Comentários
Olá! Obrigada pela visita. Deixe seu comentário, que eu responderei o mais breve possível. Selecione a opção NOTIFIQUE-ME para ser avisado assim que for respondido.