Como Lavar Roupas de Crochê e Tricô + Dicas para conservar as peças por mais tempo

Como Lavar Roupas Crochê Tricô

Já tinha um tempo que eu queria trazer aqui pro blog dicas de como lavar e conservar roupas de crochê e tricô. As peças confeccionadas com tramas de ou linha precisam de cuidados especiais, diferentes das roupas comuns, e nem todo mundo tem conhecimento do que é necessário para cuidar delas da maneira mais adequada para que elas durem mais.

Por isso, eu preparei este post com os principais cuidados que se deve ter ao lavar e guardar roupas de crochê e tricô. Para ilustrar o texto e ajudar na compreensão, eu lavei uma peça que finalizei recentemente e fotografei o processo para mostrar como eu cuido das minhas roupas de crochê.


Lavagem à mão

Para lavar peças de crochê à mão, o procedimento é bem simples. Basta colocar um pouco de água em temperatura ambiente no seu tanque, ou numa bacia, como foi o meu caso, apenas o suficiente para cobrir totalmente a peça. Depois disso, dilua um pouco de sabão na água e dissolva bem até fazer espuma.

Você pode lavar suas peças de crochê ou tricô no tanque ou numa bacia de plástico.

Qual o melhor sabão?

Quanto a qual sabão usar, muita gente recomenda o uso de sabão líquido para lavar peças handmade. Eu nunca usei este tipo de sabão, mas já usei muitas vezes sabão em pó comum por ser a opção que tinha na hora. Porém, não recomendo, pois sempre faz as peças de cor soltarem muita tinta e, depois de secas, elas não ficam com um toque tão bom se você não usar amaciante.

O sabão neutro costuma ser o mais recomendado nas instruções de lavagem dos fabricantes de fios. E, depois que eu passei a usá-lo, entendi perfeitamente o porquê. O sabão que aparece na foto acima é o Ypê neutro e glicerinado. Ele espuma bastante, remove bem a sujeira e deixa a roupa muito, mas muito macia depois de seca. 

Efeito milagroso da glicerina. Eu me surpreendi com o resultado da primeira vez e não quero mais saber de outra coisa. Aqui em casa, nós usamos este mesmo sabão para lavar louça também, pois ele não resseca as mãos.

Como lavar?

Ao lavar peças de crochê, esfregue pouco e com cuidado. Se preciso, deixe um tempinho de molho no sabão para soltar melhor a sujeira. Ao enxaguar, NÃO TORÇA a peça em hipótese alguma! Isso irá deformá-la de uma maneira irreversível.Somente esprema, apertando a peça para retirar o excesso de água. Sem girá-la com as mãos como se faz ao torcer.

Lavagem à máquina

Não é recomendável lavar peças de crochê na máquina, pois a possibilidade delas ficarem deformadas é grande. Mas, muita gente lava suas peças handmade desta forma utilizando a opção de roupas delicadas do aparelho. Se você preferir este método, lembre-se de não centrifugar a peça no ciclo completo para não deformá-la.

Destaco aqui que eu nunca lavei minhas roupas de crochê na máquina. Então, não posso garantir que as peças realmente fiquem intactas. Mesmo as minhas roupas "normais" de tecido, exceto jeans e outros materiais mais pesados, eu costumo lavar à mão. Prefiro assim, pois mantém as peças em bom estado por mais tempo. 

Como secar?

Depois de lavar e enxaguar, deixe a peça para secar na horizontal. Não as pendure no varal como as roupas de tecido, pois o próprio peso da peça molhada irá deformá-la. Eu costumo colocar minhas peças sobre uma sacola plástica bem grande que tenho e deixá-las secando no chão da área de serviço ou sobre a cisterna que temos aqui no quintal. De preferência, na sombra.

Eu costumo deixar minhas peças de crochê secando sobre uma sacola plástica grande
que coloco sobre a tampa da cisterna no quintal ou no chão da área de serviço.

Pode passar a ferro?

Normalmente, as peças handmade não precisam ser passadas, pois não amarrotam. Mas, se você é daquelas que não dispensa o ferro, as peças 100% algodão podem sim ser passadas, preferencialmente sem usar vapor. Já as peças 100% acrílico e também aquelas que tem fios metalizados não devem ser passadas a ferro.

O ideal é sempre verificar o que consta na etiqueta de composição da peça para saber como cuidar dela. Se você não sabe o que aqueles "deseinhos" significam, não tem problema. Lá no início do blog, eu publiquei um post que tem uma tabela mostrando o significado dos principais símbolos de instrução de lavagem de roupas. Você pode acessar através do link abaixo:


Se as peças que você comprou não têm etiqueta de composição, peça ao artesão que as confeccionou que lhe passe as orientações que constam no rótulo da linha ou lã utilizada. Aqui abaixo estão fotos que tirei de 2 rótulos de fios, mostrando as instruções de lavagem e conservação dos 2 materiais mais utilizados em peças handmade: algodão e acrílico.


Instruções Lavagem Crochê Tricô 100% algodão
Instruções de Lavagem que constam no rótulo de um novelo de linha 100% ALGODÃO da Coats Corrente. 

Instruções Lavagem Crochê Tricô 100% acrílico
Instruções de Lavagem que constam no rótulo de um novelo de lã 100% ACRÍLICO da Coats Corrente. 

Como guardar? 

Após lavar e secar, as peças de crochê e tricô devem ser guardadas dobradas, nunca no cabide, pois isso também as deforma.
Guarde suas peças de tricô ou crochê dobradas.


Aqui vai um resuminho dos cuidados principais abordados no post:

  1. Lavar as peças preferencialmente à mão;
  2. Esfregar pouco e com cuidado;
  3. Usar sabão neutro;
  4. Não torcer, somente espremer para tirar o excesso de água;
  5. Deixar secar na horizontal (preferencialmente à sombra);
  6. Não passar peças de acrílico e as que tiverem metalizado;
  7. Guardar as peças dobradas, nunca no cabide. 

Pronto! Viu, não é tão difícil assim cuidar de peças handmade. E elas são tão lindas e únicas, que vale a pena gastar um tempinho a mais seguindo estes pequenos cuidados especiais para que elas durem muito e conservem a sua beleza e formato originais.

Postar um comentário

2 Comentários

Olá! Obrigada pela visita!
Deixe a sua dúvida ou opinião que eu responderei o mais breve possível. Selecione a opção NOTIFIQUE-ME para ser avisado assim que o seu comentário for respondido.