Upcycling na Moda: vestido jeans virou 2 croppeds


Uma das coisas que mais me dão prazer é quando consigo pegar uma peça que estava encostada, transformá-la numa peça nova e voltar a usá-la. Fico tão feliz! É energia parada que volta a circular, é reaproveitamento de materiais, é pura renovação.

E a última peça que resgatei do limbo foi um vestido jeans que eu comprei há alguns anos atrás. Foi uma daquelas compras que eu fazia só porque estava barato. Hoje em dia, isso já não acontece mais.

Eu gosto muito de vestido jeans, acho prático e o tecido mais grossinho me deixa mais à vontade. Porém, não sou muito fã deste tipo de lavagem dirty, ou seja, que deixa o jeans com este tom amarelado, este proposital aspecto de sujinho.

O vestido antes da transformação.
Por isso, apesar de ter gostado do modelo do vestido, usar uma peça grande com esta lavagem não me agradava, não gostava do resultado em frente ao espelho. Eu cheguei a usá-lo algumas vezes, mas eu não me sentia bem.

Então, eu resolvi vendê-lo. Anunciei no Enjoei e na OLX por um tempo, mas, quando apareceu alguém interessado, eu fiquei sem querer desapegar, rs. A menina acabou desistindo depois, mas aquilo me mostrou que, na verdade, eu não queria me desfazer do vestido. Então, decidi retirar o anúncio de venda.

Mas, ao mesmo tempo, eu continuava não querendo usá-lo. Até que, recentemente, eu percebi que a parte de cima dele já era um cropped praticamente pronto, e que eu usaria super. Isso me despertou a vontade de dividi-lo ao meio.  Aí surgiu outra questão: o que eu faria com a parte de baixo? Uma saia? Não. Depois de pensar um tempo, eu decidi: ele vai virar dois croppeds, pronto.


Primeiro Cropped: de alcinha com botões frontais

Este foi, de longe, o cropped mais fácil de fazer nascer, pois, já estava quase pronto. O primeiro passo foi descosturar o vestido no cós separando as 2 partes.


Depois, eu diminuí o comprimento da blusa cortando-a na altura do último caseado, pois ela estava um pouco grande para ser usada como cropped. Após isso, eu costurei o mesmo cós de antes na blusa, mas invertendo a posição. O lado que estava costurado na saia, eu virei para cima para fazer o efeito de afunilamento e encaixar melhor na cintura.



Os últimos passos foram fazer um caseado no cós e trocar os botões, pois eu não gostava dos que vieram no vestido.



E aqui é o primeiro cropped pronto. Nem parece que ele uma outra peça antes. Eu gostei bastante do resultado. E, sem querer, entrei na tendência, pois está super em alta cropped com botões na frente.



Veja também:



Segundo Cropped: estilo camiseta

Esta é a parte da saia do vestido e, para reaproveitá-la, eu tive um pouco mais de trabalho. Eu decidi fazer um cropped tipo camiseta e com manga curta. É um modelo que eu gosto muito e, inclusive, comprei um assim na CeA com a lavagem clarinha no ano passado, mas ainda não usei porque ele precisa de alguns ajustes. Porém, mesmo assim, ele me ajudou um pouco na hora de fazer a modelagem e os acabamentos deste.



Revirando os meus moldes antigos, eu encontrei esta base de camisa que fiz para mim há muito tempo atrás. Não ficou legível na foto, mas os moldes estão com data de 2011(!). Aí, eu fiz alguns ajustes, como aumentar um pouco a cava e a largura, além de transferência de pence. Isso tudo direto no tecido, sem fazer um novo molde.



Após horas de cálculos e medidas, pois eu estou um pouco enferrujada na modelagem, o cropped estava cortado. A limpeza do decote e as mangas não saíram do vestido, pois o tecido não era suficiente. Eu usei mangas que eu tinha cortado para fazer um outro vestido jeans há muito tempo atrás e acabei não usando, e também retalhos deste mesmo jeans.


                   
                       Aqui é o cropped já montado, na fase de colocação da limpeza do decote.



E aqui é ele já pronto. Como se pode ver na foto, o jeans das mangas não é da mesma cor do corpo do cropped. Mas isso não me incomodou, eu gostei do resultado mesmo assim. Achei que ficou um  efeito color blocking.



Agora o antes e depois do vestido.


E esta última foto exigiu muita coragem de minha parte para publicar, rsrs. Não é à toa que aqui no blog não tem post de look do dia. Além de não gostar mesmo de fazer posts assim, eu sou uma negação com selfie e não sou lá muito fotogênica.

Mas, eu queria mostrar o resultado deste trabalho de upcycling que eu gostei muito. Então, aqui está o vestido antes, ainda inteiro. E depois, na forma dos 2 croppeds, que eu já estou usando muito e amando.

Na primeira foto,o vestido ainda na forma original. E depois, já como os dos 2 croppeds que fiz.

Postar um comentário

0 Comentários