Balanço do ano de 2018 + Metas (Pessoal e Blog) para 2019

saquinho crochê dourado lembrancinha

Eu tinha pensado em não fazer um post no estilo reflexão de fim de ano, mas depois eu vi que, se não fizesse, sentiria falta, pois esses dias eu reli os 2 posts deste tipo que fiz nos anos anteriores e gostei de poder relembrar como eu estava pensando na época, quais foram as conquistas do blog a cada ano, se eu alcancei as metas que tinha traçado... Achei legal como um registro anual para mim mesma. Então, vou manter a tradição e fazer o 3° post de fim de ano (Já!) do blog. Veja os posts de Fim de Ano anteriores:

2018 foi um ano difícil de descrever. Aconteceu tanta coisa, tanta coisa mudou... Eu mudei, principalmente. Mas, entre perdas e ganhos, pode-se dizer com certeza que foi um ano positivo. Além das melhorias interiores que alcancei, falando dos objetivos práticos, consegui realizar algumas coisas que queria:

Conquistas Pessoais de 2018

  • Me tornei MEI (Micro Empreendedora Individual);
  • Tirei a minha Carteira Nacional de Artesã (sobre a qual farei um post aqui em breve);
  • As vendas da loja cresceram em relação a 2017;
  • Estou um pouco mais centrada e organizada de forma geral (mas, só um pouco, rs. Temos que melhorar isso).

Metas Pessoais para 2019

Para 2019, para variar, eu tenho uma lista imensa de metas que quero realizar. São tantas que até me perco, rs. Mas, vou listar aqui algumas das principais:
  • Ser mais focada para conseguir realizar e produzir muito mais coisas;
  • Ser mais generosa, olhar mais pro lado bom de tudo;
  • Dobrar os ganhos da loja;
  • Não comprar nem uma peça de roupa em 2019, #pelamordeDeus! Sério, eu não preciso de mais roupas. 
  • E, aliás, vou incluir aqui também a meta de consertar / transformar TODAS as peças que eu tenho paradas no meu quarto. Não posso arrastar isso para 2020. Em breve, farei um post específico sobre essa questão.

Conquistas do Blog em 2018

Agora vamos às conquistas do blog neste ano. Como aconteceu nos anos anteriores, eu não escrevi tanto quanto gostaria. Porém, criei mais alguns posts relevantes pro blog, que vêm ajudando bastante gente e, consequentemente, recebendo muitos acessos. Seguem 2 deles:

Os posts utilitários são os mais acessados do blog. E a meta é aumentar a quantidade deste tipo de texto por aqui em 2019. Não simplesmente porque geram muitas views, o que é importante sim, não vou negar. Mas principalmente porque a sensação de conseguir ajudar alguém com o que eu escrevo é muito boa. 

Este ano eu tive alguns leitores atenciosos que dedicaram alguns minutos de seu tempo escrevendo comentários lindos de agradecimento pelos conteúdos que os ajudaram a resolver algum problema ou tomar alguma decisão de compra. E este tipo de retorno é muito inspirador! É quando você percebe que o que você escreve pode tocar a vida de alguém de alguma forma.

E o número de pessoas que passam por aqui diariamente, mensalmente, só vem crescendo. Em 2018, o blog passou de 4.000 para 7.000 visitantes mensais. Para a maioria dos blogueiros, estes números devem parecer inexpressivos. Mas, para mim, significam muito. 

Considero um verdadeiro privilégio poder escrever somente sobre o que eu quero, da forma que eu quero, quando eu quero, sem seguir as receitinhas padronizadas do marketing digital que imperam atualmente e, ainda assim, fazer o blog crescer, mesmo com quase zero divulgação. As visitas vêm mesmo da busca orgânica no Google.

Outra meta alcançada em 2018 foram os primeiros 100 dólares no Adsense depois de 2 anos de trabalho. Eu ainda não saquei o dinheiro, resolvi deixar juntar 200 dólares, o que agora não está longe. Mas, em breve, farei um post contando como foi o processo até os famosos primeiros US$100, o valor mínimo de pagamento tão sonhado por blogueiros iniciantes.

Metas para o Blog em 2019

Para o próximo ano, eu tenho as seguintes metas pro blog:
  • Publicar 1 post novo toda semana, religiosamente! Eu venho me preparando para isso há alguns meses e, a partir de agora, acho que vai fluir;
  • Seguir melhorando a qualidade do conteúdo;
  • Passar a fazer 100 dólares por mês no Adsense;
  • Conseguir emplacar outros programas de afiliado (Quando eu estava engrenando com a Zanox, eles pararam de trabalhar com pessoa física do nada. Então, voltei do zero agora com a Hotmart e a ActionPay, mas ainda sem resultados)

Bom, uma ação que nem listei nas metas porque vou implementar já nos primeiros dias de 2019 é um novo Instagram pro blog. Quando criei o atual, eu o dividia entre o conteúdo da loja e o do blog, mas depois vi que era melhor não. Então, o deixei só pra loja e passei a postar as coisas do blog apenas na fanpage. Mas estou sentindo a necessidade de ter um insta só pro blog para divulgar melhor o conteúdo. Então, está já é a novidade n°1 de 2019!

No mais, só tenho a dizer que adorei escrever mais um balanço de fim de ano por aqui. 
Meu muito obrigada a você que me lê! 
E Feliz 2019 para todos nós!!

Você também vai gostar: Tirando as metas do papel ou O Superpoder de fazer um pouco todos os dias

Postar um comentário

2 Comentários

Olá! Obrigada pela visita!
Deixe a sua dúvida ou opinião que eu responderei o mais breve possível. Selecione a opção NOTIFIQUE-ME para ser avisado assim que o seu comentário for respondido.