Como reaproveitar caixas de papelão para enviar pedidos da loja virtual

Reaproveitar Caixas Papelão Loja Virtual enviar Correios


Você que é artesão e microempreendedor, assim como eu, sabe a dificuldade que é conseguir arcar com todos os custos da sua produção e manter os preços dos seus produtos justos e atrativos aos clientes, não é mesmo?!

Qualquer custo que possa ser diminuído ou totalmente retirado da operação já ajuda a fechar as contas no fim do mês. Principalmente para quem está começando o seu negócio agora na atual conjuntura do país.

Por isso, hoje, eu vim dividir com você algo que eu já pratico na minha loja virtual há algum tempo e que me ajuda muito a ter um custo menor e, consequentemente, preços mais acessíveis para as minhas clientes.

Todo mundo sabe que, para enviar produtos pelos Correios ou mesmo por transportadora a gente precisa embalá-los em caixas de papelão, certo?! Só que estas caixas representam um custo a mais para o seu negócio, já que precisam ser compradas. 

Ainda que, às vezes, seja um custo relativamente baixo, qualquer gordurinha que a gente puder retirar da operação de venda sem baixar a qualidade do nosso produto é bem vinda, não é mesmo?!

Além disso, a imensa maioria das pessoas sempre acaba jogando as caixas de papelão fora após receberem os produtos. Ou seja, você teve o custo da compra da caixa, incluiu isso no preço do seu produto e, logo após a chegada na casa do cliente, ele joga a caixa que ele mesmo pagou por ela fora.

Não faz muito sentido, né?! E aí entra também outra questão super importante que é a da diminuição do lixo que geramos. Quando eu reutilizo caixas de papelão no envio dos meus produtos, eu penso não somente no dinheiro economizado ao fazer isso, mas também na diminuição do impacto ambiental gerado com a minha operação. Afinal, serão menos caixas de papelão descartadas no meio ambiente.

E como eu consigo caixas de papelão sem precisar comprar? Simples. Eu costumo pedir para familiares e amigos guardarem para mim as caixas de produtos que eles ganham ou compram. Já fiz inúmeros envios na minha loja virtual e até hoje não precisei comprar nenhuma caixa.

Por exemplo, hoje mesmo minha mãe e meu irmão foram fazer compras num supermercado atacadista que tem aqui em Caxias, o Assaí, e me trouxeram mais uma boa leva de caixas de papelão que o mercado oferece gratuitamente aos clientes para que eles possam carregar suas compras até o carro.

Reaproveitar Caixas Papelão Loja Virtual enviar Correios

São as caixas que embalaram os próprios produtos ao serem adquiridos pelo supermercado e que, posteriormente, vão pra casa do consumidor final embalando as compras de atacado.

Algumas caixas eu consigo do tamanho ideal que preciso. Já outras são muito grandes para o envio dos meus produtos. Como esta da foto acima, que precisei diminuir. As medidas originais dela eram: larg= 32cm; alt= 34cm; comprimento= 29cm; e eu a transformei em 3 caixas menores. Abaixo, eu mostro para vocês como fazer.

Estes são os materiais que utilizo para redimensionar caixas de papelão. Nada demais, coisas que todo mundo costuma ter em casa: 

Materiais Reaproveitar Caixas Papelão

  1. Lápis (ou caneta, se você preferir) - para traçar as novas dimensões da caixa;
  2. Fita métrica (ou régua) - para medir o tamanho que você quer pra nova caixa;
  3. Esquadro (pode ser régua também) - para traçar novas linhas bem retinhas;
  4. Tesoura - para recortar a(s) caixa(s) nova(s);
  5. Grampeador - para prender as laterais da caixa.
  6. Fita Adesiva Transparente: para dar mais firmeza à caixa depois de pronta;

Antes de começar a "destruir" a sua caixa, é bom saber quantas faces ou lados uma caixa pronta e fechada precisa ter e também quais as medidas mínimas aceitas pelos Correios.

Eu sempre redimensionei as caixas de forma intuitiva, sem pensar muito. Mas, para fazer este post, resolvi desenhar este esqueminha abaixo para trazer para vocês:

Medidas Lados Caixas Papelão
Faces (ou lados) que toda caixa precisa ter para ser fechada de forma segura.

Já as medidas mínimas que uma caixa precisa ter para ser postada nos Correios são: 16 cm X 11cm X 3cm.

Dito isto, comecemos:

Reaproveitar Caixas Papelão

1° passo: Eu costumo dividir as caixas de papelão sempre em 2 partes, gerando 2 novas caixas. Mas, com esta, que é um pouco maior, eu consegui fazer 3. Duas pequenas e outra maior. Eu também poderia ter feito 4, se decidisse fazer todas pequenas.

Reaproveitar Caixas Papelão

2° passo: riscar as dimensões das novas caixas que você vai fazer, lembrando sempre quantos lados uma caixa precisa ter e quais as medidas mínimas aceitas pelos Correios ( se você for enviar desta forma).


IMPORTANTE: os Correios não postam caixas que tenham nenhum tipo de logo ou propaganda externa. Por isso, monte as caixas novas de forma que as escritas originais fiquem para dentro. Assim, você não vai precisar encapá-las com papel pardo depois. Já é outro custo e trabalho a menos. 😉

Reaproveitar Caixas Papelão

3° passo: após riscar e cortar as novas caixas, eu costumo vincar as arestas internas com o outro lado da tesoura (aquele que não corta) para ajudar o papelão a virar no lugar certo na hora de montar a caixa. Ajuda muito!

Caixas Papelão Loja Virtual enviar Correios

4° passo: após cortar o papelão nas medidas que você quer, é só montar as caixas seguindo o esqueminha acima com os lados e faces corretos. Eu prendo as abas internas e as laterais com o grampeador e passo a fita adesiva em volta de toda a caixa depois para dar ainda mais firmeza.

Caixas Papelão Loja Virtual enviar Correios

Na hora de enviar os produtos, eu capricho na embalagem interna que irá envolvê-los. Fecho a caixa, colo a etiqueta de postagem e, claro, reforço mais ainda a fita adesiva do lado de fora e pronto! Produtos enviados a um custo menor e gerando menos impacto no meio ambiente. 😃

Espero que minha dica tenha sido útil. 
Qualquer dúvida sobre como montar suas caixas reaproveitadas é só deixar um comentário que responderei o mais breve possível.

Postar um comentário

13 Comentários

  1. Uma outra ideia também para objetos pequenos é caixa de leite. Já vi uma empresa de acessórios para celular utilizar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa...Nunca utilizei, mas também é uma opção. Apesar de não ser tão firme quanto as caixas comuns. Obrigada pelo contribuição!

      Excluir
  2. Que massa! Eu estou pensando em começar a vender pela internet, porem o meu produto é bem grandinho e não tem caixas fáceis por ai. Porque eu pretendo vender mandalas e no caso elas tem em média de 70x70 a 90x90 cm e como são finas elas não precisam ser altas, so precisam ser bem largas, vou tentar fazer umas depois juntando umas caixas e depois recortando elas, grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Acrisio! Realmente, para acomodar mandalas é preciso caixas bem específicas. Fique atento que os Correios cobram uma taxa extra para certos tamanhos de embalagem. Não sei se será o seu caso, mas é bom dar uma conferida. Obrigada pela visita e boas vendas!

      Excluir
  3. Ótima ideia das caixas. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Fico feliz em saber que o post tenha sido útil para você.

      Excluir
  4. Nossa que ideia incrível!! Vou aplicar. Muito obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma ideia econômica e sustentável, né?!
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  5. Moça, eu tenho uma encomenda (presente) para enviar pelo Correios. Pensei em fazer o inverso: encapar com papel pardo uma caixa de supermercado (que será mais para proteger a caixa que vão as coisas) Será que aceitam? Tem alguma dica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eles aceitam. A maioria das pessoas faz isso na verdade.

      Excluir

Olá! Obrigada pela visita!
Deixe a sua dúvida ou opinião que eu responderei o mais breve possível. Selecione a opção NOTIFIQUE-ME para ser avisado assim que o seu comentário for respondido.